...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Entretenimento / CCBB promove neste fim de semana 1º Arraiá no centro do Rio

CCBB promove neste fim de semana 1º Arraiá no centro do Rio

Repro­dução: © Andy Manhães/ Divul­gação

Entrada é gratuita e programação tem atrações para todas as idades


Pub­li­ca­do em 09/06/2023 — 07:55 Por Alana Gan­dra – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Com entra­da gra­tui­ta, o Cen­tro Cul­tur­al Ban­co do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ) pro­move neste fim de sem­ana seu primeiro arra­ial juni­no. O Arraiá do CCBB será no foy­er e na rotun­da da insti­tu­ição, situ­a­do na Rua Primeiro de Março, 66, região cen­tral da cidade. A pro­dução é do Fes­ti­val CasaBlo­co.

“Aque­la rotun­da vai virar um grande salão de baile, um arras­ta-pé mes­mo. Vai ser bem ani­ma­do”, disse à Agên­cia Brasil a curado­ra do even­to, Rita Fer­nan­des. Haverá ativi­dades para todas as idades, que se esten­derão das 10h às 18h30, nos dois dias. Não é necessário reti­rar ingres­so.

A pro­gra­mação foi ide­al­iza­da para rep­re­sen­tar todos os ele­men­tos das fes­tas jun­i­nas. Por isso, não vão fal­tar des­de bar­raquin­has de comi­das típi­cas a quadrilhas, músi­cas e trios de for­ró pé-de-ser­ra. Rita decid­iu incluir ain­da o carim­bó, que rep­re­sen­ta o Norte do país, e fez out­ra leitu­ra das fes­tas de São João, alian­do-as ao for­ró nordes­ti­no.

A cenografia é uma atração à parte, inspi­ra­da na obra do artesão cearense Esped­i­to Seleiro, uma refer­ên­cia inter­na­cional na arte em couro, e tam­bém na lit­er­atu­ra de cordel. Após entrarem pela por­ta prin­ci­pal do CCBB RJ, os vis­i­tantes pas­sarão por um corre­dor de sabores, for­ma­do por bar­raquin­has com comi­das como pamon­ha, maçãs do amor, can­ji­ca, arroz doce, cal­dos e out­ros pratos típi­cos das regiões Nordeste e Norte.

Na bar­ra­ca de arte­sana­to, os destaques são os chapéus e estandartes. À dis­posição dos vis­i­tantes haverá ain­da um painel para tirar fotos, “para lig­ar um pouco toda essa tradição do São João nordes­ti­no”.

Valorização

Segun­do Rita Fer­nan­des, a ideia é val­orizar muito a cul­tura tradi­cional pop­u­lar do Brasil. “Dar vis­i­bil­i­dade e val­orizar todas as lin­gua­gens que dialogam no São João”, reforçou. No Arraiá do CCBB, só não serão gra­tu­itas os pro­du­tos expos­tos nas bar­ra­cas, porque são fonte de ren­da para as pes­soas. “São famílias de artis­tas que tra­bal­ham com arte­sana­to em feiras. A gente ofer­ece àquele artesão ou pequeno empreende­dor a opor­tu­nidade de com­er­cializar seu pro­du­to.”

Entre as atrações artís­ti­cas, desta­cam-se o For­ró da Tay­lor, Sil­van Galvão & Carim­blo­co, Cas­siano Bei­ja-Flor, Carafor­ró e as quadrilhas Gon­za­gão do Pavil­hão e Ger­ação de Ouro.

 

07/06/2023 - 1º Arraiá do CCBB RJ - Forró da Taylor. Foto: Victor Miraglia/ Divulgação
Repro­dução: For­ró da Tay­lor, que prom­ete ani­mar o sába­do e o domin­go no 1º Arraiá do CCBB Rio — Vic­tor Miraglia/Divulgação

A ger­ente-ger­al do CCBB RJ, Sueli Voltarel­li, disse que as fes­tas jun­i­nas mar­cam não ape­nas o cal­endário cul­tur­al do Rio de Janeiro, mas tam­bém o de várias out­ras cidades brasileiras. Por isso, é impor­tante garan­tir a vis­i­bil­i­dade das expressões cul­tur­ais pop­u­lares das mais diver­sas ori­gens, afir­mou Sueli. “E o CCBB está sem­pre de por­tas aber­tas para rece­ber todos os públi­cos, movi­men­tan­do a região cen­tral da cidade e ofer­e­cen­do uma pro­gra­mação com­ple­ta para o car­i­o­ca aproveitar essa época do ano tão ani­ma­da.”

A curado­ra Rita Fer­nan­des salien­tou ain­da a pre­ocu­pação dos orga­ni­zadores do even­to com a sus­tentabil­i­dade. Por isso, todos os pro­du­tos usa­dos serão biode­gradáveis. “Esta­mos com uma cam­pan­ha para que cada vis­i­tante tra­ga de casa seu copo descartáv­el”.

O DJ Cyro, vet­er­a­no da cena musi­cal brasileira, com mais de 25 anos de car­reira, fez pesquisa sobre vários rit­mos de fes­tas jun­i­nas para apre­sen­tar aos vis­i­tantes. Vai ter for­ró, xax­a­do e carim­bó. “O mais legal é que é um even­to para a família toda. Pode pas­sar o dia, pode vis­i­tar o CCBB.”

Rita lem­brou que o CCBB Educa­ti­vo está fazen­do um lab­o­ratório de gravu­ra para cri­anças, basea­do em cordel, que o públi­co mir­im não pode perder e que fun­cionará das 11h às 17h. As ima­gens cri­adas poderão ser lev­adas para casa.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d