...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília

Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília

Na decisão, Moraes diz que reunião programada poderia causar tumulto

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 22/11/2025 — 07:52
Rio de Janeiro
Brasília (DF) 14/09/2025 O ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de seu filho, Jair Renan, deixa hospital sob forte esquema de segurança, após passar por procedimentos. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

O ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro foi pre­so na man­hã deste sába­do (22). Em nota, a Polí­cia Fed­er­al infor­mou que cumpriu um man­da­do de prisão pre­ven­ti­va em cumpri­men­to a decisão do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF).

Nes­ta sex­ta-feira (21) o senador Flávio Bol­sonaro (PL) con­vo­cou, pelas redes soci­ais uma vigília de orações próx­i­ma à casa onde Bol­sonaro cumpre prisão domi­cil­iar des­de o dia 4 de agos­to.  

Na decisão, o min­istro Alexan­dre de Moraes diz que a reunião pode­ria causar tumul­to e até mes­mo facil­i­tar “even­tu­al ten­ta­ti­va de fuga do réu”.

Moraes tam­bém deter­mi­na que seja real­iza­da, neste domin­go (23), audiên­cia de custó­dia, por video­con­fer­ên­cia, na Super­in­tendên­cia Region­al da Polí­cia Fed­er­al no Dis­tri­to Fed­er­al, além da disponi­bi­liza­ção de atendi­men­to médi­co em tem­po inte­gral ao réu.

A decisão diz ain­da que todas as vis­i­tas dev­erão ser pre­vi­a­mente autor­izadas pelo STF, com exceção da dos advo­ga­dos e da equipe médi­ca que acom­pan­ha o trata­men­to de saúde do réu.

Tam­bém nes­ta sex­ta, a defe­sa de Jair Bol­sonaro pediu ao min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), a con­cessão de prisão domi­cil­iar human­itária ao ex-pres­i­dente.

Segun­do os advo­ga­dos, Bol­sonaro tem doenças per­ma­nentes, que deman­dam “acom­pan­hamen­to médi­co inten­so” e, por esse moti­vo, o ex-pres­i­dente deve con­tin­uar em prisão domi­cil­iar. O pedi­do da defe­sa pre­tende evi­tar que Bol­sonaro seja lev­a­do para o presí­dio da Papu­da, em Brasília.

Con­de­na­do a 27 anos e três meses de prisão na ação penal do Núcleo 1 da tra­ma golpista, Bol­sonaro e os demais réus podem ter as penas exe­cu­tadas nas próx­i­mas sem­anas.

Bol­sonaro cumpre prisão domi­cil­iar des­de 4 de agos­to, deter­mi­na­da após o des­cumpri­men­to de medi­das caute­lares já fix­adas pelo STF. Ele esta­va usan­do tornozeleira eletrôni­ca e proibido de aces­sar embaix­adas e con­sula­dos, de man­ter con­ta­to com embaix­adores e autori­dades estrangeiras e de uti­lizar redes soci­ais, dire­ta ou indi­re­ta­mente, inclu­sive por inter­mé­dio de ter­ceiros.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d