...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Milton Santos é homenageado em mostra no Itaú Cultural, em São Paulo

Milton Santos é homenageado em mostra no Itaú Cultural, em São Paulo

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Exposição reúne mais de 150 itens e fica em cartaz até 8 de outubro


Pub­li­ca­do em 20/07/2023 — 07:20 Por Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

“Não é o pas­sa­do que con­sti­tui a nos­sa ânco­ra como apren­demos e, quem sabe, ensi­namos. A nos­sa ânco­ra é o futuro.” É com essa frase, dita por Mil­ton San­tos (1926–2001) em uma palestra na Uni­ver­si­dade de São Paulo (USP) em 1994, que o Itaú Cul­tur­al apre­sen­ta a sua mais nova exposição: Ocu­pação Mil­ton San­tos.

A mostra, aber­ta na noite dessa quar­ta-feira (19), apre­sen­ta mais de 150 peças, entre fotos, vídeos, livros e tex­tos de auto­ria do hom­e­nagea­do, um dos maiores int­elec­tu­ais brasileiros, respon­sáv­el pela ren­o­vação da geografia no país.

“Essa exposição traz a vida e a obra do pro­fes­sor Mil­ton San­tos. Quise­mos ilus­trar como ele pen­sa­va as diver­sas camadas da sociedade e, prin­ci­pal­mente, traz­er o con­ceito dele, que era um mil­i­tante das ideias. Para ele, o pre­sente não esta­va dado: vai ser um mod­e­lo de trans­for­mação vin­do de baixo para cima. E isso seria muito movi­men­ta­do pelas per­ife­rias”, disse Jad­er Rosa, ger­ente do Obser­vatório do Itaú Cul­tur­al, núcleo respon­sáv­el pela curado­ria da mostra.

São Paulo (SP), 19/07/2023 - Itaú Cultural apresenta a obra e a vida de Milton Santos, um dos pensadores que revolucionou a geografia brasileira. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: São Paulo (SP), 19/07/2023 — Itaú Cul­tur­al apre­sen­ta a obra e a vida de Mil­ton San­tos, um dos pen­sadores que rev­olu­cio­nou a geografia brasileira. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil

A frase de San­tos, fal­a­da em 1994 na USP, pode ser vista em um vídeo de dois min­u­tos de duração que é apre­sen­ta­do logo no iní­cio da ocu­pação. E mostra um pouco sobre essa per­son­al­i­dade que é pou­ca explo­ra­da no ensi­no brasileiro. “Imag­i­no que a pau­ta de geografia, den­tro das esco­las, tem fica­do muito no lugar do ter­ritório, de rele­vo e de topografia e nas questões espa­ci­ais. Mas o Mil­ton tem uma ampli­tude no debate e é uma figu­ra con­tro­ver­sa”, disse Rosa.

“Mil­ton San­tos foi for­ma­do em dire­ito, atu­ou como jor­nal­ista, foi pro­fes­sor, geó­grafo e tam­bém gestor públi­co. Sua obra se con­sol­i­da jus­ta­mente em como olhar a geografia além do ter­ritório, nesse espaço sem­pre em movi­men­to e trans­for­mação. E ele tem esse olhar den­tro do lugar do cidadão, em como ess­es indi­ví­du­os, com suas múlti­plas econo­mias e múlti­p­los ter­ritórios, se enx­ergam como cidadãos”, acres­cen­tou.

A ocupação

Após a apre­sen­tação do vídeo de aber­tu­ra, a mostra per­corre o proces­so cria­ti­vo de Mil­ton San­tos por meio de uma vit­rine que apre­sen­ta man­u­scritos, tex­tos datilo­grafa­dos por ele e livros de sua auto­ria. Uma mesa de leitu­ra recebe aque­les que queiram se apro­fun­dar no uni­ver­so de San­tos, lendo os pen­sa­men­tos que pub­li­cou.

Ao lado dessa mesa, uma pro­jeção apre­sen­ta um dia­gra­ma de con­ceitos, com ilus­trações de temas como espaço geográ­fi­co, econo­mia urbana, glob­al­iza­ção e o lugar do cidadão. A ideia é esta­b­ele­cer um diál­o­go das teo­rias de Mil­ton San­tos com a vida cotid­i­ana do sécu­lo 21.

