...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã

Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã

Moradores ainda enfrentam falta de energia em São Paulo

Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 13/12/2025 — 13:01
São Paulo
Funcionários da Enel fazem manutenção em poste de energia elétrica no bairro de Pinheiros.
Repo­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Des­de a pas­sagem de um ciclone extra­t­rop­i­cal que provo­cou ven­tos fortes e muitos estra­gos pelo ter­ritório paulista, mais de 417 mil moradores da Grande São Paulo con­tin­u­am enfrentan­do fal­ta de ener­gia. Este é o caso, por exem­p­lo, da roteirista Eri­ca Chaves, morado­ra do Butan­tã, na cap­i­tal paulista. Ela está sem luz des­de as 12h de quar­ta-feira (10).

Na últi­ma quin­ta-feira (11) ela con­ver­sou com a reportagem da Agên­cia Brasil e rela­tou que esta­va chegan­do em casa, do mer­ca­do, quan­do desco­briu que sua casa esta­va sem luz.

“A primeira coisa que eu enfrentei foi o prob­le­ma de chegar aqui em casa, com as com­pras do mer­ca­do e encon­trá-la sem luz. Algu­mas coisas a gente con­seguiu levar para a casa de uma viz­in­ha para botar no con­ge­lador, que eram comi­das que tem uma rep­re­sen­ta­tivi­dade afe­ti­va para a gente, que a gente trouxe de uma viagem e a gente deixou no con­ge­lador para ir comen­do aos poucos. Essas ai a gente deixou na casa de uma ami­ga, no con­ge­lador dela”, rela­tou. “O resto a gente está admin­is­tran­do aqui, algu­mas coisas já joguei fora porque não dava mais”.

Nes­ta man­hã de sába­do (13), ela voltou a con­ver­sar com a Agên­cia Brasil e rela­tou que sua situ­ação per­manece inal­ter­a­da des­de então. A fal­ta de ener­gia tam­bém tem feito ela econ­o­mizar o uso do celu­lar, para econ­o­mizar inter­net e não ficar sem bate­ria.

“O meu pai está inter­na­do no hos­pi­tal e graças a Deus tem ener­gia no hos­pi­tal onde ele está. Mas assim, eu estou econ­o­mizan­do a inter­net e entran­do de hora em hora na inter­net para econ­o­mizar bate­ria e poder ter notí­cias dele”, con­tou. “Avi­sei a família e falei: ‘Olha, eu estou sem inter­net para econ­o­mizar para ter mais tem­po, mas o tele­fone está nor­mal e fun­cio­nan­do. Então me ligue para um tele­fone nor­mal para qual­quer emergên­cia.”

Na região do Bix­i­ga, no cen­tro da cap­i­tal paulista, moradores fiz­er­am um protesto na noite de ontem (12) con­tra fal­ta de ener­gia.

“Quer­e­mos luz”, gri­taram os moradores da região. Na man­hã de hoje, eles ain­da sofri­am com o prob­le­ma. “Ain­da estou sem ener­gia e sem luz”, rela­tou uma morado­ra do bair­ro à reportagem.

Segun­do ela, o seu con­domínio todo per­manece sem ener­gia e os idosos que vivem no local estão sofren­do para subir escadas e enfrentan­do difi­cul­dades para tomar ban­ho, se ali­men­tar e tomar seus medica­men­tos.

Já na Pom­peia, na zona oeste da cap­i­tal, um protesto esta­va mar­ca­do para ocor­rer no iní­cio da tarde de hoje. Mas a luz, rela­tou uma morado­ra à reportagem, acabou voltan­do na região há pouco mais de uma hora.

Na man­hã deste sába­do, a Enel, com­pan­hia respon­sáv­el pelo abastec­i­men­to de ener­gia na Grande São Paulo, infor­mou que “mobi­li­zou um número recorde de equipes em cam­po” des­de a últi­ma quar­ta-feira e que a pre­visão é de con­seguir resta­b­ele­cer a ener­gia para todos os seus clientes até aman­hã.

“A dis­tribuido­ra está tra­bal­han­do para resta­b­ele­cer o serviço e nor­malizar o fornec­i­men­to aos con­sum­i­dores atingi­dos pelo even­to mete­o­rológi­co dos dias 10 e 11 de dezem­bro até o fim do dia de aman­hã”, diz a nota da com­pan­hia.

Segun­do a Enel, a fal­ta de ener­gia foi provo­ca­da por “condições mete­o­rológ­i­cas adver­sas”, que “impactaram sig­ni­fica­ti­va­mente as oper­ações de resta­b­elec­i­men­to, pois as rajadas con­tínuas causaram novas inter­rupções enquan­to as equipes tra­bal­havam para reli­gar os clientes”.

Na noite de ontem (12), a Justiça de São Paulo aca­tou deter­mi­nação do Min­istério Públi­co SP e da Defen­so­ria Públi­ca e deter­mi­nou que a Enel resta­beleça a ener­gia elétri­ca em até 12 horas. Caso isso não acon­teça, a con­ces­sionária será mul­ta­da em R$ 200 mil por hora. Em respos­ta, a Enel afir­mou que “não foi inti­ma­da da decisão [da Justiça] e segue tra­bal­han­do de maneira inin­ter­rup­ta para resta­b­ele­cer o fornec­i­men­to de ener­gia ao restante da pop­u­lação que foi afe­ta­da pelo even­to climáti­co.”

Morado­ra da rua Major Dio­go, no Bix­i­ga, a assis­tente com­er­cial Beat­riz Cav­al­cante, 31 anos, rela­tou à Agên­cia Brasil que está sem ener­gia des­de as 15h da últi­ma quar­ta-feira.

“Não vimos nen­hum cam­in­hão da Enel por aqui. É um aparta­men­to no oita­vo andar, então estou subindo e descen­do oito andares, todos os dias. Tem sido hor­rív­el, um pesade­lo”, disse ela.

“Ontem fize­mos uma man­i­fes­tação, mas até ago­ra nada da Enel. Hoje de man­hã acordei e liguei para eles e eles não der­am nen­hu­ma pre­visão [de retorno da ener­gia]. Dis­ser­am que não pode­ri­am dar pra­zo, mas que estavam na rua resol­ven­do [o prob­le­ma. São respostas automáti­cas. Não vemos nen­hu­ma movi­men­tação do lado deles”, rela­tou.

“Estou muito revolta­da com essa situ­ação. É inad­mis­sív­el as pes­soas ficarem tan­to tem­po sem o bási­co para sobre­viv­er, que são a água e ener­gia, dire­itos con­sti­tu­cionais. A gente paga por isso, não é um serviço gra­tu­ito e nem bara­to”, com­ple­tou.

Segun­do expli­cou, essa situ­ação afe­ta tam­bém seus viz­in­hos e quem mais sofre são os idosos.

“Têm idosos no meu con­domínio rela­tan­do que não con­seguem sair de casa, não con­seguem se loco­mover. Têm idosos aqui sem tomar ban­ho e que perder­am seus medica­men­tos, que ficam na geladeira e pre­cisa de refrig­er­ação. E tem mui­ta gente aqui que perdeu comi­da, carnes, fru­tas e legumes. Eu sou uma delas tam­bém. E per­di tam­bém meu dia de tra­bal­ho porque tra­bal­ho de casa e eu esta­va sem luz. Tive que me deslo­car para a min­ha mãe para poder tra­bal­har”, falou Beat­riz.

* Matéria alter­a­da às 15h53min. para acrésci­mo de infor­mações.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d