...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Rio: em ações contra crime organizado, polícia retira 9 fuzis das ruas

Rio: em ações contra crime organizado, polícia retira 9 fuzis das ruas

Repro­dução: © Per­fil ofi­cial da Polí­cia Mil­i­tar do Esta­do do Rio de Janeiro

Vinte e seis homens foram presos nessa terça-feira


Pub­li­ca­do em 05/04/2023 — 07:50 Por Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Em ações real­izadas nes­sa terça-feira (4), equipes da Polí­cia Mil­i­tar reti­raram das ruas do Rio de Janeiro nove fuzis de guer­ra uti­liza­dos por gru­pos crim­i­nosos em diver­sos pon­tos da cidade. Ao todo, 26 home­ns foram pre­sos durante as oper­ações, além de apreen­di­das uma esp­in­gar­da cal­i­bre 12, uma sub­me­tral­hado­ra, oito pis­to­las e duas granadas.

Uma onda de vio­lên­cia toma con­ta do Rio de Janeiro ao lon­go dos meses, com gru­pos de crim­i­nosos lutan­do pelo domínio de comu­nidades. Exem­p­los dis­so são os atos que vêm ocor­ren­do no mor­ro do Fubá, entre Camp­in­ho e Cas­cadu­ra, na zona norte, e a tro­ca de tiros entre mili­cianos e traf­i­cantes pelo con­t­role dos mor­ros da Praça Seca, tam­bém na zona norte.

Dois fuzis foram apreen­di­dos por equipes do 9º batal­hão da PM (Rocha Miran­da) na Comu­nidade do Fubá, em Camp­in­ho; dois foram apreen­di­dos pelo 41º BPM (Ira­já) na Comu­nidade da Pedreira, em Cos­ta Bar­ros; out­ro na Comu­nidade do JJ, em Tomás Coel­ho, por poli­ci­ais do 3º BPM (Méi­er); na Comu­nidade da Lagoin­ha, em Cam­pos Elíseos, pelas equipes do 15º BPM (Duque de Cax­i­as); e mais três na Comu­nidade da Vila Aliança, em Ban­gu, numa ação con­jun­ta entre o 14º BPM (Ban­gu) e del­e­ga­cias espe­cial­izadas da Polí­cia Civ­il. Essa últi­ma ação resul­tou na prisão do chefe do crime orga­ni­za­do local, Rafael Alves, con­heci­do como Peixe, e mais dois com­parsas.

O traf­i­cante é apon­ta­do como uma das lid­er­anças do Ter­ceiro Coman­do Puro (TCP). Em fevereiro deste ano, poli­ci­ais civis que par­tic­i­pavam da Oper­ação Torni­quete realizaram ação na mes­ma comu­nidade. Na ocasião, 16 pes­soas foram pre­sas e 37 veícu­los recu­per­a­dos. As inves­ti­gações tam­bém indicam que o grupo de Peixe estaria se unin­do à milí­cia para expandir ter­ritórios na zona oeste da cidade.

Em nota, a cor­po­ração infor­mou que “o sal­do pos­i­ti­vo é reflexo do con­jun­to de estraté­gias e ações con­duzi­das pelo coman­do da Polí­cia Mil­i­tar. O obje­ti­vo é reprim­ir a atu­ação do crime orga­ni­za­do e inter­cep­tar mar­gin­ais que per­sis­tam nes­sa atu­ação, seja em comu­nidades ou no perímetro urbano como um todo”.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d