...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / Sesc Verão começa em São Paulo com mais de mil atividades esportivas

Sesc Verão começa em São Paulo com mais de mil atividades esportivas

Atleta paralímpico Gabrielzinho é dos participantes do evento

Lety­cia Bond — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 05/01/2026 — 08:22
São Paulo
Gabrielzinho quebra recorde mundial na prova dos 50m borboleta classe S2,
Repro­dução: © Pietro Rizzato/WPS Italy

A 31ª edição do Sesc Verão reúne mais de 1,1 mil ativi­dades sob o lema de Esporte é Movi­men­to começou, no sába­do (3), em todo o esta­do de São Paulo. Até mea­d­os de fevereiro, cri­anças, jovens e adul­tos poderão par­tic­i­par de jogos, treinos, ofic­i­nas e vivên­cias de modal­i­dades esporti­vas já con­sol­i­dadas e out­ras menos con­heci­das, como o touch tênis, o raque­thlon, o pick­le­ball, flag foot­ball, o lacrosse, bas­tante prat­i­ca­do entre indí­ge­nas da Améri­ca do Norte, o ciclis­mo BMX e a escal­a­da Boul­der, prat­i­ca­da com deslo­ca­men­tos hor­i­zon­tais, em vez de ver­ti­cais, e com peque­nas for­mações rochosas ou em pare­des arti­fi­ci­ais.

Extra­muros em relação às 43 unidades do Sesc SP, a pro­gra­mação ocorre em locais aber­tos ao públi­co que vai além da rede de usuários cre­den­ci­a­dos. O megaeven­to visa asse­gu­rar fruição ao maior número de pes­soas pos­sív­el, abrangen­do encon­tros com atle­tas olímpi­cos e par­alímpi­cos.

Gabrielzinho

Sesc Verão: Gabriel Ger­al­do dos San­tos, mais con­heci­do como Gabrielz­in­ho, atle­ta par­alímpi­co recordista mundi­al na pro­va dos 50m bor­bo­le­ta classe S2, é dos par­tic­i­pantes do even­to– Mar­cel­lo Zambrana/CPB/Direitos Reser­va­dos

Ao lado do Vale do Anhangabaú e da Praça da Sé, endereços que geral­mente fun­cionam como espaços de difusão das artes ago­ra gan­ham mais uma final­i­dade, com a ini­cia­ti­va. No The­atro Munic­i­pal, o nadador par­alímpi­co Gabriel Ger­al­do dos San­tos Araújo, mais con­heci­do como Gabrielz­in­ho, com­par­til­hará, na próx­i­ma quin­ta-feira (8), sua roti­na de treina­men­tos, apri­mora­men­to de téc­ni­cas e sua tra­jetória até a profis­sion­al­iza­ção, abor­dan­do princí­pios como a aces­si­bil­i­dade no esporte. Nasci­do com focomelia, condição de mal­for­mação de braços e per­nas, o mineiro teve seu primeiro con­ta­to com a natação ain­da na esco­la, incen­ti­va­do por um pro­fes­sor de edu­cação físi­ca, e já con­quis­tou cin­co medal­has de ouro e uma de pra­ta nos Jogos Par­alímpi­cos.

Esgrima

Entre os dias 13 e 17 de janeiro, o Museu Cataven­to, de ciên­cias e tec­nolo­gia, tam­bém muda um pouco de feições, tro­can­do o mun­do da físi­ca dos plan­e­tas pelo das armas. Nesse perío­do, a insti­tu­ição muse­al recebe vis­i­tantes que queiram con­hecer mais de per­to a esgri­ma, esporte olímpi­co em que os opo­nentes se enfrentam com uma espa­da, um flo­rete ou um sabre. Emb­o­ra a modal­i­dade ten­ha sido incor­po­ra­da ao cotid­i­ano mil­i­tar e trans­for­ma­da em esporte nos sécu­los 14 ou 15, na Ale­man­ha e na Itália, lutas semel­hantes já eram reg­istradas na África, mais especi­fi­ca­mente, no Egi­to Anti­go, muito antes, em 1190 a.C.

