...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

Defesa terá de informar data prevista do procedimento

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 19/12/2025 — 20:24
Brasília
Brasília (DF), 20/05/2025 - Ministro Alexandre de Moraes participa da Primeira Turma do STF que julga denúncia sobre o núcleo 3 da PET 12.100. Foto: Rosinei Coutinho/STF
Repro­dução: © Rosinei Coutinho/STF

O min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), autor­i­zou nes­ta sex­ta-feira (12) o ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro a deixar a prisão para realizar uma cirur­gia no Hos­pi­tal DF Star, em Brasília.A saí­da não será ime­di­a­ta. A defe­sa do ex-pres­i­dente dev­erá infor­mar a data pre­vista para o procedimento.Bolsonaro está pre­so na Super­in­tendên­cia da Polí­cia Fed­er­al (PF), onde cumpre pena defin­i­ti­va de 27 anos e três meses de prisão pela con­de­nação na ação penal da tra­ma golpista.

A autor­iza­ção foi con­ce­di­da pelo min­istro após lau­do da PF con­fir­mar que o ex-pres­i­dente é por­ta­dor de hér­nia inguinal bilat­er­al e neces­si­ta de uma cirur­gia “o mais rápi­do pos­sív­el.

A perí­cia foi real­iza­da, na quar­ta-feira (17), na sede do Insti­tu­to Nacional de Crim­i­nalís­ti­ca, em Brasília. O pro­ced­i­men­to foi deter­mi­na­do pelo min­istro após a defe­sa pedir autor­iza­ção para a cirur­gia e solic­i­tar prisão domi­cil­iar em razão do esta­do de saúde.

Prisão domiciliar

Na mes­ma decisão, Moraes negou novo pedi­do de prisão domi­cil­iar a Bol­sonaro.

O min­istro disse que o ex-pres­i­dente pode rece­ber atendi­men­to médi­co par­tic­u­lar sem autor­iza­ção judi­cial e há uma equipe da PF para atendê-lo em caso de emergên­cia.

“O réu está cus­to­di­a­do em local de abso­lu­ta prox­im­i­dade com o hos­pi­tal par­tic­u­lar onde real­iza atendi­men­tos emer­gen­ci­ais de saúde — mais próx­i­mo, inclu­sive, do que o seu endereço res­i­den­cial — de modo que não há qual­quer pre­juí­zo em caso de even­tu­al neces­si­dade de deslo­ca­men­to de emergên­cia”, disse Moraes.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d