...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: os 135 anos da sanção da Lei Áurea e o fim da escravidão

Hoje é Dia: os 135 anos da sanção da Lei Áurea e o fim da escravidão

Repro­dução: © Bib­liote­ca Nacional

Pub­li­ca­do em 07/05/2023 — 07:19 Por Nathália Mendes — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O 13 de maio entrou para a história do Brasil como o dia em que a Lei Áurea — um dis­pos­i­ti­vo legal com ape­nas dois arti­gos, assi­na­do pela regente do país na época, a prince­sa Isabel. O ano era 1888 — ou seja, há exatos 135 anos; no papel, foi dec­re­ta­do: “É declar­a­da extin­ta, des­de a data des­ta lei, a escravidão no Brasil”. No ano pas­sa­do, o Repórter Brasil dis­cu­tiu o sim­bolis­mo e as críti­cas sobre o doc­u­men­to, cujo orig­i­nal está guarda­do nos arquiv­os do Sena­do Fed­er­al:

Nes­ta data, mas no ano pas­sa­do, o Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil, relem­brou a luta pela abolição, a história de pre­tos e pre­tas escrav­iza­dos que batal­haram pela liber­dade — como Lucas da Feira e os home­ns e mul­heres de quilom­bos — e nar­ra o iní­cio do movi­men­to negro:

A escravidão é tema de uma série de episó­dios do pro­gra­ma Na Tril­ha da História, da Rádio Nacional. Este episó­dio, com um dos maiores estu­diosos da escravidão no país, o his­to­ri­ador João José Reis, detal­ha como fun­ciona­va o trá­fi­co de pes­soas escrav­izadas, a roti­na de tra­bal­ho força­do nas fazen­das e nos cen­tros urbanos, e como sur­gi­ram os con­tex­tos políti­co e social que cul­mi­naram no fim da escravidão:

Já neste, o assun­to é o que acon­te­ceu com as pes­soas lib­er­tas pela Lei Áurea: a exclusão e a mar­gin­al­iza­ção que enfrentaram, as difi­cul­dades para ter aces­so ao tra­bal­ho e à edu­cação e vio­lên­cias que sofr­eram e deixaram mar­cas pro­fun­das na sociedade, como o racis­mo. Ouça:

Por fim, o Na Tril­ha da História con­ver­sou, em duas opor­tu­nidades, com o jor­nal­ista e escritor Lau­renti­no Gomes, que se debruçou sobre a história da escrav­iza­ção no Brasil para com­pi­lar a trilo­gia Escravidão, que abor­da des­de o primeiro leilão de cativos em Por­tu­gal até a abolição de 1888. Acom­pan­he as entre­vis­tas nos play­ers abaixo:

Primeiro episó­dio:

Segun­do episó­dio:

Mestres do piano e do samba

Abrindo a sem­ana, neste domin­go (7), com­ple­tam-se 190 anos do nasci­men­to do alemão Johannes Brahms. Por con­ta dis­so, a Rádio MEC trans­mite hoje uma mara­tona com as obras do com­pos­i­tor român­ti­co. Começan­do com o Con­cer­to de Domin­go, de 8h ao meio-dia, que será todo ded­i­ca­do às obras de Brahms; em segui­da, no Clás­si­cos dos Ouvintes, as músi­cas do alemão mais pedi­das pelos ouvintes. Por fim, o Cader­no de Músi­ca entra no ar às 14h30 para levar a vida e a obra de Brahms, cujo repertório con­ta com qua­tro sin­fo­nias, além de con­cer­tos, obras de câmara e músi­cas para piano e coral (ouça a Rádio MEC FM ao vivo).

Brahms foi um dos músi­cos estu­da­dos pelos per­son­agens Arix e Zylian, na tem­po­ra­da do infan­til Blim-blem-blom, da Rádio MEC FM, que apre­sen­tou a dupla de aliení­ge­nas que ten­ta enten­der a músi­ca do plan­e­ta Ter­ra. Os dois mer­gul­ham no pen­sa­men­to e nas influên­cias do pianista e com­pos­i­tor. Ouça o episó­dio:

