...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / PF investiga esquema de fraudes em licitações na área de saúde

PF investiga esquema de fraudes em licitações na área de saúde

Repro­dução: © Divulgação/Policia Fed­er­al

Operação Fármaco cumpre mandados de busca e apreensão no Rio


Pub­li­ca­do em 24/08/2022 — 07:59 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

A Polí­cia Fed­er­al (PF) faz hoje (24) oper­ação con­tra orga­ni­za­ção crim­i­nosa sus­pei­ta de frau­dar lic­i­tações na área de saúde e lavar din­heiro. De acor­do com as inves­ti­gações, o esque­ma envolvia empre­sas e servi­dores públi­cos de municí­pios flu­mi­nens­es, em espe­cial da Baix­a­da.

A Oper­ação Fár­ma­co, desen­volvi­da em con­jun­to com a Con­tro­lado­ria-Ger­al da União (CGU), cumpre 14 man­da­dos de bus­ca e apreen­são em órgãos públi­cos, residên­cias e empre­sas local­izadas na Baix­a­da Flu­mi­nense e na Região dos Lagos.

De acor­do com a PF, a inves­ti­gação começou em 2020, depois da iden­ti­fi­cação de um empresário que usa­va empre­sas con­sti­tuí­das em nomes de “laran­jas” para faz­er con­tratos na área de saúde com gestores munic­i­pais.

Essas empre­sas frau­davam o caráter com­pet­i­ti­vo das lic­i­tações, pagavam van­ta­gens inde­v­i­das a servi­dores públi­cos e super­fat­u­ravam val­ores dos con­tratos. A PF iden­ti­fi­cou ain­da várias doações em din­heiro para can­didatos a car­gos públi­cos.

Os inves­ti­ga­dos poderão respon­der por lavagem de din­heiro, orga­ni­za­ção crim­i­nosa e frus­tração de caráter com­pet­i­ti­vo de lic­i­tação.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Morre Arlindo de Souza, conhecido como “Popeye Brasileiro”

Ele ficou conhecido por usar óleo mineral nos braços, prática perigosa Luciano Nasci­men­to — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d