...
quarta-feira ,1 outubro 2025
Home / Meio Ambiente / Bombeiros combatem fogo na Floresta da Tijuca por mais de 14 horas

Bombeiros combatem fogo na Floresta da Tijuca por mais de 14 horas

Incêndio também atingiu Morro da Formiga e Parque do Grajaú

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 02/10/2024 — 06:48
 — Atu­al­iza­da em 02/10/2024 — 09:38
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro- 02/10/2024 Um incêndio florestal atingiu o entorno do Parque Nacional da Tijuca. Foto Eduardo Brito/ PNT
© Eduar­do Brito/ PNT

O Cor­po de Bombeiros do Rio de Janeiro pas­sou mais de 14 horas com­bat­en­do três focos de incên­dio na Flo­res­ta da Tiju­ca. Um dos focos foi local­iza­do per­to das tor­res de tele­visão, no alto do Sumaré. Os bombeiros con­seguiram con­tro­lar o fogo e evi­tar que as chamas se alas­trassem para os pré­dios das tor­res de rádio e TV.

O fogo tam­bém atingiu o mor­ro da Formi­ga, uma comu­nidade da Tiju­ca, e o Par­que do Gra­jaú, todos na zona norte da cidade.

Mil­itares do Gra­jaú, da Tiju­ca e de Vila Isabel, além de equipes do Quar­tel Cen­tral, usaram helicópteros, drones, abafadores e bom­bas costais para aux­il­iar no com­bate às chamas. Os bombeiros infor­maram que, por vol­ta das 21h20, dois focos de incên­dio já tin­ham sido extin­tos.

Por ser área de mata fecha­da e de difí­cil aces­so, as equipes dos bombeiros tiver­am difi­cul­dades para chegar por ter­ra aos focos de incên­dio. Na últi­ma atu­al­iza­ção, às 23h05, os bombeiros atu­avam em pequenos focos de fogo no Sumaré. Havia ape­nas fumaça na região, por causa da veg­e­tação rasteira, com muitas fol­has e árvores menores.

O Sumaré fica na Flo­res­ta da Tiju­ca, área de con­ser­vação ambi­en­tal no Par­que Nacional da Tiju­ca (PNT). A veg­e­tação pre­dom­i­nante é a Flo­res­ta Ombró­fi­la Den­sa Secundária, com mais de 1.600 espé­cies veg­e­tais, sendo 433 ameaçadas de extinção. Algu­mas espé­cies que podem ser encon­tradas lá são o angi­co, a quares­meira, embaú­ba, paineira, o ipê-amare­lo, jequitibá, cedro, a copaí­ba e o pau-fer­ro.

A terça-feira (1º) foi um dia de muito calor no Rio, com a tem­per­atu­ra máx­i­ma chegan­do aos 40º Cel­sius. Des­de a cri­ação do Gabi­nete de Gestão de Crise para com­bate aos incên­dios no esta­do, no dia 12 de setem­bro, o Cor­po de Bombeiros já com­bat­eu 2.617 incên­dios flo­restais.

Parque Nacional

O Par­que Nacional da Tiju­ca esclarece que o incên­dio que ocorre no ter­ritório das comu­nidades Formi­ga e Salgueiro (região do Mor­ro do Sumaré, na zona norte do Rio) não afe­tou, até ago­ra, a área ofi­cial da unidade de con­ser­vação.

No entan­to, como pro­to­co­lo pre­ven­ti­vo, a admin­is­tração do par­que acio­nou, des­de o iní­cio da tarde dessa terça-feira (1º), sua equipe de brigadis­tas e o 1º Gru­pa­men­to de Sal­va­men­to Flo­re­stal e de Meio Ambi­ente (GSFMA), do Cor­po de Bombeiros do Rio de Janeiro, para com­bat­erem as chamas nes­sas comu­nidades, a fim de evi­tar que o fogo se alas­trasse para a flo­res­ta den­tro da unidade de con­ser­vação.

Foram uti­lizadas equipes ter­restres e tam­bém aeron­ave ao lon­go do dia para ten­tar con­tro­lar o avanço das chamas, que seguem fora da área do par­que. Para esta quar­ta-feira (2), as equipes estão sendo reforçadas e con­tin­uarão a atu­ar para extin­guir os focos de incên­dio.

O par­que ressalta que as condições extremas do tem­po estão apre­sen­tan­do riscos ele­va­dos e propí­cios aos incên­dios. Neste sen­ti­do, a pop­u­lação pode colab­o­rar, seja denun­cian­do, anon­i­ma­mente e pelo Lin­ha Verde do Disque-Denún­cia ( DDD 21 2253–1177 ou 0300 253 1177), as infrações ambi­en­tais, como infratores que colo­cam fogo em mata próx­i­ma ou den­tro do par­que, quem sol­ta balão ou out­ras ameaças à inte­gri­dade do bio­ma Mata Atlân­ti­ca.

*Matéria atu­al­iza­da às 9h30 de hoje (2/10)

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de outubro de 2025

Confira as principais efemérides de outubro de 2025 Edgard Mat­su­ki — Repórter da Agên­cia Brasil …