...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / No Rio, pomada modeladora de cabelo faz emergência lotar após Natal

No Rio, pomada modeladora de cabelo faz emergência lotar após Natal

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Em 2 dias, mais de 100 são atendidos com lesões nas córneas


Pub­li­ca­do em 27/12/2023 — 10:35 Por Ana Cristi­na Cam­pos — Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Mais de 100 pes­soas der­am entra­da na emergên­cia oftal­mológ­i­ca do Hos­pi­tal Munic­i­pal Souza Aguiar, na zona norte do Rio de Janeiro, com queimaduras nas córneas dev­i­do ao con­ta­to de poma­da mod­e­lado­ra de cabe­los com os olhos, na segun­da-feira (25) e na terça-feira (26).

São pes­soas que fiz­er­am tranças ou out­ros pen­tea­d­os fix­a­dos com o pro­du­to para pas­sar o a noite de Natal e, ao mol­harem os cabe­los, a água com o ingre­di­ente quími­co escor­reu para os olhos. A lesão na córnea pode causar irri­tação e inchaço, visão tur­va e até cegueira tem­porária, além de causar bas­tante dor.

A Vig­ilân­cia em Saúde e o Insti­tu­to de Vig­ilân­cia San­itária do Rio (IVISA-Rio), órgãos da Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde, já ini­cia­ram uma apu­ração epi­demi­ológ­i­ca para iden­ti­ficar quais as mar­cas dos pro­du­tos usa­dos pelos pacientes e em quais esta­b­elec­i­men­tos os pen­tea­d­os foram feitos ou os pro­du­tos adquiri­dos.

Algu­mas mar­cas de pomadas estão com a com­er­cial­iza­ção e uso sus­pen­sos pela Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) em todo o Brasil, jus­ta­mente por con­terem insumos em sua com­posição que são con­sid­er­a­dos nocivos à saúde, como os que causam a intox­i­cação ocu­lar.

Sintomas

Nor­mal­mente, a emergên­cia oftal­mológ­i­ca do Hos­pi­tal Souza Aguiar atende por dia cer­ca de 70 pacientes por prob­le­mas diver­sos. Somente na segun­da-feira de Natal e no dia seguinte, foram 83 e 167 atendi­men­tos, respec­ti­va­mente, a maio­r­ia dev­i­do a lesões na córnea cau­sadas pelo con­ta­to com a poma­da mod­e­lado­ra de cabe­los.

Havia cri­anças, ado­les­centes, mul­heres e home­ns adul­tos, todos com o rela­to de terem feito o pen­tea­do para o Natal e, ao lavarem os cabe­los, mer­gul­harem na pra­ia ou pisci­na, começaram a sen­tir a ardên­cia nos olhos, o que foi pio­ran­do nas horas seguintes.

Os prin­ci­pais sin­tomas apre­sen­ta­dos são coceira nos olhos, ver­mel­hidão, irri­tação, ardên­cia, inchaço. Nos casos mais graves, a visão vai fican­do tur­va, até chegar ao pon­to em que o paciente não con­segue enx­er­gar.

“A maio­r­ia dos pacientes apre­sen­ta uma con­jun­tivite ou cer­atite quími­ca cau­sadas pelo con­ta­to com a poma­da. E, quan­to maior a quan­ti­dade do pro­du­to que escorre para os olhos, mais grave pode ser a lesão. Alguns estão chegan­do com muito inchaço nos olhos e sem con­seguir enx­er­gar, ten­do que ser guia­dos por acom­pan­hantes. São quadros con­sid­er­a­dos bem graves”, disse, em nota, a dire­to­ra do Hos­pi­tal Souza Aguiar, Paula Travas­sos.

Ela demon­stra pre­ocu­pação para o próx­i­mo fim de sem­ana: “Se a situ­ação já está assim por causa do Natal, pode ficar pior para o réveil­lon, pois sabe­mos que muitas pes­soas ter­mi­nam a noite mer­gul­han­do no mar. E ain­da temos pre­visão de chu­va para a tarde do dia 31. Quem tiv­er usa­do essas pomadas e se mol­har, tam­bém cor­rerá o risco da água da chu­va com o pro­du­to quími­co escor­rer para os olhos.”

O IVISA-Rio ori­en­ta que as pes­soas adquiram e uti­lizem ape­nas pro­du­tos reg­u­lar­iza­dos jun­to à Anvisa. A con­sul­ta dos pro­du­tos que con­stam como reg­u­lar­iza­dos pode ser fei­ta em site da agên­cia.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d