...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Ministério da Saúde recebe 1,8 milhão de doses da CoronaVac

Ministério da Saúde recebe 1,8 milhão de doses da CoronaVac

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Imunizante do Butantan destina-se a crianças de 3 a 5 anos


Pub­li­ca­do em 03/02/2023 — 13:12 Por Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Mais 1,8 mil­hão de dos­es da Coro­n­aVac foram entregues hoje (3) ao Min­istério da Saúde pelo Insti­tu­to Butan­tan. O imu­nizante inte­gra o Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ções (PNI) para a vaci­nação do públi­co pediátri­co no país con­tra a covid-19. A pro­dução é fei­ta a par­tir do Insumo Far­ma­cêu­ti­co Ati­vo (IFA) impor­ta­do da far­ma­cêu­ti­ca Sino­vac, na Chi­na.

Segun­do o insti­tu­to, essas dos­es fazem parte do quar­to con­tra­to de com­pra de 10 mil­hões de dos­es, feito no iní­cio de 2022. A esti­ma­ti­va é que, para a imu­niza­ção com as duas dos­es pre­vis­tas no esque­ma vaci­nal primário de Coro­n­aVac para cri­anças da faixa etária de 3 a 5 anos, são necessárias cer­ca de 12 mil­hões de vaci­nas con­tra a doença.

No primeiro con­tra­to do Min­istério da Saúde com o Butan­tan, em setem­bro do ano pas­sa­do, foram entregues 1 mil­hão de dos­es para o públi­co infan­til, após a aprovação do uso da Coro­n­aVac pela Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa).

O segun­do acor­do ocor­reu em novem­bro, com a entre­ga de mais 1 mil­hão de dos­es. Nesse momen­to, foi reg­istra­da a sus­pen­são de vaci­nação pediátri­ca em alguns esta­dos por fal­ta de imu­nizante.

No ter­ceiro con­tra­to, foram envi­adas 750 mil dos­es no iní­cio de janeiro de 2023, já sob nova gestão no Min­istério da Saúde.

Em janeiro de 2022, a Coro­n­aVac foi aprova­da pela Anvisa para a pop­u­lação menor de 18 anos, de 6 a 17 anos; e, em jul­ho, o imu­nizante foi lib­er­a­do para cri­anças com idade entre 3 e 5 anos.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d