...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / PM terá câmeras de reconhecimento facial no réveillon do Rio

PM terá câmeras de reconhecimento facial no réveillon do Rio

Meta é aumentar sistemas de segurança na virada do ano

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 30/12/2025 — 07:18
Rio de Janeiro
Segurança no Réveillon do Rio de Janeiro. Foto: Gov. RJ/Divulgação
Repro­dução: © Gov. RJ/Divulgação

Durante o réveil­lon no Rio de Janeiro, a Polí­cia Mil­i­tar terá 300 car­ros equipa­dos com kits de câmeras capazes de realizar, de for­ma simultânea, recon­hec­i­men­to facial e leitu­ra automáti­ca de pla­cas.

As equipes atu­arão em Copaca­bana, Bar­ra da Tiju­ca e Niterói, cir­cu­lan­do por toda a orla. A meta da nova tec­nolo­gia é iden­ti­ficar veícu­los fur­ta­dos e rou­ba­dos, localizar crim­i­nosos com man­da­do de prisão em aber­to e dar mais agili­dade às abor­da­gens poli­ci­ais.

A pra­ia de Copaca­bana – a mais procu­ra­da na noite  do próx­i­mo dia 31 — será divi­di­da em cin­co setores, visan­do ampli­ar as ações de segu­rança. Poli­ci­ais do Batal­hão de Ron­das Espe­ci­ais e Con­t­role de Mul­ti­dão (Recom) tam­bém estarão na orla, orga­ni­za­dos em gru­pos de 20 agentes, garan­ti­n­do a segu­rança das comem­o­rações da vira­da do ano.

“A tec­nolo­gia embar­ca­da rep­re­sen­ta um avanço sig­ni­fica­ti­vo no poli­ci­a­men­to pre­ven­ti­vo. Com o recon­hec­i­men­to facial e a leitu­ra automáti­ca de pla­cas, con­seguimos iden­ti­ficar sus­peitos, veícu­los rou­ba­dos e agir com mais rapi­dez e pre­cisão, amplian­do a segu­rança da pop­u­lação durante o réveil­lon”, expli­ca o secretário de Polí­cia Mil­i­tar, Marce­lo de Menezes.

O esque­ma tam­bém con­tará com 17 pon­tos de revista em Copaca­bana, com detec­tores de metais evi­tan­do a entra­da de armas, mate­ri­ais per­furo­cor­tantes ou qual­quer out­ro obje­to perigoso.

O poli­ci­a­men­to será reforça­do com 78 tor­res de obser­vação dis­tribuí­das pelo can­teiro cen­tral, calçadão, espel­ho d’água e entorno dos três pal­cos, 70 pon­tos de basea­men­to de viat­uras e um helicóptero do Gru­pa­men­to Aeromóv­el (GAM).

Integração entre tecnologias

As viat­uras oper­am de for­ma integra­da às câmeras conec­tadas ao Cen­tro Inte­gra­do de Coman­do e Con­t­role (CICC), per­mitin­do que aler­tas sejam acom­pan­hados simul­tane­a­mente pelas equipes em cam­po e pelas salas de mon­i­tora­men­to.

Durante as ações, os cam­in­hões de coman­do dos Cen­tros Inte­gra­dos Móveis tam­bém terão aces­so a todo o ecos­sis­tema tec­nológi­co disponív­el, incluin­do ima­gens de câmeras cor­po­rais (body­cams), câmeras embar­cadas em viat­uras, câmeras urbanas, leitores de pla­cas e ima­gens cap­tadas por drones em tem­po real. A inte­gração dessas fer­ra­men­tas amplia a capaci­dade de coor­de­nação, análise e toma­da de decisão nas áreas de atu­ação.

Bombeiros

Ao todo, 1.500 bombeiros mil­itares estarão empen­hados nas oper­ações em todo o Esta­do do Rio. Serão empre­gadas 360 viat­uras de sal­va­men­to, com­bate a incên­dio, ambulân­cias, moto­ci­cle­tas, pick­ups, escadas e platafor­mas mecâni­cas, além de viat­uras de abastec­i­men­to. E 250 embar­cações tam­bém serão uti­lizadas, incluin­do bar­cos de alumínio, lan­chas, motos aquáti­cas e embar­cações infláveis avançadas e de res­gate. Três aeron­aves estarão posi­cionadas em pon­tos estratégi­cos para aux­il­iar nas ações de res­gate.

Em Copaca­bana, a oper­ação con­tará com 170 bombeiros mil­itares. Serão seis gru­pos de inter­venção ráp­i­da — qua­tro ter­restres e dois marí­ti­mos — além de 20 pos­tos de guar­da-vidas ati­va­dos ao lon­go da orla, com 77 guar­da-vidas.

As equipes de com­bate a incên­dio, socor­ro marí­ti­mo, sal­va­men­to e atendi­men­to pré-hos­pi­ta­lar estarão posi­cionadas estrate­gi­ca­mente nas prin­ci­pais áreas de con­cen­tração de públi­co. Médi­cos tam­bém vão trip­u­lar motos aquáti­cas, garan­ti­n­do atendi­men­to mais ágil durante a vira­da do ano.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d