...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Entretenimento / Arlindo e Zeca: Sapucaí tem homenagem a sambistas neste domingo

Arlindo e Zeca: Sapucaí tem homenagem a sambistas neste domingo

Repro­dução: © Gus­ta­vo Domingues/RioTur

Desfiles do Grupo Especial começam às 22h


Pub­li­ca­do em 19/02/2023 — 07:50 Por Viní­cius Lis­boa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Os des­files do Grupo Espe­cial do Car­naval do Rio de Janeiro vão começar, neste domin­go (19), com trib­u­tos a duas fig­uras emblemáti­cas e queri­das do sam­ba car­i­o­ca: Arlin­do Cruz e Zeca Pagod­in­ho.

O Império Ser­ra­no será a primeira esco­la a des­fi­lar, e trará a hom­e­nagem ao com­pos­i­tor e can­tor de sam­bas icôni­cos Arlin­do Cruz. Entre suas obras mais famosas está a canção Meu Lugar, em que o sam­bista exal­ta o bair­ro de Madureira, ter­ra natal da verde e bran­co, que ain­da é cita­da na letra da músi­ca.

O car­navale­sco Alex de Souza é o respon­sáv­el pelo desen­volvi­men­to da hom­e­nagem, que mar­ca a vol­ta do Império Ser­ra­no ao Grupo Espe­cial, depois de ter sido campeão da Série Ouro.

“O des­file con­ta a tra­jetória musi­cal de como ele se trans­for­mou nesse grande com­pos­i­tor e intér­prete”, expli­ca Souza. “Mostramos, a par­tir da músi­ca Meu Lugar, tudo que é rela­ciona­do à história dele. Os lugares de Arlin­do”.

Esco­la de Duque de Cax­i­as, na Baix­a­da Flu­mi­nense, a Grande Rio vai traz­er Zeca Pagod­in­ho para a aveni­da. O sam­bista é famoso por pro­mover chur­ras­cos em Xerém, bair­ro de Cax­i­as, e seu repertório tam­bém fará parte do des­file, com ver­sos em refer­ên­cia a hinos como Deixa a vida me levar e Quan­do a gira girou.

A cerve­ja, mar­ca dos shows de Zeca Pagod­in­ho, tam­bém não vai ficar de fora do des­file, assim como sua devoção por São Jorge e Ogum, enti­dades cel­e­bradas nas religiões de matriz africana e na Igre­ja Católi­ca. A tra­jetória do can­tor vai ser con­ta­da des­de seu pas­sa­do, quan­do foi feirante e apon­ta­dor do jogo do bicho.

Bahia na Sapucaí

A noite deste domin­go tam­bém terá como grande hom­e­nagea­da a Bahia, pre­sente nos enre­dos da Unidos da Tiju­ca e da Mangueira. A Tiju­ca fará car­naval sobre as águas da Baía de Todos San­tos, que ban­ha Sal­vador, enquan­to a Verde e Rosa vem para a Sapu­caí com o enre­do As Áfric­as que a Bahia can­ta, tratan­do da ances­tral­i­dade negra na ter­ra em que nasceu o sam­ba, que, segun­do a Mangueira, “foi morar onde o Rio é mais baiano”.

A Unidos da Tiju­ca será a ter­ceira esco­la a entrar na aveni­da e con­tará toda a história que se pas­sou na Baía de Todos os San­tos, ter­ra dos indí­ge­nas tupinam­bás, da primeira cap­i­tal do Brasil Colô­nia, lugar de mui­ta resistên­cia e de uma rica con­tribuição para a cul­tura nacional. O sam­ba da esco­la prom­ete “um ban­ho de axé, para purificar, um ban­ho de axé, nas águas de Oxalá”.

Já a Mangueira pre­tende focar na con­strução da musi­cal­i­dade e das insti­tu­ições car­navalescas negras, proces­sos que tiver­am pro­tag­o­nis­mo de mul­heres negras nas lutas con­tra intol­erân­cia, racis­mo e pelo for­t­alec­i­men­to da iden­ti­dade afro­brasileira. A história do car­naval e a tra­jetória de luta por dig­nidade e dire­itos antes e depois da abolição se mis­tu­ram no des­file e chegam aos blo­cos afro da atu­al­i­dade.

O Salgueiro tam­bém atrav­es­sa a Mar­quês de Sapu­caí no primeiro dia de des­files do Grupo Espe­cial e traz sua cor em destaque no enre­do Delírios de um Paraí­so Ver­mel­ho, que fala sobre liber­dade e imag­i­na os tam­bores de sua bate­ria sub­sti­tuin­do as trom­be­tas do apoc­alipse na chega­da de um paraí­so sem cul­pa e moral­is­mos. O desen­volvi­men­to do tema fica a car­go do car­navale­sco Edson Pereira, que preparou um des­file com refer­ên­cias reli­giosas, como a maçã de Adão e Eva, ver­mel­ha, e imag­i­na um novo Éden, em êxtase, como uma inter­mináv­el noite de car­naval.

Con­fi­ra o horário em que cada des­file começa:

Império Ser­ra­no: 22h

Grande Rio: 23h

Moci­dade: 0h

Unidos da Tiju­ca: 1h

Salgueiro: 2h

Mangueira: 3h

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d