...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Prefeito do Rio pede que população evite circular sob chuvas fortes

Prefeito do Rio pede que população evite circular sob chuvas fortes

Repro­dução: © Repro­dução Twitter/Centro de Oper­ações Rio

Mau tempo causa duas mortes no estado do Rio


Pub­li­ca­do em 08/02/2023 — 11:40 Por Vitor Abdala — Colaborou Fran­cis­co Fer­reira – estag­iário sob super­visão de Ake­mi Nita­hara — Rio de Janeiro

ouvir:

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduar­do Paes, pediu hoje (8) que as pes­soas evitem cir­cu­lar pela cidade quan­do estiv­er choven­do muito. É que a cidade foi atingi­da  ontem (7) por chu­vas fortes, o que provo­cou mortes, alaga­men­tos, que­da de árvores e desaba­men­tos de imóveis. A pre­visão para hoje é de mais tem­pes­tades.

Duas pes­soas mor­reram no tem­po­ral das últi­mas horas no esta­do do Rio: um homem atingi­do por um raio na Região dos Lagos e uma cri­ança de dois anos víti­ma de desaba­men­to na zona norte da cap­i­tal.

Na cidade do Rio, sirenes soaram em 113 comu­nidades para aler­tar sobre riscos de desliza­men­to de ter­ra. Várias ruas ficaram ala­gadas e avenidas impor­tantes  foram inter­di­tadas na noite de ontem.

Transtornos

“Nós deve­mos ter mais chu­vas hoje. A cidade voltou a um cer­to está­gio de nor­mal­i­dade, mas é óbvio que a chu­va de ontem trouxe muito lixo, provo­cou bol­sões d’água, alaga­men­tos e entupi­men­to de gale­rias, então com a chu­va de hoje a gente pode voltar a ter prob­le­mas. Evitem deslo­ca­men­tos durante chu­vas fortes, fiquem aten­tos às infor­mações da impren­sa e do Cen­tro de Oper­ações”, disse Eduar­do Paes, em um vídeo pub­li­ca­do nas redes soci­ais.

A chu­va forte inva­diu pré­dios como o cam­pus prin­ci­pal da Uni­ver­si­dade do Esta­do do Rio de Janeiro (Uerj), na zona norte, e o edifí­cio da Petro­bras na rua do Sena­do, no cen­tro da cidade.

Na Rua dos Inváli­dos, um casarão tomba­do pelo municí­pio foi atingi­do por desaba­men­to par­cial do imóv­el viz­in­ho. Ele inte­gra o con­jun­to do anti­go cor­tiço Cho­ra Vina­gre, tomba­do pelo Insti­tu­to Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

“Existe risco imi­nente de que­da do imóv­el, a Defe­sa Civ­il do municí­pio está vis­to­rian­do e ire­mos pro­ced­er com pedi­do de urgên­cia para demolição par­cial da estru­tu­ra a fim de res­guardar a segu­rança de pes­soas que moram e tran­si­tam no local, e, a par­tir daí, os pro­pri­etários do imóveis serão noti­fi­ca­dos e respon­s­abi­liza­dos para que respon­dam aos órgãos públi­cos de for­ma ade­qua­da,” afir­mou Alber­to Szafran, sub­prefeito do cen­tro do Rio de Janeiro.

As chu­vas tam­bém prej­u­dicaram o abastec­i­men­to de água em 13 bair­ros na zona oeste da cidade. A con­ces­sionária Rio+Saneamento infor­mou que o fornec­i­men­to foi reduzi­do dev­i­do a alter­ações na qual­i­dade da água cap­ta­da na estação de trata­men­to de Guan­du.

O Colé­gio Pedro II, unidade fed­er­al, decid­iu sus­pender as aulas hoje diante da pre­visão de novas chu­vas e tam­bém porque alguns fun­cionários e alunos ficaram pre­sos em unidades esco­lares durante toda a noite.

*Matéria alter­a­da às 11h59 para acrésci­mo de infor­mações.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d