...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Mulher / SP inicia vacinação de grávidas contra vírus sincicial respiratório

SP inicia vacinação de grávidas contra vírus sincicial respiratório

Imunização oferece proteção imediata aos recém-nascidos

Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 06/12/2025 — 11:40
São Paulo
Brasília (DF), 02/12/2025 - Chegada de Vacinas para Bronquiolite (VSR). Fotos: João Risi/MS
Repro­dução: © João Risi/MS

A par­tir deste sába­do (6), as ges­tantes a par­tir da 28ª sem­ana de ges­tação terão aces­so à vaci­na con­tra o vírus sin­ci­cial res­pi­ratório (VSR). A vaci­na previne infecções graves cau­sadas pelo VSR em bebês menores de seis meses de idade.

O vírus é respon­sáv­el por cer­ca de 75% dos casos de bron­quio­lite e 40% dos casos de pneu­mo­nia em cri­anças menores de dois anos. A vaci­na ofer­ece pro­teção ime­di­a­ta aos recém-nasci­dos, reduzin­do hos­pi­tal­iza­ções. Não há restrição de idade para a mãe. A recomen­dação é tomar dose úni­ca a cada nova ges­tação.

Segun­do a prefeitu­ra, aos sába­dos, o serviço de vaci­nação acon­tece nas Assistên­cias Médi­cas Ambu­la­to­ri­ais (AMAs)/Unidades Bási­cas de Saúde (UBSs) Integradas, das 7h às 19h. De segun­da a sex­ta-feira, a imu­niza­ção pode ser toma­da nas UBSs, das 7h às 19h. Para se vaci­nar, a ges­tante pre­cisa estar com um doc­u­men­to de iden­ti­fi­cação e com­pro­vante de 28 sem­anas de ges­tação.

Para facil­i­tar o aces­so da pop­u­lação, a disponi­bil­i­dade da vaci­na pode ser con­sul­ta­da pelo site Olho na Fila. A local­iza­ção dos equipa­men­tos da rede munic­i­pal pode ser con­sul­ta­da na platafor­ma Bus­ca Saúde.

“A imple­men­tação dessa vaci­na é muito impor­tante para a saúde dos bebês menores de seis meses. Vaci­nar a ges­tante garante a pro­teção dos recém-nasci­dos nos primeiros meses de vida, quan­do são mais vul­neráveis e podem desen­volver for­mas graves da doença”, afir­mou a coor­de­nado­ra de Vig­ilân­cia em Saúde, Mar­i­ana Araújo.

A prefeitu­ra de São Paulo aler­ta ain­da que, com a chega­da das dos­es da VSR, que na rede pri­va­da pode cus­tar até R$ 1,5 mil, é impor­tante tam­bém atu­alizar a situ­ação vaci­nal das ges­tantes, incluin­do influen­za e covid-19, já que a vaci­na con­tra o VSR pode ser admin­istra­da simul­tane­a­mente a ess­es imu­nizantes.

De acor­do com o Min­istério da Saúde, a vaci­nação mater­na demon­strou uma eficá­cia de 81,8% na pre­venção de doenças res­pi­ratórias graves cau­sadas pelo VSR nos bebês durante os primeiros 90 dias após o nasci­men­to.

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d