...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Cultura / Projeto Concertos de Verão tem programação gratuita em museus do Rio

Projeto Concertos de Verão tem programação gratuita em museus do Rio

Repro­dução: © Orques­tra Rio Cam­er­a­ta / Divul­gação

Projeto Música no Museu começa nesta quarta e vai até março


Pub­li­ca­do em 10/01/2024 — 07:11 Por Alana Gan­dra – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

05/01/2024- Concertos de Verão. Fernanda Cruz. Foto: Fernanda Cruz/Arquivo Pessoal
Repro­dução: Fer­nan­da Cruz inau­gu­ra a edição deste ano dos Con­cer­tos de Verão  Fer­nan­da Cruz/Arquivo Pes­soal

Começam, neste mês de janeiro, os Con­cer­tos de Verão do pro­je­to Músi­ca no Museu, que se esten­derão até o mês de março, com apre­sen­tações gra­tu­itas. Inau­gu­ran­do a pro­gra­mação, na próx­i­ma quar­ta-feira (10), a pianista Fer­nan­da Cruz hom­e­nageia Tchaikowsky e S. Rach­mani­noff às 12h30, no Cen­tro Cul­tur­al Ban­co do Brasil – Rio de Janeiro.

Nas quar­ta-feira seguintes, apre­sen­tam-se nos mes­mos horário e local os pianistas Lean­dro Tura­no, no dia 17, e a pianista Patri­cia Glatz, no dia 24.

Na Casa Museu Eva Klabin, no dia 27, às 17h, tocarão os músi­cos do Cel­loSam Trio – Jaques More­len­baum (vio­lon­ce­lo), Lula Galvão (vio­lão) e Rafael Bara­ta (percussão/bateria). Para esse con­cer­to, a entra­da se dará medi­ante con­vite, que poderá ser solic­i­ta­do pelo endereço eletrôni­co: [email protected].

Janeiro ain­da terá, no dia 30, às 18h, a Orques­tra Rio Cam­er­a­ta, no Sesc de Abrantes, com regên­cia do mae­stro Alexan­dre Rocha. Por fim, no dia 31, de vol­ta ao CCBB-RJ, às 12h30, a pianista Miri­am Gros­man tocará músi­cas de Schu­bert, Beethoven, Mignone e Chopin.

05/01/2024- Concertos de Verão. Patrícia Glatz. Foto: Patrícia Glatz/Arquivo Pessoal
Repro­dução: Pianista Patrí­cia Glatz Foto: Patrí­cia Glatz/Arquivo Pes­soal

O pro­gra­ma de fevereiro hom­e­nageia os Clás­si­cos do car­naval, com aber­tu­ra no dia 1º, às 12h30, no CCBB, apre­sen­tan­do os músi­cos da Cia. Can­to Brasil, sob a direção do mae­stro Cláu­dio Ávi­la. Haverá con­cer­tos durante todo o mês. Em março, a tôni­ca será hom­e­nagem às mul­heres e ao mae­stro e com­pos­i­tor Vil­la-Lobos, engloban­do atrações durante todo o mês, em várias salas. A pro­gra­mação com­ple­ta pode ser aces­sa­da no site.

Em abril, o Músi­ca no Museu retoma as ativi­dades nor­mais, preparan­do-se para realizar, em jul­ho, o 19º Rio Harp Fes­ti­val. Ser­gio da Cos­ta e Sil­va infor­mou que o fes­ti­val ampli­ará este ano o número de país­es onde os harpis­tas se apre­sen­tarão.

“A gente vai ampli­ar a par­tic­i­pação em out­ros país­es. Em 2023, a gente fez apre­sen­tações em dez cidades de sete país­es. Este ano, a ideia é faz­er em dez país­es”. Segun­do Cos­ta e Sil­va, o Rio Harp é, atual­mente, o maior fes­ti­val de harpas do mun­do em duração e número de con­cer­tos.

Vistos

A exigên­cia de vis­tos para por­ta­dores de pas­s­aporte da Aus­trália, Canadá e Esta­dos Unidos impediu a vin­da ao Rio de Janeiro dos corais norte-amer­i­canos Flower Mound Tri­etsch Chan­cel Choir e Rob­son Ranch Com­mu­ni­ty Choir, do Texas, que abriri­am, na próx­i­ma quar­ta-feira, os Con­cer­tos de Verão. Os corais serão sub­sti­tuí­dos pela pianista Fer­nan­da Cruz.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Delegada é presa em São Paulo suspeita de ligação com PCC

Autoridades cumpriram nove mandados de busca e apreensão Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 16/01/2026 — 08:38 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d