...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: finados, tragédia de Mariana e favelas em destaque

Hoje é Dia: finados, tragédia de Mariana e favelas em destaque

Confira as principais efemérides da semana de 2 e 8 de novembro.

Ril­ton Pimentel – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 02/11/2025 — 07:30
Brasília
Agência Brasil 30 Anos - Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais
Repro­dução: © Anto­nio Cruz/ Agên­cia Brasil

Esta sem­ana que ini­cia novem­bro tem o primeiro feri­ado do mês e datas impor­tantes na área da comu­ni­cação, além do aniver­sário de dez anos de um dos maiores desas­tres ambi­en­tais do país. Começamos com o Dia de Fina­dos, em 2 de novem­bro, momen­to das famílias cel­e­brarem a memória daque­les que já par­ti­ram e hom­e­nageá-los.

É uma efeméride mais pop­u­lar entre os seguidores do catoli­cis­mo, mas tam­bém têm adep­tos de out­ras crenças. O Dia de Fina­dos foi destaque des­ta reportagem da Agên­cia Brasil e des­ta da Radioagên­cia Nacional, pub­li­cadas em 2024. Tam­bém foi tema de reporta­gens na TV Brasil, como esta do Repórter Brasil, de 2012, e esta out­ra, exibi­da no Repórter DF, em 2016.

O dia 4 de novem­bro é o Dia das Fave­las. A efeméride faz alusão à primeira vez em que o ter­mo “favela” apare­ceu em um doc­u­men­to públi­co, em 1900. Uma car­ta envi­a­da ao chefe da polí­cia do Rio de Janeiro se refe­ria, na ocasião, à favela do Mor­ro da Providên­cia.

A data é comem­o­ra­da com shows, debates e mutirões, como mostra esta reportagem da Agên­cia Brasil e esta edição do Revista Rio, da Rádio Nacional, ambas de 2021. Já a Radioagên­cia Nacional falou sobre como as fave­las movi­men­tam a econo­mia, em reportagem de jul­ho deste ano. A TV Brasil tam­bém desta­cou a efeméride, em edições do Repórter Brasil Tarde (2021) e do Repórter Brasil (2024).

No dia 5 de novem­bro o rompi­men­to da bar­ragem do Fundão, em Mar­i­ana, Minas Gerais, com­ple­ta dez anos. A tragé­dia destru­iu com­ple­ta­mente o dis­tri­to de Ben­to Rodrigues, deixou 18 mor­tos e provo­cou graves danos ambi­en­tais e socioe­conômi­cos. Um ano após o ocor­ri­do, em 2016, a Agên­cia Brasil desta­cou que este foi o maior aci­dente envol­ven­do bar­ra­gens em todo o mun­do, nos últi­mos 100 anos.

Após um proces­so que se arras­tou por quase uma déca­da, este ano os habi­tantes atingi­dos pelo desas­tre começaram a rece­ber ind­eniza­ções e auxílios, como mostra este out­ro tex­to da Agên­cia, esta reportagem da Radioagên­cia Nacional, e esta reportagem do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil.

No dia 5 de novem­bro tam­bém cel­e­bramos o Dia Nacional da Lín­gua Por­tugue­sa. A efeméride, cri­a­da em 2006, hom­e­nageia o nasci­men­to de Ruy Bar­bosa, um dos escritores e int­elec­tu­ais brasileiros mais con­heci­dos do sécu­lo XX.

Agên­cia Brasil e a Radioagên­cia Nacional abor­daram o tema em 2023, desta­can­do que o por­tuguês é a quar­ta lín­gua mais fal­a­da no mun­do. A data tam­bém foi destaque na TV Brasil, nos pro­gra­mas Sem cen­sura, em 2019, e Repórter Brasil, este ano.

Comunicação

Dia Inter­na­cional pelo Fim da Impunidade dos Crimes con­tra Jor­nal­is­tas é uma efeméride cri­a­da pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU), cel­e­bra­da em 2 de novem­bro. O obje­ti­vo é estim­u­lar um ambi­ente seguro para o tra­bal­ho dos profis­sion­ais dos meios de comu­ni­cação.

