...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Acidentes com escorpião crescem 22% em São Paulo

Acidentes com escorpião crescem 22% em São Paulo

Repro­dução: © Arquivo/Agência Brasil

Risco é maior no verão, alerta Centro de Vigilância Epidemiológica


Pub­li­ca­do em 07/02/2023 — 11:06 Por Pablo Ribeiro, da Agên­cia Brasil* — São Paulo

ouvir:

Os casos de aci­dentes com escor­pião aumen­taram 22% em 2022 na com­para­ção com o ano ante­ri­or, mostra lev­an­ta­men­to do gov­er­no paulista. O Cen­tro de Vig­ilân­cia Epi­demi­ológ­i­ca (CVE) aler­ta que o risco de aparec­i­men­to desse ani­mal peçon­hen­to aumen­ta no verão. Em 2021, foram 34,5 mil casos reg­istra­dos. Em 2022, o número pas­sou para 41,1 mil. Com­para­do a 2020, o aumen­to foi menor, de 10%, com 38,1 mil casos.

Em nota, a dire­to­ra da Divisão de Zoonoses do CVE, Rober­ta Spíno­la, diz que as pic­a­das de escor­pião podem ser letais, prin­ci­pal­mente em cri­anças de até 10 anos, e ori­en­ta que, em caso de aci­dente, a víti­ma deve procu­rar uma unidade de saúde o quan­to antes para rece­ber o trata­men­to necessário.

O esta­do de São Paulo tem cen­tros de refer­ên­cia para atendi­men­to em casos de aci­dentes com ani­mais peçon­hen­tos, sendo 211 unidades espal­hadas por várias regiões.

Os escor­piões se mul­ti­pli­cam em locais quentes e úmi­dos. Sendo assim, as ori­en­tações para evi­tar o surg­i­men­to deles é man­ter os ambi­entes da casa mais orga­ni­za­dos e limpos, evi­tan­do o acú­mu­lo de lixos, entul­hos e o surg­i­men­to de baratas e moscas, que podem servir de ali­men­to para os escor­piões.

Ess­es ani­mais tam­bém podem entrar por ralos, então o recomen­da­do é usar telas ness­es locais. Escor­piões e ara­nhas podem se escon­der em roupas e sap­atos e, por isso, out­ra ori­en­tação é sacud­ir ess­es obje­tos antes de usá-los. Em situ­ações em que é pre­ciso colo­car a mão ou pis­ar em bura­cos, entul­hos e pedras, é necessário usar calça­dos e luvas de couro.

*Estag­iário sob super­visão de Cami­la Maciel

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d