...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Pressão 12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão

Pressão 12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão

Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco

Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 19/09/2025 — 10:28
Brasília
Medição da pressão arterial.
Repro­dução: © Divulgação/SESA/Governo do Paraná

Uma nova dire­triz brasileira de mane­jo da pressão arte­r­i­al pas­sa a con­sid­er­ar a afer­ição 12 por 8 não mais como pressão nor­mal, mas como indi­cador de pré-hiperten­são. O doc­u­men­to foi elab­o­ra­do pela Sociedade Brasileira de Car­di­olo­gia, pela Sociedade Brasileira de Nefrol­o­gia e pela Sociedade Brasileira de Hiperten­são.

De acor­do com a Dire­triz Brasileira de Hiperten­são Arte­r­i­al 2025, a reclas­si­fi­cação tem como obje­ti­vo iden­ti­ficar pre­co­ce­mente indi­ví­du­os em risco e incen­ti­var inter­venções mais proa­t­i­vas e não medica­men­tosas no intu­ito de pre­venir a pro­gressão do quadro de hiperten­são dos pacientes.

A par­tir de ago­ra, por­tan­to, para que a afer­ição passe a ser con­sid­er­a­da pressão nor­mal, ela pre­cisa ser infe­ri­or a 12 por 8. Val­ores iguais ou supe­ri­ores a 14 por 9 per­manecem sendo con­sid­er­a­dos quadros de hiperten­são em está­gios 1, 2 e 3, a depen­der da afer­ição fei­ta pelo profis­sion­al de saúde em con­sultório.

Nas redes soci­ais, a Sociedade Brasileira de Car­di­olo­gia avaliou o doc­u­men­to como fun­da­men­tal no sen­ti­do de ori­en­tar a práti­ca clíni­ca de car­di­ol­o­gis­tas em todo o país. “Atu­al­iza­ção essen­cial para quem bus­ca faz­er med­i­c­i­na basea­da em evidên­cias e alin­ha­da às recomen­dações mais recentes”, pos­tou a enti­dade.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d