Agên­cia Brasil desta­cou que 85% dos assas­si­natos de jor­nal­is­tas no mun­do pas­sam impunes, em reportagem de 2024. No cenário brasileiro, a Agên­cia noti­ciou nes­ta reportagem de maio deste ano que o número de agressões caiu, mas segue alto, com 144 casos em 2024. O cresci­men­to dos ataques a profis­sion­ais de impren­sa tam­bém foi tema des­ta reportagem da Radioagên­cia Nacional, veic­u­la­da no ano pas­sa­do.

O radioa­madoris­mo, além de hob­by, é uma ativi­dade de util­i­dade públi­ca. Sabia que muitos radioa­madores desem­pen­ham um impor­tante papel no auxílio em desas­tres, aju­dan­do a Defe­sa Civ­il como vol­un­tários? Para hom­e­nageá-los, 5 de novem­bro é o Dia do Radioa­mador.

Rádio Nacional desta­cou o papel dos radioa­madores no Rádio Memória, em edição de 2021, e no Tarde Nacional Amazô­nia, em 2024. A ativi­dade tam­bém foi abor­da­da pela Radioagên­cia Nacional e pelo jor­nal Repórter Brasil, da TV Brasil, em reportagem de 2022.

Se o radioa­madoris­mo é cel­e­bra­do no dia 5, nada mais lógi­co que comem­o­rar o Dia do Radi­al­ista tam­bém nes­ta sem­ana, no dia 7 de novem­bro. A efeméride é uma hom­e­nagem ao com­pos­i­tor e radi­al­ista Ary Bar­roso, que nasceu nes­ta data, em 1903, como mostra essa reportagem do Repórter Brasil, da TV Brasil, exibi­da em 2015.

Rádio Nacional comem­o­rou o Dia do Radi­al­ista no pro­gra­ma Rádio Memória, em 2021, e no Viva Maria, em 2023.

Rir é o melhor remédio

Final­izamos esta edição falan­do sobre uma das mel­hores coisas da vida: em 6 de novem­bro é comem­o­ra­do o Dia Nacional do Riso. Estu­dos cien­tí­fi­cos já com­pro­varam que rir aumen­ta os hor­mônios lig­a­dos à ale­gria e bem estar, diminui o nív­el de cor­ti­sol – con­heci­do como hor­mônio do estresse – mel­ho­ra a cir­cu­lação san­guínea e até aju­da a aumen­tar a tol­erân­cia à dor.

Ess­es bene­fí­cios foram ressalta­dos pela Rádio Nacional nos pro­gra­mas Viva Maria, em 2023, e no Revista Rio e Tarde Nacional Amazô­nia, ambos veic­u­la­dos em 2024.

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 2 a 8 de novembro de 2025*

Novem­bro de 2025
2/11

Dia Inter­na­cional pelo Fim da Impunidade dos Crimes con­tra Jor­nal­is­tas — data recon­heci­da pela ONU

Dia de Fina­dos — comem­o­ração de seguidores da Igre­ja Católi­ca Apos­tóli­ca Romana e Cristãos de out­ras tradições, que tam­bém é con­heci­da como “Dia dos Mor­tos”. É cel­e­bra­da com feri­ado no Brasil de acor­do com a Lei Nº 10.607 de 19 de dezem­bro de 2002

3/11

Getúlio Var­gas ini­cia o gov­er­no pro­visório no Brasil (95 anos)

Dia Inter­na­cional das Reser­vas da Bios­fera — comem­o­ração insti­tuí­da pela Unesco por ocasião do aniver­sário do lança­men­to do pro­gra­ma Homem e a Bios­fera, que veio a públi­co entre 9 e 19 de novem­bro de 1971, e que está rela­ciona­do com a Rede Mundi­al de Reser­vas da Bios­fera

Apagão no Amapá (5 anos) — explosão segui­da de incên­dio com­pro­m­e­teu os três trans­for­madores na mais impor­tante subestação do esta­do

