...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Dia Mundial da Propriedade Intelectual é celebrado no Rio

Dia Mundial da Propriedade Intelectual é celebrado no Rio

Entrada será gratuita

Ana Cristi­na Cam­pos – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 30/04/2025 — 06:30
Rio de Janeiro
Brasília (DF), 29/04/2025 - Propriedade intelectual. Cantores durante show. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil

Em cel­e­bração ao Dia Mundi­al da Pro­priedade Int­elec­tu­al, o Insti­tu­to Nacional da Pro­priedade Indus­tri­al (INPI) pro­move, nes­ta quar­ta-feira (30), pro­gra­mação espe­cial no Cen­tro Cul­tur­al Ban­co do Brasil, no Rio de Janeiro (CCBB RJ).

Com entra­da gra­tui­ta, o even­to terá como tema “Pro­priedade Int­elec­tu­al e a Músi­ca: Sin­ta o Rit­mo da PI”, desta­can­do como a cria­tivi­dade e a ino­vação, respal­dadas pelos dire­itos de pro­priedade int­elec­tu­al (PI), man­têm o cenário musi­cal dinâmi­co, diver­so e acessív­el a todos.

Segun­do o pres­i­dente do INPI, Júlio César Mor­eira, o Dia Mundi­al da Pro­priedade Int­elec­tu­al é a opor­tu­nidade de chamar a atenção da sociedade para um assun­to impor­tante, que está no dia a dia das pes­soas. Para ele, o even­to no CCBB mostra isso: as músi­cas que ouvi­mos têm por trás tec­nolo­gias paten­teadas, mar­cas reg­istradas por artis­tas e gravado­ras, e reg­istros de desen­hos indus­tri­ais que pro­tegem a estéti­ca de obje­tos como instru­men­tos musi­cais, capas de dis­cos e até cenários de shows.

“Ter­e­mos tam­bém uma pro­gra­mação de ofic­i­nas para estu­dantes e pro­fes­sores. O INPI está ofer­e­cen­do uma opor­tu­nidade úni­ca e democráti­ca para que os cidadãos pos­sam enten­der o uni­ver­so da pro­priedade int­elec­tu­al, cujo obje­ti­vo é pro­te­ger juridica­mente ativos intangíveis que for­mam o difer­en­cial com­pet­i­ti­vo para empreende­dores e empre­sas”, disse Mor­eira.

Ao lon­go de todo o dia, a pro­gra­mação ofer­e­cerá mesas-redondas com espe­cial­is­tas e ofic­i­nas educa­ti­vas. O obje­ti­vo é estim­u­lar o debate sobre a importân­cia da pro­priedade int­elec­tu­al para o for­t­alec­i­men­to da indús­tria musi­cal, recon­hecen­do o papel de cri­adores, inven­tores e empreende­dores na con­strução de novos sons, esti­los e tec­nolo­gias que moldam o futuro da músi­ca.

Entre os temas abor­da­dos nas mesas e palestras estão a gestão de mar­cas na indús­tria musi­cal, patentes lig­adas à músi­ca, desafios das mar­cas cole­ti­vas para comu­nidades tradi­cionais, desen­ho indus­tri­al, pro­priedade int­elec­tu­al na indús­tria do entreten­i­men­to e o papel dos pro­gra­mas de com­puta­dor na cri­ação e pro­moção de músi­cas.

As ativi­dades serão real­izadas na Are­na e no LAB do Espaço Con­ceito Ban­co do Brasil, no térreo do CCBB RJ, com ofic­i­nas voltadas para estu­dantes e pro­fes­sores da edu­cação bási­ca, pro­movi­das pelo Pro­gra­ma PI nas Esco­las, do INPI.

Os ingres­sos para as ativi­dades podem ser reti­ra­dos gra­tuita­mente na bil­hete­ria físi­ca ou online do CCBB, com uma hora de ante­cedên­cia.

O even­to é real­iza­do pelo INPI com a Orga­ni­za­ção Mundi­al da Pro­priedade Int­elec­tu­al (OMPI) e a Asso­ci­ação Brasileira dos Agentes da Pro­priedade Indus­tri­al (Abapi), com apoio da Asso­ci­ação Brasileira da Pro­priedade Int­elec­tu­al (ABPI).

Serviço

Dia Mundi­al da Pro­priedade Int­elec­tu­al – CCBB RJ

Dia: 30 de abril de 2025

Horário: das 9h às 20h

Endereço: Cen­tro Cul­tur­al Ban­co do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66 — Cen­tro — Rio de Janeiro – RJ —  Ingres­sos para mesas e ofic­i­nas: disponíveis 1h antes de cada ativi­dade, na bil­hete­ria ou pelo site.

Clas­si­fi­cação indica­ti­va: livre

Entra­da gra­tui­ta

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d