...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / Mesmo derrotado pelo São Paulo, Flamengo é campeão brasileiro

Mesmo derrotado pelo São Paulo, Flamengo é campeão brasileiro

50980490508_321bfd1ea0_k

© Lucas Figueiredo/CBF (Rpro­dução)

Rubro-Negro perde de 2 a 1, mas garante oitavo título da história


Pub­li­ca­do em 25/02/2021 — 23:56 Por Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Fla­men­go garan­tiu, nes­ta quin­ta-feira (25), o títu­lo do Campe­ona­to Brasileiro. A con­quista foi alcança­da mes­mo com der­ro­ta de 2 a 1 para o São Paulo, em jogo real­iza­do no está­dio do Morumbi pela 38ª roda­da da com­petição.

O time da Gávea (que encer­rou a com­petição com 71 pon­tos) garan­tiu o títu­lo porque o vice-líder Inter­na­cional — úni­ca equipe que ain­da pode­ria lhe alcançar na clas­si­fi­cação nes­ta últi­ma roda­da — empa­tou em 0 a 0 com o Corinthi­ans em jogo real­iza­do em Por­to Ale­gre, fican­do nos 70 pon­tos.

Des­ta for­ma, o Rubro-Negro garan­tiu seu oita­vo títu­lo do Campe­ona­to Brasileiro, com con­quis­tas em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e, ago­ra, em 2020.

São Paulo sai na frente

Queren­do con­quis­tar uma vitória para não depen­der do resul­ta­do do jogo do Inter­na­cional com o Corinthi­ans, o Fla­men­go começou a par­ti­da bus­can­do con­tro­lar as ações. E a primeira boa chance surgiu aos 6 min­u­tos, quan­do Gabriel pegou de primeira de den­tro da área após cobrança de escant­eio do uruguaio Arras­cae­ta.

Aos 12 min­u­tos o time da Gávea teve uma nova opor­tu­nidade, quan­do, após a bola ser lev­an­ta­da na área em cobrança de fal­ta por Fil­ipe Luis, Gus­ta­vo Hen­rique sobe muito para cabecear para defe­sa de Tia­go Volpi. Porém, o árbi­tro já havia inter­rompi­do a joga­da por fal­ta do ataque rubro-negro.

O Fla­men­go avança suas lin­has e pres­siona demais a saí­da do São Paulo. Quan­do tem a bola, a equipe coman­da­da por Rogério Ceni val­oriza muito a posse, enquan­to o Tri­col­or fica aguardan­do uma opor­tu­nidade de con­tra-atacar.

Em um destes con­tra-ataques, o São Paulo tem sua primeira opor­tu­nidade. Aos 18 min­u­tos Igor Viní­cius recebe lança­men­to lon­go na área, mas aca­ba cain­do em dis­pu­ta com Isla. O é anal­isa­do pelo VAR (árbi­tro de vídeo), mas não é assi­nal­a­da nen­hu­ma irreg­u­lar­i­dade.

Aos 33 min­u­tos o Fla­men­go tem nova chance, quan­do Arras­cae­ta tem a opor­tu­nidade de cobrar fal­ta da entra­da da área. Ele chuta dire­to na bar­reira, e a bola sobra para Ever­ton Ribeiro, que man­da para fora.

Sete min­u­tos depois, Arras­cae­ta cobra escant­eio, Bruno Hen­rique desvia de cabeça para a segun­da trave, onde Gabriel Bar­bosa chega com peri­go, mas erra a final­iza­ção. Chance muito clara de gol.

E o artil­heiro do Fla­men­go tem nova opor­tu­nidade aos 45 min­u­tos, quan­do recebe na dire­i­ta e aca­ba se enrolan­do na hora de finalizar, per­mitin­do que a defe­sa do São Paulo afaste a bola.

Mas, aos 47 min­u­tos, Tchê Tchê é der­ruba­do na entra­da da área. Daniel Alves e Luciano se posi­cionam para a cobrança. O goleiro Hugo posi­ciona a bar­reira para evi­tar a cobrança dire­ta do camisa 10, mas é o camisa 11 que chuta, do lado defen­di­do pelo goleiro, e mar­ca um belís­si­mo gol. Com este ten­to, Luciano se tor­na um dos artil­heiros da com­petição (ao lado de Claud­in­ho do Bra­gan­ti­no) com 18 gols.

Empate após o intervalo

Não queren­do depen­der do resul­ta­do do jogo do Inter (que empata­va sem gols com o Corinthi­ans naque­le momen­to), o Fla­men­go parte com tudo para ten­tar virar o mar­cador no Morumbi. Assim, logo no primeiro min­u­to, Fil­ipe Luís cruza para Gabriel, que ten­ta uma meia bici­cle­ta, mas a bola vai para fora.

Mas o empate não demo­ra a vir. Aos 5 min­u­tos Arras­cae­ta cobra escant­eio, o zagueiro Gus­ta­vo Hen­rique esco­ra para Bruno Hen­rique, que mar­ca de cabeça.

Porém, o São Paulo con­segue voltar a ficar na frente aos 13 min­u­tos. Hugo Souza erra na saí­da e entre­ga a bola para Daniel Alves, que dom­i­na no peito e lança em pro­fun­di­dade para Pablo, que bate na saí­da do goleiro do Rubro-Negro.

Aos 20 min­u­tos o ata­cante Gabriel sente uma lesão na coxa e é sub­sti­tuí­do por Pedro, que, dois min­u­tos depois, em seu primeiro lance, faz boa joga­da pela dire­i­ta e cruza para Bruno Hen­rique cabecear com peri­go.

A par­tir daí o São Paulo adi­anta suas lin­has e começar a tro­car pass­es na área do Fla­men­go, que parece cansa­do após tan­to esforço na primeira eta­pa, dimin­uin­do muito o rit­mo.

Assim, o time da Gávea só vol­ta a apare­cer com peri­go aos 45 min­u­tos, quan­do Fil­ipe Luís encon­tra Bruno Hen­rique na área, que chuta para defe­sa de Tia­go Volpi.

A par­tir daí muito pouco acon­tece, e o placar per­manece inal­ter­ado até o fim. Bas­tou ape­nas ao Rubro-Negro aguardar o final do jogo em Por­to Ale­gre para comem­o­rar o títu­lo.

Vaga na Libertadores

Com a vitória, o São Paulo garan­tiu a quar­ta posição da clas­si­fi­cação com 66 pon­tos, garan­ti­n­do vaga dire­ta para a fase de gru­pos da próx­i­ma edição da Copa Lib­er­ta­dores.

Veja a clas­si­fi­cação da Série A do Brasileiro.

Edição: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d