São Paulo (SP), 19/07/2023 - Itaú Cultural apresenta a obra e a vida de Milton Santos, um dos pensadores que revolucionou a geografia brasileira. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: São Paulo (SP), 19/07/2023 — Itaú Cul­tur­al apre­sen­ta a obra e a vida de Mil­ton San­tos, um dos pen­sadores que rev­olu­cio­nou a geografia brasileira. Foto — Paulo Pinto/Agência Brasil

O per­cur­so expos­i­ti­vo segue por uma parede onde é apre­sen­ta­do um painel biográ­fi­co, con­tan­do a história de San­tos por meio de fotos, depoi­men­tos em vídeo, matérias de jor­nais e obje­tos pes­soais. Uma das fotos mostra ele receben­do o Prêmio Vautrin Lud, em 1994, con­sid­er­a­do o Nobel da geografia. É aqui tam­bém que se relem­bra que o int­elec­tu­al foi uma das víti­mas da ditadu­ra mil­i­tar brasileira, ten­do vivi­do em exílio por 13 anos. “Ele tin­ha uma per­spec­ti­va de ficar seis meses na França e aca­ba fican­do 13 anos mudan­do de país, o que para ele foi muito difí­cil. Traze­mos, na exposição, uma mala dele de viagem, com que ele se deslo­ca­va para ess­es ter­ritórios. Mas esse com­por­ta­men­to e essa exper­iên­cia influ­en­cia­ram muito em como ele se enx­er­ga­va como cidadão brasileiro e em seu tra­bal­ho”, disse Rosa.

A mostra traz ain­da um espaço ded­i­ca­do à dis­cussão sobre a questão racial. “A pau­ta racial ele viven­ci­a­va sem­pre, mas não era sua mil­itân­cia. Ele dizia que não que­ria ser mil­i­tante de nada, mas que era sem­pre impacta­do por isso. Mes­mo assim, ele par­ticipou de con­gres­sos sobre questões étni­co-raci­ais, e pale­strou em um grupo de con­sciên­cia negra na USP. E ele dizia que o movi­men­to vem de baixo, das per­ife­rias.”

A exposição se encer­ra com uma pro­jeção sobre uma rep­re­sen­tação de um mapa de Bro­tas de Macaú­ba, cidade onde Mil­ton San­tos nasceu. Aqui é pos­sív­el ver a relação da obra do hom­e­nagea­do com a cidade e a per­ife­ria, a for­ma como ela tem sido apro­pri­a­da pelas novas ger­ações e a importân­cia de suas teo­rias para a con­strução do futuro.

Outras atividades

A Ocu­pação Mil­ton San­tos se com­ple­ta com out­ras ativi­dades, além do espaço expos­i­ti­vo. Entre elas, com o cur­so Mil­ton San­tos: cidadão do mun­do e geó­grafo das que­bradas, que segue a tra­jetória socioe­s­pa­cial de Mil­ton San­tos e os prin­ci­pais con­ceitos desen­volvi­dos em sua per­spec­ti­va teóri­ca. O cur­so apre­sen­ta aspec­tos da vida e obra do hom­e­nagea­do e mostra alguns dos prin­ci­pais con­ceitos e ideias do autor, fornecen­do sub­sí­dios para as práti­cas pedagóg­i­cas em sala de aula. O cadas­tro e o aces­so para o cur­so devem ser real­iza­dos pela platafor­ma https://polo.org.br/.

São Paulo (SP), 19/07/2023 - Itaú Cultural apresenta a obra e a vida de Milton Santos, um dos pensadores que revolucionou a geografia brasileira. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: São Paulo (SP), 19/07/2023 — Itaú Cul­tur­al apre­sen­ta a obra e a vida de Mil­ton San­tos, um dos pen­sadores que rev­olu­cio­nou a geografia brasileira. Foto — Paulo Pinto/Agência Brasil

“A exposição trans­bor­da para out­ras platafor­mas, como as platafor­mas dig­i­tais. Temos um cur­so des­ti­na­do para pro­fes­sores, mas tam­bém para inter­es­sa­dos sobre a obra de Mil­ton San­tos. Temos tam­bém a biografia dele sendo disponi­bi­liza­da na platafor­ma Ances­tral­i­dades e uma platafor­ma de vídeo em que será apre­sen­ta­do um doc­u­men­tário de Sil­vio Tendler, con­tan­do a tra­jetória do pro­fes­sor”, disse Jad­er Rosa.

A mostra fica em car­taz até o dia 8 de out­ubro. Mais infor­mações sobre a Ocu­pação Mil­ton San­tos, que tem entra­da gra­tui­ta, podem ser obti­das no site do Itaú Cul­tur­al.

 

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d