...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Bolsonaro diz esperar julgamento justo e sem revanchismo do TSE

Bolsonaro diz esperar julgamento justo e sem revanchismo do TSE

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Ex-presidente espera por pedido de vista de algum ministro


Pub­li­ca­do em 29/06/2023 — 13:26 Por Vitor Abdala – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O ex-pres­i­dente da Repúbli­ca Jair Bol­sonaro disse, nes­ta quin­ta-feira (29), que espera um jul­ga­men­to jus­to e sem revan­chis­mo do Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE). Ele falou com a impren­sa no Aero­por­to San­tos Dumont, no cen­tro do Rio de Janeiro, logo depois de desem­bar­car de um voo vin­do de Brasília.

“Eu acred­i­to, até o últi­mo segun­do, na isenção e no jul­ga­men­to jus­to, sem revan­chis­mo, por parte do TSE”, disse o ex-pres­i­dente no saguão do aero­por­to, que man­i­festou esper­ança de que haja pedi­do de vista por algum min­istro.

Bol­sonaro disse que, enquan­to for vivo, quer “colab­o­rar com o país”. Segun­do o ex-pres­i­dente, caso se torne inelegív­el, ele poderá ser um bom cabo eleitoral para “vários bons nomes” de poten­ci­ais can­didatos.

“Eu não sou um ex-pres­i­dente nor­mal. Eu sou um ex-pres­i­dente que o povo já está com saudades. E temos poten­cial para gan­har as eleições de 2026”, afir­mou. “Aqui no Brasil, parece que querem tirar uma lid­er­ança políti­ca que, segun­do a opinião públi­ca, uma grande parte [da opinião públi­ca], fez a coisa cer­ta, ape­sar dos prob­le­mas”, afir­mou.

Atos golpistas

O ex-pres­i­dente falou ain­da sobre os atos golpis­tas de 8 de janeiro. Para Bol­sonaro, os protestos pare­cem ter sido facil­i­ta­dos “para alguém tirar proveito. E esse alguém não foi Jair Bol­sonaro, muito menos a dire­i­ta”.

Segun­do ele, as invasões e depredações em pré­dios públi­cos não foram cometi­dos pelas pes­soas que estavam acam­padas em frentes aos quar­téis, mas por pes­soas que chegaram a Brasília, em ônibus, naque­le fim de sem­ana.

O ex-pres­i­dente disse ain­da que tan­to os acam­pa­men­tos quan­to os atos golpis­tas de 8 de janeiro não tiver­am uma “figu­ra cen­tral” por trás deles. “Tudo era espon­tâ­neo da parte deles.”

Sobre sua relação com o min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) Alexan­dre de Moraes, Bol­sonaro disse que lamen­ta as divergên­cias com ele e com out­ras autori­dades durante sua presidên­cia.

“A gente lamen­ta. Eu não levo nada para o lado pes­soal. Ape­sar de ter mui­ta dis­cordân­cia no tocante a ele, em espe­cial com as prisões em Brasília [de sus­peitos de envolvi­men­to com os atos de 8 de janeiro], chefes de família, vovós, vovôs, pais, mães pre­sos até o dia de hoje”, afir­mou o ex-pres­i­dente.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d