...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Primeira fase do vestibular da Unicamp será neste domingo

Primeira fase do vestibular da Unicamp será neste domingo

Repro­dução: © Thomaz Marostegan/Unicamp

São 61.627 candidatos inscritos concorrendo a 2.540 vagas


Pub­li­ca­do em 06/11/2022 — 07:34 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Ouça a matéria:

A Uni­ver­si­dade Estad­ual de Camp­inas (Uni­camp) apli­ca, neste domin­go (6), a pro­va da primeira fase do vestibu­lar para ingres­so em 2023. São 61.627 can­didatos inscritos, que con­cor­rem a 2.540 vagas em 69 cur­sos de grad­u­ação. A pro­va terá iní­cio às 13h, no horário de Brasília. A ori­en­tação da comis­são orga­ni­zado­ra é que os can­didatos cheguem com pelo menos 1 hora de ante­cedên­cia.

Em São Paulo, a pro­va será apli­ca­da em 31 cidades, e cin­co cap­i­tais recebem o vestibu­lar da Uni­camp: Belo Hor­i­zonte, Brasília, Curiti­ba, For­t­aleza e Sal­vador.

Os par­tic­i­pantes devem levar o doc­u­men­to orig­i­nal de iden­ti­dade indi­ca­do no ato da inscrição, cane­tas de cor pre­ta em mate­r­i­al trans­par­ente, lápis pre­to e bor­racha. É per­mi­ti­do o uso de régua trans­par­ente e com­pas­so. Tam­bém está autor­iza­do que os can­didatos lev­em água, sucos ou doces. O uso de más­caras é fac­ul­ta­ti­vo.

Não é per­mi­ti­do usar apar­el­hos celu­lares ou out­ros equipa­men­tos eletrôni­cos, reló­gios pes­soais, reló­gios do tipo smart­watch, cor­re­ti­vo líqui­do, lapi­seira, cane­ta mar­ca tex­to, boné, chapéu, ou out­ros mate­ri­ais estran­hos à pro­va. Haverá reló­gio nas salas e avi­sos do tem­po de pro­va.

A pro­va terá duração de 5 horas para res­olução de 72 questões de múlti­pla escol­ha. Cada questão tem qua­tro alter­na­ti­vas e vale um pon­to. Serão 12 questões de Lín­gua Por­tugue­sa e Lit­er­at­uras de Lín­gua Por­tugue­sa, 12 questões de Matemáti­ca, oito questões de História, oito questões de Geografia (incluin­do Filosofia e Soci­olo­gia), oito questões de Físi­ca, oito questões de Quími­ca, oito questões de Biolo­gia e oito questões de Inglês.

O cur­so de Med­i­c­i­na é o mais con­cor­ri­do neste vestibu­lar, tan­to na con­cor­rên­cia ger­al, como na con­cor­rên­cia por cota. São 86 vagas para 25.273 inscritos, o que rep­re­sen­ta 293,87 can­didatos por vaga. Ape­sar de alta, a dis­pu­ta é menos acir­ra­da do que no ano pas­sa­do, quan­do a taxa chegou a 324,7 por vaga. Para as 17 vagas por cota, são 3.062 inscritos, ou seja, 180,12 can­didatos por vaga.

O segun­do cur­so mais procu­ra­do é o de Arquite­tu­ra e Urban­is­mo (83 por vaga), segui­do pelo cur­so de Ciên­cia da Com­putação (75,85 por vaga). Ape­nas um cur­so não teve inscritos, o de Músi­ca Eru­di­ta: Trom­bone.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d