...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Tempestades severas ameaçam MS, PR e SC com granizo e rajadas de vento

Tempestades severas ameaçam MS, PR e SC com granizo e rajadas de vento

Chuvas e descargas elétricas podem ocorrer em curtos períodos

Fabío­la Sin­im­bú* — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/12/2025 — 11:04
 — Atu­al­iza­do em 12/12/2025 — 11:49
Brasília
São Paulo (SP), 30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) pub­li­cou, nes­ta sex­ta-feira (12), um aler­ta ver­mel­ho de tem­pes­tade e ven­tos que podem atin­gir até 100 quilômet­ros por hora (Km/h) para uma região que abrange o Sudoeste do Mato Grosso do Sul, pas­san­do por toda exten­são oeste do Paraná e San­ta Cata­ri­na. A região tam­bém poderá ser atingi­da por chu­vas de grani­zo.

Segun­do o aler­ta, os três esta­dos serão os mais atingi­dos pela com­bi­nação de uma frente fria com alta umi­dade, que man­tém o risco de tem­pes­tades sev­eras tam­bém em out­ros esta­dos como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

De acor­do com nota divul­ga­da pelo Min­istério da Inte­gração e do Desen­volvi­men­to Region­al, “diante do cenário, o Cen­tro Nacional de Geren­ci­a­men­to de Riscos e Desas­tres (Cenad), da Defe­sa Civ­il Nacional, seguirá acom­pan­han­do a pre­visão e apoian­do os esta­dos em risco”.

Para ampli­ar a pro­teção, o órgão ori­en­ta que a pop­u­lação faça uso e fique aten­ta aos avi­sos do sis­tema Defe­sa Civ­il Aler­ta, que emite men­sagens de tex­to e alarmes sonoros para celu­lares em áreas de risco ele­va­do.

De for­ma gra­tui­ta e sem a neces­si­dade de cadas­tro prévio, são envi­adas ori­en­tações sobre como pro­ced­er de acor­do com o tipo de risco imi­nente na região.

Para o coor­de­nador-ger­al de Mon­i­tora­men­to e Aler­ta do Cenad, Tia­go Moli­na Schnorr, nes­ta sex­ta-feira as chu­vas podem ocor­rer em cur­tos perío­dos, acom­pan­hadas de rajadas de ven­to, descar­gas elétri­c­as e grani­zo, aumen­tan­do o risco de alaga­men­tos, enx­ur­radas, que­da de árvores e danos à rede elétri­ca.

O aler­ta deve per­manecer no sába­do (13) e no domin­go (14). Podem ocor­rer pan­cadas de chu­vas, em espe­cial na Região Ser­rana do Rio de Janeiro, cen­tro-sul de São Paulo, zona da mata e sul de Minas Gerais, além do sudoeste de Mato Grosso do Sul.

 

*Títu­lo atu­al­iza­do às 11h49

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d