...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Saiba quem são as pessoas que entregaram a faixa presidencial a Lula

Saiba quem são as pessoas que entregaram a faixa presidencial a Lula

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Líder indígena e pessoa com deficiência protagonizam cerimônia


Pub­li­ca­do em 01/01/2023 — 18:46 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Um dos momen­tos mais aguarda­dos na cer­imô­nia de posse neste domin­go (1º), o da entre­ga da faixa pres­en­cial, emo­cio­nou o públi­co pre­sente na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Com a viagem do pres­i­dente Jair Bol­sonaro ao exte­ri­or pouco antes do fim do manda­to, havia mui­ta expec­ta­ti­va e espec­u­lações sobre quem pas­saria a faixa a Lula no rit­u­al tradi­cional­mente real­iza­do no alto da ram­pa do Palá­cio do Planal­to. 

A equipe orga­ni­zado­ra da posse, lid­er­a­da pela primeira-dama Jan­ja da Sil­va, optou por um ato car­rega­do de sim­bolis­mo. Um grupo oito de pes­soas rep­re­sen­ta­ti­vas da sociedade brasileira subiu a ram­pa ao lado do pres­i­dente Lula e do vice-pres­i­dente Ger­al­do Alck­min. No alto da ram­pa, a faixa pres­i­den­cial pas­sou de mão em mão até ser entregue a Lula por uma mul­her negra cata­do­ra de mate­ri­ais reci­cláveis. No grupo, havia ain­da uma cri­ança negra, uma pes­soa com defi­ciên­cia, o cacique Raoni, líder indí­ge­na recon­heci­do inter­na­cional­mente, e pes­soas que par­tic­i­param da vigília per­ma­nente durante os 580 dias que Lula per­maneceu pre­so em Curiti­ba, entre 2018 e 2019.

Os brasileiros que subi­ram a ram­pa do Planal­to e colo­caram a faixa em Lula, 39º pres­i­dente da Repúbli­ca do Brasil, são:

Fran­cis­co Car­los do Nasci­men­to, uma cri­ança negra de 10 anos, morado­ra de Ita­que­ra, per­ife­ria de São Paulo. É cor­in­tiano roxo, faz natação e, em 2022, ficou em primeiro lugar no campe­ona­to da Fed­er­ação Aquáti­ca Paulista (1ª Região). Em 2019, par­ticipou em Curiti­ba da vigília pela liber­dade do então ex-pres­i­dente Lula, com o qual se encon­trou, em out­ra ocasião, em São Paulo. Fran­cis­co é fil­ho de uma assis­tente social e um advo­ga­do que atu­am em causas soci­ais. Depois de assi­s­tir ao filme que con­ta a vida do pres­i­dente Lula e com a atenção e car­in­ho que rece­beu do pres­i­dente no Natal dos cata­dores, Fran­cis­co diz que tam­bém pode ser pres­i­dente.

Aline Sousa, de 33 anos, cata­do­ra de reci­cláveis des­de os 14 anos, ter­ceira ger­ação de cata­dores na família. A mãe e a avó mater­na de Aline são cata­do­ras da mes­ma coop­er­a­ti­va. Mãe de sete fil­hos, Aline atu­ou na direção da Rede Cen­te­coop-DF. ingres­sou no Movi­men­to Nacional de Cata­do­ras como artic­u­lado­ra nacional em 2013, rep­re­sen­tan­do os cata­dores do Dis­tri­to Fed­er­al. Atual­mente é respon­sáv­el pela Sec­re­taria Nacional da Mul­her e Juven­tude da Uni­cata­dores. Coube a Aline rece­ber a faixa das out­ras pes­soas e vesti-la em Lula.

Aos 90 anos, o cacique Raoni Metuk­tire ded­i­ca sua vida à defe­sa da Amazô­nia e dos povos da flo­res­ta e tem grande recon­hec­i­men­to inter­na­cional. Da aldeia Kraimo­pry-yaka, onde nasceu, o cacique rodou o mun­do pedin­do paz.

Wes­l­ley Vies­ba Rodrigues Rocha, de 36 anos, é met­alúr­gi­co do ABC Paulista des­de os 18 anos. Atual­mente tra­bal­ha na Del­ga, no municí­pio paulista de Diade­ma, onde nasceu. Wess­ley é casa­do e tem dois fil­hos. For­mou-se em edu­cação físi­ca com o auxílio do Pro­gra­ma de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies).

Muri­lo de Quadros Jesus, de 28 anos, é pro­fes­sor, for­ma­do em letras por­tuguês e inglês e mora em Curiti­ba. Foi pro­fes­sor de por­tuguês como lín­gua adi­cional na Uni­ver­si­dad de La Sabana, em Bogotá, cap­i­tal da Colôm­bia, entre 2016 e 2017 e foi bol­sista Ful­bright como pro­fes­sor de por­tuguês na Blue­field Col­lege (West Vir­ginia, Esta­dos Unidos) entre 2021 e 2022.

A coz­in­heira Juci­mara Faus­to dos San­tos, paranaense nasci­da em Paloti­na, dedi­cou sua vida à coz­in­ha e con­tribuiu vol­un­tari­a­mente na Vigília Lula Livre, durante o perío­do em que Lula esteve pre­so em Curiti­ba.

influ­encer Ivan Baron é um jovem potiguar que tem par­al­isia cere­bral. É refer­ên­cia na luta ant­i­ca­paci­tista e con­sid­er­a­do um dos embaix­adores da inclusão. Com forte pre­sença nas redes soci­ais, Baron pub­li­ca con­teú­dos educa­tivos sobre dire­itos, curiosi­dades e temas de inter­esse de pes­soas com defi­ciên­cia e para o públi­co em ger­al se infor­mar mel­hor e tra­bal­har con­tra o pre­con­ceito.

Flávio Pereira, de 50 anos, é nat­ur­al de Pin­halão, no Paraná. Tra­bal­ha como artesão e esteve na vigília Lula Livre nos 580 dias da prisão de Lula em Curiti­ba, aju­dan­do em ativi­dades do cotid­i­ano.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d