4/11

Morte do primeiro-min­istro de Israel Yitzhak Rabin (30 anos) — foi assas­si­na­do pelo estu­dante judeu orto­doxo Yigal Amir, mil­i­tante de extrema-dire­i­ta, que se opun­ha às nego­ci­ações com os pales­tini­nos, quan­do par­tic­i­pa­va num comí­cio pela paz na Praça dos Reis

Dia das Fave­las — comem­o­ração de mem­bros da Cen­tral Úni­ca das Fave­las (Cufa), com even­tos em várias local­i­dades do Brasil, que está ofi­cial­iza­da nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Tem por final­i­dade mar­car a data de uma car­ta de 4 de novem­bro de 1900, escri­ta por um del­e­ga­do da 10ª Cir­cun­scrição do Rio de Janeiro, para o então Chefe da Polí­cia, Enéas Galvão, sobre a favela do Mor­ro da Providên­cia. O doc­u­men­to é tido como a 1ª refer­ên­cia doc­u­men­ta­da da história brasileira sobre fave­las

Dia dos Inven­tores

5/11

Nasci­men­to do dra­matur­go e diplo­ma­ta flu­mi­nense Mar­tins Pena (210 anos)

Rompi­men­to de bar­ragem em Ben­to Rodrigues, sub­dis­tri­to do municí­pio de Mar­i­ana, em Minas Gerais, deixan­do 18 mor­tos (10 anos)

Dia da Cul­tura e da Ciên­cia — comem­o­ração do Brasil, cri­a­da pela Lei Nº 5.579, de 19 de maio de 1970, e que tam­bém é con­heci­da como “Dia Nacional da Ciên­cia e Cul­tura Brasileira”

Dia Nacional da Lín­gua Por­tugue­sa — comem­o­ração esta­b­ele­ci­da pela Lei Nº 11.310, de 12 de jun­ho de 2006

Dia Mundi­al da Con­sci­en­ti­za­ção sobre Tsunamis — data recon­heci­da pela ONU

Dia do Radioa­mador

Dia Nacional do Design — comem­o­ração insti­tuí­da pelo Decre­to de 19 de out­ubro de 1998

Primeira trans­mis­são da TV Educa­ti­va (TVE) (50 anos)

6/11

Morte do can­tor, músi­co e sap­ateador gaú­cho Edgard de Almei­da Negrão de Lima, o Bob Lester (10 anos)

Dia Inter­na­cional para a Pre­venção da Explo­ração do Meio Ambi­ente em Tem­pos de Guer­ra e Con­fli­to Arma­do — comem­o­ração insti­tuí­da pela ONU na Res­olução 56/4, de 5 de novem­bro de 2001

Dia Nacional do Riso

Lança­men­to da série fic­cional “Teatro de Mis­tério”, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro (68 anos) — escri­ta por Hélio do Sover­al, trata­va das inves­ti­gações de crimes de assas­si­na­to real­izadas pelo Depar­ta­men­to de Polí­cia Judi­ciária

7/11

Dia do Radi­al­ista

Cri­ação da Com­pan­hia Docas do Esta­do de São Paulo (Code­sp), autori­dade por­tuária de San­tos (45 anos)

Lança­men­to do pro­gra­ma “O Céu do Brasil”, veic­u­la­do na Rádio MEC (47 anos) – tin­ha como obje­ti­vo abor­dar os fenô­menos celestes, de for­ma acessív­el aos ouvintes

8/11

Morte do músi­co e pianista defi­ciente visu­al Sid­ney Marzul­lo ou Sid­ney Souza (20 anos) — fun­dador do Coral com­pos­to por defi­cientes visuais na Ces­granrio, em parce­ria com a União Cegos do Brasil

Nasci­men­to do cardeal e arce­bis­po católi­co flu­mi­nense Eugênio de Araújo Sales (105 anos)

Dia Mundi­al do Urban­is­mo — comem­o­ração inter­na­cional, mais tarde ofi­cial­iza­da no Brasil como “Dia Nacional do Urban­is­mo”. Cri­a­da no “Con­gres­so de Besançon” de 1935 na França

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos à cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected].

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d