...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Natal tem sol forte e calor de até 40°C no Rio de Janeiro

Natal tem sol forte e calor de até 40°C no Rio de Janeiro

Capital entra em nível 3 de calor e estado emite alerta à população

Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/12/2025 — 14:47
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ) 25/01/2025 – Frequentadores se refrescam na Praia do Flamengo durante semana com alerta de calor extremo. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

A quin­ta-feira de Natal (25) é de sol e calor forte na cidade do Rio de Janeiro. Segun­do o Sis­tema Aler­ta Rio, a pre­visão para todo o dia é céu claro a par­cial­mente nubla­do, sem ocor­rên­cia de chu­va e com tem­per­atu­ra máx­i­ma poden­do chegar a 40°C. Os ven­tos devem soprar de fra­cos a mod­er­a­dos ao lon­go do dia.

Ain­da na véspera de Natal, às 15h50 des­ta quar­ta-feira (24), a cap­i­tal flu­mi­nense atingiu o ter­ceiro nív­el do Pro­to­co­lo de Calor (Calor 3). Esse está­gio é car­ac­ter­i­za­do por índices ele­va­dos de calor, entre 36°C e 40°C, com pre­visão de per­manên­cia ou aumen­to por pelo menos três dias con­sec­u­tivos. O nív­el ante­cede os dois está­gios con­sid­er­a­dos mais críti­cos, o que reforça a neces­si­dade de cuida­dos redo­bra­dos.

A pre­visão para os próx­i­mos dias indi­ca a manutenção desse quadro. Entre sex­ta-feira (26) e segun­da-feira (29), o Rio deve seguir com céu claro a par­cial­mente nubla­do, sem chu­va, ven­tos fra­cos a mod­er­a­dos e tem­per­at­uras ele­vadas.

O Aler­ta Rio e a Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde recomen­dam medi­das sim­ples para min­i­mizar os efeitos do calor, como beber bas­tante água, usar roupas leves, man­ter os ambi­entes ven­ti­la­dos, faz­er refeições leves, uti­lizar pro­te­tor solar e evi­tar ativi­dades físi­cas ao ar livre entre 10h e 16h.

Saúde

A Sec­re­taria de Esta­do de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) emi­tiu um aler­ta para os 92 municí­pios flu­mi­nens­es sobre o iní­cio de um perío­do de calor exces­si­vo a par­tir do Natal. De acor­do com o Cen­tro de Infor­mações Estratég­i­cas de Vig­ilân­cia em Saúde (CIEVS/SES-RJ), 22 municí­pios devem enfrentar exces­so de calor no dia 25, em níveis que vari­am de leve a extremo. A cap­i­tal está clas­si­fi­ca­da como nív­el severo.

Entre os municí­pios com pre­visão de calor extremo estão Itab­o­raí, Itaguaí, Japeri, Mesqui­ta, Niterói, Para­cam­bi, Piraí, Queima­dos, São Gonça­lo e Seropédi­ca. Já Nova Iguaçu, Bar­ra do Piraí, Belford Roxo, Mar­icá, Rio de Janeiro, Saquare­ma e Tan­guá devem enfrentar calor severo. Ararua­ma, Guapimir­im, Pin­heiral, Rio Boni­to e Vol­ta Redon­da apare­cem na cat­e­go­ria de calor leve.

“Este aler­ta serve para que os municí­pios se pre­parem e ofer­eçam pon­tos públi­cos de hidratação e refú­gios tér­mi­cos para cuidar da saúde da pop­u­lação. Nota­mos um aumen­to na fre­quên­cia de prob­le­mas car­dio­vas­cu­lares durante ess­es perío­dos, por­tan­to, o cuida­do deve ser redo­bra­do”, disse a secretária de Esta­do de Saúde, Clau­dia Mel­lo.

Segun­do a SES-RJ, gru­pos como idosos, cri­anças, pes­soas aca­madas e tra­bal­hadores expos­tos ao sol estão entre os mais vul­neráveis aos efeitos do calor pro­lon­ga­do. As Unidades de Pron­to Atendi­men­to (UPAs) estad­u­ais fun­cionam como pon­tos públi­cos de hidratação durante todo o ano.

A sec­re­taria reforça que o risco é cal­cu­la­do com base na com­para­ção das tem­per­at­uras atu­ais com as máx­i­mas dos últi­mos 30 anos, além da avali­ação de madru­gadas mais quentes, que reduzem a capaci­dade de adap­tação do cor­po humano.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d