...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Política / Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Presidente comemora saída de ministro da lista da Lei Magnitsky

Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/12/2025 — 20:21
São Paulo
12/12/2025 - São Paulo - O presidente Lula, participa do lançamento do SBT News. Foto: Frame/ Canal GOV
Repro­dução: © Frame/ Canal GOV

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va comen­tou nes­ta sex­ta-feira (12), em São Paulo, a decisão do gov­er­no norte-amer­i­cano de reti­rar o min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) Alexan­dre de Moraes e sua esposa, Viviane, da lista de san­ciona­dos pela Lei Mag­nit­sky. Para Lula, a apli­cação da lei era injus­ta e a decisão do pres­i­dente dos Esta­dos Unidos, Don­ald Trump, de reti­rar as sanções ao min­istro do Supre­mo “é bom para o Brasil e para a democ­ra­cia brasileira”.

“O Sil­vio San­tos faria 95 anos [hoje] e o Alexan­dre de Moraes faz 57 aman­hã. E eu trans­mi­to de pre­sente para ele o recon­hec­i­men­to de que não era jus­to um pres­i­dente de um out­ro país punir o min­istro da Supre­ma Corte brasileira só porque esta­va cumprindo a Con­sti­tu­ição brasileira”, disse Lula durante um even­to no SBT, na cap­i­tal paulista.

“E eu fiquei muito feliz com o fato e esse recon­hec­i­men­to, mas ain­da fal­tam mais pes­soas [para serem reti­radas da apli­cação da lei] porque não é pos­sív­el admi­tir que um pres­i­dente de um país pos­sa punir com as leis dele autori­dades de out­ro país que estão exercendo a democ­ra­cia. Por­tan­to, a tua vitória [Alexan­dre de Moraes] é a vitória da democ­ra­cia brasileira”, acres­cen­tou o pres­i­dente.

A Lei Mag­nit­sky é apli­ca­da pelo gov­er­no norte-amer­i­cano como sanções a estrangeiros. O min­istro Alexan­dre de Moraes foi incluí­do na lista de punidos em jul­ho deste ano.

Mais cedo, Alexan­dre de Moraes tam­bém comen­tou sobre a decisão norte-amer­i­cana. “A ver­dade prevale­ceu. E nós podemos diz­er com sat­is­fação e com humil­dade, que foi uma tripla vitória. Primeiro a vitória do Judi­ciário brasileiro, que não se ver­gou a ameaças, a coações e não se ver­gará e con­tin­u­ou com impar­cial­i­dade, seriedade e cor­agem. Tam­bém é a vitória da sobera­nia nacional. O pres­i­dente Lula, des­de o primeiro momen­to, disse que o país não iria admi­tir qual­quer invasão na sobera­nia brasileira. E mais do que tudo isso, foi a vitória da democ­ra­cia”, afir­mou Moraes.

Lula par­ticipou nes­ta sex­ta-feira da cer­imô­nia de inau­gu­ração do canal SBT News, que estreia na próx­i­ma segun­da-feira (15). A cer­imô­nia de inau­gu­ração ocor­reu no mes­mo dia em que o fun­dador do SBT, o ex-apre­sen­ta­dor Sil­vio San­tos, mor­to no ano pas­sa­do, com­ple­taria 95 anos de idade.

Durante o even­to, o pres­i­dente tam­bém falou sobre a importân­cia de uma impren­sa livre para a democ­ra­cia brasileira.

“Um jor­nal­ista não existe para jul­gar. Quem jul­ga é um juiz. O jor­nal­ista existe para infor­mar e infor­mar com base na ver­dade. Doa a quem doer. E falo isso com mui­ta autori­dade, porque com­pletei 80 anos no dia 27 de out­ubro, sobre­viven­do pelo ter­ceiro manda­to e nun­ca liguei para um jor­nal­ista, para um dono de tele­visão ou para um dono de jor­nal para pedir que não pub­li­cas­se tal matéria con­tra o gov­er­no. A impren­sa só é útil se ela for livre. Se ela for par­tidária ou se ela for ide­ol­o­giza­da, ela não cumpre com papel de bem infor­mar a sociedade”, afir­mou.

Tam­bém estiver­am pre­sentes ao even­to a primeira-dama Jan­ja Lula da Sil­va; o vice-pres­i­dente da Repúbli­ca, Ger­al­do Alck­min; os min­istros Fer­nan­do Had­dad (Fazen­da); Sidônio Pereira (Comu­ni­cação Social); Fred­eri­co Siqueira (Comu­ni­cações) e Ricar­do Lewandows­ki (Justiça e Segu­rança Públi­ca); os min­istros do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al Gilmar Mendes e Alexan­dre de Moraes; o gov­er­nador de São Paulo, Tar­cí­sio de Fre­itas; o prefeito de São Paulo, Ricar­do Nunes; e o pres­i­dente da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), André Bas­baum.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d