...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Defesa Civil alerta para frio intenso no estado de São Paulo

Defesa Civil alerta para frio intenso no estado de São Paulo

Termômetros podem marcar 8ºC na região metropolitana nos próximos dias

Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 20/10/2025 — 15:06
São Paulo
São Paulo (SP), 12/06/2025 - Pessoas caminham durante frio e baixa temperatura na capital paulista. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

A sem­ana começou com muito frio no esta­do de São Paulo. Segun­do a Defe­sa Civ­il, essa condição dev­erá se inten­si­ficar nos próx­i­mos dias, poden­do chegar a 8 graus Cel­sius (°C) na região met­ro­pol­i­tana de São Paulo e a 5°C na Ser­ra da Man­tiqueira.

Por causa dis­so, a Defe­sa Civ­il emi­tiu um aler­ta para baixas tem­per­at­uras, que vale até a próx­i­ma quar­ta-feira (22). Segun­do o órgão, o frio inten­so é cau­sa­do pela pas­sagem de uma frente fria pelo esta­do de São Paulo em ple­na pri­mav­era, estação mar­ca­da por tem­per­at­uras mais ame­nas.

Além do frio, o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) fez um aler­ta amare­lo de ven­daval para o esta­do de São Paulo, que vale até a man­hã de terça-feira (21). O aler­ta amare­lo é o primeiro na escala uti­liza­da pelo Inmet (abaixo dos aler­tas laran­ja e ver­mel­ho) e indi­ca um peri­go poten­cial para a ocor­rên­cia do fenô­meno. Segun­do o órgão, os ven­tos podem vari­ar entre 40 quilômet­ros por hora (km/h) e 60 km/h no esta­do.

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

Menor temperatura para outubro

Na man­hã de hoje (20), a cidade de São Paulo reg­istrou tem­per­atu­ra mín­i­ma de 11,2°C, a mais baixa para um mês de out­ubro des­de 2014, quan­do os ter­mômet­ros chegaram a mar­car 10,7°C.

Para enfrentar esse frio, o gov­er­no de São Paulo instalou um abri­go solidário na Estação Pedro II, da Lin­ha 3‑Vermelha do Metrô, para ofer­e­cer acol­hi­men­to emer­gen­cial à pop­u­lação em situ­ação de rua durante os dias mais frios. O abri­go dev­erá fun­cionar até a man­hã da próx­i­ma quar­ta-feira, ofer­e­cen­do ali­men­tação, colchões, cober­tores e acol­hi­men­to human­iza­do para pes­soas em situ­ação de rua.

A prefeitu­ra de São Paulo tam­bém está acio­nan­do a Oper­ação Baixas Tem­per­at­uras (OBT), que é implan­ta­da sem­pre que a tem­per­atu­ra na cap­i­tal paulista fica abaixo dos 13ºC. Segun­do a prefeitu­ra, as dez ten­das des­ti­nadas à pop­u­lação em situ­ação de rua foram espal­hadas por diver­sas regiões da cidade e fun­cionam das 18h à 0h, ofer­e­cen­do ali­men­tos, bebidas quentes, água, cober­tores, itens de higiene, atendi­men­tos de saúde e vaci­nação.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d