...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / Alexandre de Moraes é hostilizado na Itália e políticos reagem

Alexandre de Moraes é hostilizado na Itália e políticos reagem

Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Ministros de estado e parlamentares condenaram agressão


Pub­li­ca­do em 15/07/2023 — 20:12 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O min­istro da Justiça e Segu­rança Públi­ca, Flávio Dino, e o pres­i­dente do Con­gres­so Nacional, Rodri­go Pacheco, usaram as redes soci­ais neste sába­do (15) para con­denar a agressão sofri­da pelo min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al Alexan­dre de Moraes em um aero­por­to, em Roma. Segun­do infor­mações divul­gadas por veícu­los de impren­sa, o mag­istra­do foi hos­tiliza­do na cap­i­tal ital­iana e seu fil­ho chegou a ser agre­di­do com um soco no ros­to.

“Até quan­do essa gente extrem­ista vai agredir agentes públi­cos, em locais públi­cos, mes­mo quan­do acom­pan­hados de suas famílias? Com­por­ta­men­to crim­i­noso de quem acha que pode faz­er qual­quer coisa por ter din­heiro no bol­so. Querem ser ‘elite’ mas não tem a edu­cação mais ele­men­tar”, criti­cou Dino em sua con­ta no Twit­ter.

Pacheco usou a mes­ma platafor­ma para con­denar o ato. Ele con­sider­ou “ina­ceitáv­el” a agressão sofri­da pelo mag­istra­do e sua família e afir­mou que tal com­por­ta­men­to dis­tan­cia do país do pro­gres­so.

“Mais do que crim­i­noso e avil­tante às pes­soas, às insti­tu­ições e à democ­ra­cia, esse tipo de com­por­ta­men­to mina o cam­in­ho que se visa con­stru­ir de um país de pro­gres­so, civ­i­liza­do e pací­fi­co”, disse Pacheco.

“Todos os lados pre­cisam colab­o­rar para que o antag­o­nis­mo fique no cam­po das ideias e das ações legí­ti­mas. Se a Nação, ain­da divi­di­da, não é capaz de sub­sti­tuir o ódio pelo amor, que o faça ao menos pelo respeito”, acres­cen­tou o senador.

Vários out­ros par­la­mentares se man­i­fes­taram. As dep­utadas Gleisi Hoff­mann (PT-PR) e Jandi­ra Feghali (PCdoB-RJ) estão entre eles. “O ato é fru­to do ódio e da ignorân­cia dess­es que sem­pre ali­men­ta­ram um pro­je­to autoritário, anti­democráti­co e vio­len­to para o nos­so país”, disse Jandi­ra.

“Os agres­sores já foram iden­ti­fi­ca­dos e inquéri­to instau­ra­do pela Polí­cia Fed­er­al. Que paguem no rig­or da Lei. Nos­sa sol­i­dariedade ao min­istro e família”, acres­cen­tou.

Já o senador Renan Cal­heiros (MDB-AL), que é autor de uma Pro­pos­ta de Emen­da à Con­sti­tu­ição (PEC) que atribui ao STF a com­petên­cia para jul­gar ações anti­democráti­cas, afir­mou que ten­tará votar o tex­to em agos­to.

“A agressão de ogros con­tra Alexan­dre de Moraes mostra que é hora de punir os crimes de ódio, alguns já tip­i­fi­ca­dos. Vamos enquadrar a intol­erân­cia políti­ca, como pro­pus no ‘pacote da Democ­ra­cia’. Vou procu­rar o rela­tor Veneziano do Rego e o Pres­i­dente para votar­mos em agos­to”.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d