...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Meio Ambiente / Tempestades por passagem de ciclone ainda ameaçam três estados

Tempestades por passagem de ciclone ainda ameaçam três estados

Inmet publicou alerta para São Paulo, Paraná e Santa Catarina

Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/01/2026 — 13:13
Brasília
São Paulo (SP), 11/03/2025 - Mudança de tempo provoca chuva na cidade. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

O Insti­tu­to de Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) pub­li­cou nes­ta segun­da-feira (12) um aler­ta laran­ja de peri­go para tem­pes­tade na faixa litorânea dos esta­dos de São Paulo, do Paraná e de San­ta Cata­ri­na.

O vol­ume aumen­ta­do de chu­vas ain­da é efeito da pas­sagem de um ciclone extra­t­rop­i­cal, que cau­sou estra­gos em municí­pios no Sul e Sud­este do Brasil no final de sem­ana.

O ciclone extra­t­rop­i­cal já começa a se afas­tar do con­ti­nente em direção ao oceano, mas o aler­ta per­manece de peri­go para chu­vas fortes que podem atin­gir vol­umes de até 100 milímet­ros (mm) ao dia e ven­tos inten­sos com rajadas de 60 a 100 quilômet­ros por hora (km/h).

Segun­do o aler­ta do Inmet, em caso de rajadas de ven­to, a ori­en­tação é não se abri­gar debaixo de árvores e não esta­cionar veícu­los próx­i­mos a tor­res de trans­mis­são e pla­cas de pro­pa­gan­da. É recomen­da­do tam­bém evi­tar usar apar­el­hos eletrôni­cos lig­a­dos à toma­da.

O ciclone extra­t­rop­i­cal se for­mou na últi­ma sex­ta-feira (9) atingin­do os esta­dos do Paraná, de San­ta Cata­ri­na e do Rio Grande do Sul. O Min­istério da Inte­gração e do Desen­volvi­men­to Region­al pro­moveu uma reunião de preparação com agentes estad­u­ais e munic­i­pais de pro­teção e defe­sa civ­il e órgãos fed­erais.

No Rio Grande do Sul, 18 cidades foram atingi­das pelo aumen­to do vol­ume de chu­vas e ven­tos fortes que causaram que­da de árvores, enchentes e destel­hamen­to de casas. No esta­do de San­ta Cata­ri­na, a Defe­sa Civ­il infor­mou que, até esta segun­da-feira, 15 municí­pios reg­is­traram danos, que afe­taram 91 casas e cin­co estru­turas públi­cas.

No últi­mo sába­do (10), o municí­pio de São José dos Pin­hais, no Paraná, reg­istrou a pas­sagem de um tor­na­do com ven­tos que atin­gi­ram 180 km/h. O fenô­meno foi clas­si­fi­ca­do pelo Sis­tema de Tec­nolo­gia e Mon­i­tora­men­to Ambi­en­tal do Paraná (Simepar) de cat­e­go­ria F2 na escala Fuji­ta, que vai até 5.

De acor­do com a Defe­sa Civ­il do Paraná, o tor­na­do alcançou 1,2 mil pes­soas e atingiu 350 residên­cias. Duas pes­soas ficaram lev­e­mente feri­das.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d