Quem tam­bém é lem­bra­do nes­ta sem­ana é José Bis­po Clementi­no dos San­tos — mais con­heci­do como Jamelão. Ele nasceu em 12 de maio de 1913 — por­tan­to, há 110 anos. Um dos maiores intér­pretes de sam­ba de todos os tem­pos, Jamelão virou a voz da Mangueira, esco­la em que esteve à frente por 57 anos, mas se con­sagrou can­tan­do as músi­cas de Lupicínio Rodrigues. O Sam­ba da Gam­boa, da TV Brasil„ em 2013, chamou Nel­son Sar­gen­to e Jamelão Neto para can­tar a vida e a obra do mestre — de “voz de velu­do e coração verde e rosa”:

Out­ro ícone da músi­ca brasileira tam­bém faria aniver­sário nes­ta sem­ana: é Waldick Sori­ano, que com­ple­taria 90 anos no dia 13 de maio.  Sori­ano com­pôs e gravou mais de 500 músi­cas — a maio­r­ia, ver­san­do sobre amores impos­síveis e dor de cotovelo — em 40 anos de car­reira. O De Lá Pra Cá, da TV Brasil, em 2013, con­ta como Sori­ano super­ou estig­mas como o de ser cafona, bre­ga e alien­ado para virar refer­ên­cia na músi­ca român­ti­ca do país:

Confira a lista semanal* do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

7 a 13 de maio de 2023
7

Nasci­men­to do com­pos­i­tor, jor­nal­ista, cro­nista e poeta flu­mi­nense Orestes Bar­bosa (130 anos)

Nasci­men­to do com­pos­i­tor alemão Johannes Brahms (190 anos)

Lança­men­to do novo com­puta­dor iMac, pela Apple (25 anos)

8

Morte da atriz, can­to­ra, com­pos­i­to­ra e vedete paulista Elvi­ra Olivieri Coz­zoli­no, a Elvi­ra Pagã (20 anos) — grande estrela do teatro de revista e con­sid­er­a­da uma das mais ousadas mul­heres brasileiras de seu tem­po. Foi a primeira a usar biquíni em Copaca­bana e, nos anos 1950, posou nua para uma foto, que dis­tribuiu como cartão natal­i­no

Lança­men­to do filme 007 con­tra o Satâni­co dr. No, estre­la­do por Sean Con­nery (60 anos)

Dia Mundi­al da Cruz Ver­mel­ha

9

Morte do advo­ga­do, jor­nal­ista, radi­al­ista, escritor, pro­fes­sor e políti­co flu­mi­nense Artur da Távola (15 anos) — foi pro­du­tor da Rádio MEC

10

Nasci­men­to do com­pos­i­tor aus­tría­co Max Stein­er (135 anos) — autor de tril­has sono­ras de vários filmes do cin­e­ma, ente eles E o ven­to lev­ou e Casablan­ca

Nasci­men­to do físi­co francês Augustin-Jean Fres­nel (235 anos) — con­sid­er­a­do o fun­dador da ópti­ca mod­er­na

Dia Mundi­al do Lúpus — comem­o­ração que con­ta com o recon­hec­i­men­to da Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde para con­sci­en­ti­zar sobre alguns dos sin­tomas do lúpus eritem­atoso sistêmi­co, uma doença autoimune crôni­ca, de causa descon­heci­da, e de difí­cil diag­nós­ti­co, que acomete mais de cin­co mil­hões de pes­soas em todo o mun­do

11

Morte da can­to­ra paulista Sônia Car­val­ho (30 anos) — em 1936, foi con­trata­da pela Rádio Nacional, tor­nan­do-se uma das can­toras mais bem pagas da emis­so­ra

12

Nasci­men­to do can­tor e com­pos­i­tor car­i­o­ca José Bis­po Clementi­no dos San­tos, o Jamelão (110 anos)

Nasci­men­to do pianista e com­pos­i­tor norte-amer­i­cano Burt Bacharach (95 anos)

Primeira comem­o­ração do Dia das Mães no Brasil (105 anos)

13

Morte do músi­co de jazz norte-amer­i­cano Chet Bak­er (35 anos)

Nasci­men­to do can­tor e com­pos­i­tor baiano Waldick Sori­ano (90 anos)

Sanção da Lei Áurea, diplo­ma legal que extin­guiu ofi­cial­mente a escravidão no Brasil (135 anos)

Dia da Abolição da Escra­vatu­ra no Brasil

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos à cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected].

Edição: Beat­riz Arcoverde

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d