Na lista de esportis­tas que rep­re­sen­tam ou rep­re­sen­taram o Brasil nos Jogos Par­alímpi­cos, estão Petrú­cio Fer­reira e Verôni­ca Hipól­i­to (atletismo par­alímpi­co); Amor­in­ha, Felipe Nunes e Íta­lo Romano e Ceguin­ho SK8 (skate par­alímpi­co); Alana Mal­don­a­do (judô par­alímpi­co); Gabrielz­in­ho e Maria Car­oli­na San­ti­a­go (natação par­alímpi­ca); Bruna Alexan­dre, Danielle Rauen e Jen­nyfer Pari­nos, Mar­liane San­tos e Cadu Moraes (tênis de mesa par­alímpi­co); e Mau­rí­cio Pomme (tênis par­alímpi­co). Os paulis­tas tam­bém poderão aproveitar para saber mais sobre a história de atle­tas profis­sion­ais de cat­e­go­rias não tão comuns, como arremes­so de peso par­alímpi­co e o salto em dis­tân­cia par­alímpi­co, esportes de Beth Gomes e Sil­vâ­nia Cos­ta, respec­ti­va­mente.

Nat­ur­al de San­tos, Beth Gomes tem uma biografia sin­gu­lar, mar­ca­da pela firmeza. Ela joga­va vôlei em 1993, quan­do foi diag­nos­ti­ca­da com escle­rose múlti­pla, doença sem cura que faz com que o sis­tema imunológi­co dan­i­fique a mieli­na, cama­da cuja função é pro­te­ger os neurônios, e pos­sa oca­sion­ar, pelas fal­has na comu­ni­cação entre o cére­bro e o restante do cor­po, sin­tomas como fadi­ga inten­sa, alter­ações visuais, per­da de força, difi­cul­dades motoras, formiga­men­to, e prob­le­mas de equi­líbrio e memória. Beth migrou para o bas­quete em cadeira de rodas e, pos­te­ri­or­mente, para o atletismo, a par­tir do lança­men­to de dis­co, desta­can­do-se, hoje, como recordista mundi­al.

Em 25 de janeiro, domin­go de aniver­sário da cap­i­tal paulista, das 8h às 18h, a Seleção Brasileira de Ginás­ti­ca Rít­mi­ca estará reuni­da no vão do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Na mes­ma data, no Sesc Pin­heiros, os atle­tas da ginás­ti­ca artís­ti­ca Lor­rane Oliveira e Ânge­lo Assumpção con­tarão seu per­cur­so e farão uma apre­sen­tação.

Ain­da no uni­ver­so da ginás­ti­ca, os Sesc Vila Mar­i­ana e Belen­z­in­ho prepararam duas atrações ao públi­co, que serão real­izadas entre os dias 9 e 11 de janeiro. Com o espetácu­lo Mul­ti­ver­so da Ginás­ti­ca, o Sesc Vila Mar­i­ana evi­den­cia os cruza­men­tos entre a dança, o cir­co, a per­for­mance e a acroba­cia, enquan­to a unidade da zona leste apro­fun­da o olhar sobre o pas­sa­do, colo­can­do em pau­ta a prevalên­cia do gênero fem­i­ni­no nesse tipo de esporte e as impli­cações desse recorte.

Mul­heres e meni­nas de todas as idades inter­es­sadas em skate encon­trarão um lugar reser­va­do no Sesc Ita­que­ra, na tarde do dia 11 de janeiro. Na ativi­dade Best Trick — Skate Pra Elas, dom­i­nam a pista para cel­e­brar seu pro­tag­o­nis­mo, na com­pan­hia de Luciana Tozo, do cole­ti­vo 2ª das Minas, e da skatista Pipa Souza, cofun­dado­ra da revista Into The Mir­ror, con­ce­bi­da em 2022 para tratar da cena do skate fem­i­ni­no no país e na gringa.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d