...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Transporte: melhor lugar de criança no carro é o meio do banco de trás

Transporte: melhor lugar de criança no carro é o meio do banco de trás

Essa atitude pode aumentar em 24% a segurança do menor

Paula Labois­sière — Envi­a­da espe­cial*
Pub­li­ca­do em 26/09/2025 — 18:02
Sal­vador
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal promove ações educativas na região central de Brasília em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista.
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

O mel­hor local para insta­lar um dis­pos­i­ti­vo de segu­rança para o trans­porte de cri­anças é o meio do ban­co de trás do veícu­lo. De acor­do com o dire­tor cien­tí­fi­co da Asso­ci­ação Brasileira de Med­i­c­i­na do Tráfego (Abram­et), Flavio Adu­ra, trans­portar a cri­ança no cen­tro do ban­co tra­seiro pode aumen­tar em 24% a segu­rança do menor.

Durante o 16º Con­gres­so Brasileiro de Med­i­c­i­na do Tráfego, em Sal­vador, ele desta­cou que não há difer­ença sig­ni­fica­ti­va quan­to ao risco entre o posi­ciona­men­to da cri­ança no lado dire­ito ou no lado esquer­do do ban­co de trás do veícu­lo. Além dis­so, a escol­ha cor­re­ta do dis­pos­i­ti­vo pode reduzir em 60% o risco de morte de cri­anças em aci­dentes de trân­si­to.

Adu­ra lem­brou ain­da que cri­anças só devem andar no ban­co da frente a par­tir dos 10 anos ou ao atin­girem altura mín­i­ma de 1,45 metro, quan­do já não neces­si­tam de nen­hum tipo de dis­pos­i­ti­vo. As exceções incluem casos onde o car­ro só con­ta com o ban­co dianteiro e casos onde todos os assen­tos do ban­co de trás já estão ocu­pa­dos por cri­anças.

“Nes­sas situ­ações, o dis­pos­i­ti­vo de segu­rança apro­pri­a­do para a idade deve ser man­ti­do, o airbag do pas­sageiro da frente deve ser desli­ga­do e o ban­co deve ser ajus­ta­do o máx­i­mo pos­sív­el para trás”, expli­cou. Em car­ros com qua­tro cri­anças, a mais alta e não nec­es­sari­a­mente a mais vel­ha deve ser trans­porta­da no ban­co da frente.

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

O dire­tor cien­tí­fi­co da Abram­et desta­cou tam­bém que, em car­ros fab­ri­ca­dos antes de 1988 e que não tem cin­to de três pon­tos no ban­co de trás, a ori­en­tação é trans­portar a cri­ança no ban­co da frente, onde o cin­to de três pon­tos está disponív­el, uti­lizan­do o dis­pos­i­ti­vo apro­pri­a­do para a idade e man­ten­do as ori­en­tações de desli­gar o airbag e recuar o ban­co o máx­i­mo pos­sív­el.

*A repórter via­jou a con­vite da Asso­ci­ação Brasileira de Med­i­c­i­na do Tráfego (Abram­et)

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d