...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Mortes no Rio ganham repercussão internacional

Mortes no Rio ganham repercussão internacional

Número de vítimas fatais pode passar de 100

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 29/10/2025 — 09:13
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 28/10/2025 - Durante operação policia contra o Comando Vermelho, bandidos ordenam fechamento de comércio e usam lixeiras incendiadas para bloquear a via na rua Itapiru, no Catumbi. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

A oper­ação deflagra­da pelo gov­er­no do Rio de Janeiro, nes­sa terça-feira (28), con­tra a facção Coman­do Ver­mel­ho, teve reper­cussão inter­na­cional por con­ta das dezenas de mortes. Ofi­cial­mente, são 64 óbitos – incluin­do qua­tro poli­ci­ais –, mas os números finais devem pas­sar de 100. Out­ros país­es e enti­dades inter­na­cionais tam­bém se man­i­fes­taram diante do alto nív­el de letal­i­dade.

A ONU (Orga­ni­za­ção das Nações Unidas) fez um post, no fim da noite de ontem, em seu per­fil na rede X (anti­go Twit­ter), onde escreveu: Brasil: esta­mos hor­ror­iza­dos com a oper­ação poli­cial em anda­men­to nas fave­las do Rio de Janeiro, que já teria resul­ta­do na morte de mais de 60 pes­soas, incluin­do qua­tro poli­ci­ais. Esta oper­ação letal reforça a tendên­cia de con­se­quên­cias extrema­mente fatais das ações poli­ci­ais nas comu­nidades mar­gin­al­izadas do Brasil. Relem­bramos às autori­dades suas obri­gações sob o dire­ito inter­na­cional dos dire­itos humanos e insta­mos a real­iza­ção de inves­ti­gações ráp­i­das e efi­cazes”.

O jor­nal inglês The Guardian pub­li­cou matéria com o  títu­lo: “Brasil: ao menos 64 mor­tos no dia mais vio­len­to do Rio de Janeiro em meio a bati­das poli­ci­ais”.

A seguir, a pub­li­cação escreveu: “A oper­ação — a mais letal da história do Rio — começou de madru­ga­da e teve inten­sa tro­ca de tiros nos arredores das fave­las do Alemão e Pen­ha, onde moram cer­ca de 300 mil pes­soas”. E com­ple­men­tou: “Fotos ter­ríveis com alguns dos jovens home­ns mor­tos se espal­haram pelas redes soci­ais”.

Tiroteios

O espan­hol El País cravou em sua reportagem sobre a oper­ação que o “Rio de Janeiro vive uma jor­na­da de caos colos­sal e inten­sos tiroteios por uma ação poli­cial con­tra o crime orga­ni­za­do que já é a mais letal da história da cidade brasileira”.

Le Figaro, impor­tante jor­nal da França, rela­ta em sua reportagem que há mui­ta “con­tes­tação sobre a eficá­cia destas oper­ações poli­ci­ais de grande porte no Rio de Janeiro, no entan­to, elas são comuns na cidade”.

New York Times chamou a ação poli­cial de “a mais mor­tal da história do Rio, com qua­tro poli­ci­ais mor­tos e, ao menos, 60 pes­soas mor­tas. Foi um ataque aos ‘nar­coter­ror­is­tas’, disse o gov­er­nador do esta­do”.

O per­iódi­co argenti­no Clarín repro­duz­iu o post de um brasileiro e estam­pou em seu site: “não é Gaza, é o Rio”.

O número ofi­cial de mor­tos deve aumen­tar nas próx­i­mas horas des­ta quar­ta-feira (29). Já há mais de 50 cor­pos entregues às autori­dades pela pop­u­lação local.
LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d