...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Amazônia e Sul têm alerta de perigo para chuvas intensas

Amazônia e Sul têm alerta de perigo para chuvas intensas

Há possibilidade de enchentes e ventos de até 100 km/h

Guil­herme Jerony­mo — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 16/01/2026 — 08:23
São Paulo
São Paulo (SP), 11/03/2025 - Mudança de tempo provoca chuva na cidade. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Chu­vas inten­sas voltam a ger­ar aler­tas em diver­sas regiões do país para esta sex­ta-feira (16). O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) man­tém cin­co aler­tas para hoje, indi­can­do chu­vas de risco mod­er­a­do e ele­va­do. As regiões críti­cas estão na Amazô­nia, nos esta­dos do Ama­zonas, Mato Grosso, Pará e Rondô­nia, com aler­ta váli­do para esta sex­ta. O mes­mo vale para o Rio Grande do Sul e San­ta Cata­ri­na.

Na região norte são esper­adas chu­vas entre 30 a 60 milímet­ros por hora, com acu­mu­la­dos entre 50 e 100 mm/dia. Tam­bém há pos­si­bil­i­dade de ven­tos inten­sos, entre 60 e 100 km/h, condições que lev­am ao risco de corte de ener­gia elétri­ca, que­da de gal­hos de árvores e alaga­men­tos.

Há tam­bém destaque para o risco de raios. A região tem influên­cia da Zona de Con­vergên­cia Intertrop­i­cal (ZCIT), com pre­visão de acu­mu­la­dos aci­ma dos 150mm entre 12 e 19/01 no oeste do Amapá, oeste do Ama­zonas e sul do Pará.

Inundação

A região tam­bém tem aler­ta — emi­ti­do pelo Cen­tro Nacional de Mon­i­tora­men­to e Aler­tas de Desas­tres Nat­u­rais (Cemaden/MCTI) — indi­can­do condição mod­er­a­da para “a pos­si­bil­i­dade de inun­dação grad­ual de áreas ribeir­in­has dev­i­do ao extravasa­men­to de rios e igara­pés nas regiões geográ­fi­cas inter­mediárias de Rio Bran­co, Cruzeiro do Sul (AC) e Tefé (AM), dev­i­do à propa­gação das ondas de cheia e rios secundários”.

No Sul, todo o esta­do do Rio Grande do Sul e as regiões sul e oeste de San­ta Cata­ri­na têm aler­ta severo para hoje com ocor­rên­cia de chu­vas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de pos­si­bil­i­dade de ven­tos inten­sos, entre 60 e 100 km/h e que­da de grani­zo.

A Defe­sa Civ­il gaúcha man­tém todo o esta­do sob aler­ta para tem­pes­tades des­de ontem à noite, com destaque para risco de destel­hamen­to em áreas do inte­ri­or do esta­do, sobre­tu­do, na região nordeste do esta­do.

No Sud­este, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro têm aler­ta para condições mod­er­adas de enx­ur­radas, extravasa­men­to de cór­re­gos e alaga­men­tos, além de movi­men­to de mas­sa (desaba­men­tos e escor­rega­men­tos) nas regiões de Pouso Ale­gre (MG), São Paulo, Camp­inas, Soro­ca­ba e São José dos Cam­pos (SP) e Rio de Janeiro, segun­do o Cemaden.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

De ofício, Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Inquérito foi aberto sem provocação da PGR Felipe Pontes – repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d