...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Temporais provocam alagamentos e deixam cidade de São Paulo em alerta

Temporais provocam alagamentos e deixam cidade de São Paulo em alerta

Também foram registrados fortes ventos em alguns pontos da capital

Elaine Patrí­cia Cruz — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/01/2026 — 19:11
São Paulo
São Paulo (SP), 31/03/2025 - Pessoas durante chuva na Avenida Paulista. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

As fortes chu­vas que atingem a cap­i­tal paulista des­de a tarde des­ta quar­ta-feira (7) provo­caram diver­sos pon­tos de alaga­men­to e levaram a Defe­sa Civ­il a emi­tir aler­ta severo para a região met­ro­pol­i­tana de São Paulo às 16h50.

De acor­do com um bole­tim divul­ga­do pela Enel, con­ces­sionária de ener­gia elétri­ca que atende a Grande São Paulo, cer­ca de 43 mil clientes estão sem luz, sendo que 37 mil deles são moradores da cap­i­tal. De acor­do com a com­pan­hia, o número de clientes sem o serviço está den­tro da nor­mal­i­dade. 

Volume

Em cer­ca de três horas, os acu­mu­la­dos de chu­va chegaram a 102 milímet­ros na região de San­tana, na zona norte paulis­tana. Já em Ari­can­du­va, na zona leste, o acu­mu­la­do chegou a 77 milímet­ros, vol­ume con­sid­er­a­do ele­va­do para tão pouco tem­po de chu­va. Além das chu­vas, tam­bém foram reg­istra­dos fortes ven­tos em alguns pon­tos da cidade. No Cam­po de Marte, por exem­p­lo, a raja­da de ven­to chegou a 80 quilômet­ros por hora.

Toda a cap­i­tal paulista está em esta­do de atenção para chu­vas, com exceção de Ari­can­du­va e Ita­que­ra, na zona leste, que estão em situ­ação mais grave, o esta­do de aler­ta.

O esta­do de aler­ta é o mais alto da escala do Cen­tro de Geren­ci­a­men­to de Emergên­cias Climáti­cas (CGE) e foi dec­re­ta­do porque hou­ve trans­bor­da­men­to do Rio Ari­can­du­va.

Até por vol­ta das 18h de hoje, a cap­i­tal paulista reg­is­tra­va 11 pon­tos de alaga­men­to, prin­ci­pal­mente nas zonas leste e cen­tral, e os Bombeiros com­putavam seis chama­dos para quedas de árvores e seis chamadas para enchentes.

Além dos pon­tos de alaga­men­tos e da que­da de árvores, a cap­i­tal tam­bém reg­is­tra­va 257 km de con­ges­tion­a­men­to por vol­ta das 18h, segun­do a Com­pan­hia de Engen­haria de Tráfego (CET).

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d