...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Auxílio Brasil reunirá seis benefícios sociais

Auxílio Brasil reunirá seis benefícios sociais

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Projeto prevê bônus para beneficiários que conseguirem emprego


Pub­li­ca­do em 10/08/2021 — 06:45 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Chama­do de Auxílio Brasil, o novo pro­gra­ma social que pre­tende sub­sti­tuir o Bol­sa Família tem três modal­i­dades de bene­fí­cio bási­co: para primeira infân­cia, para famílias com jovens de até 21 anos de idade e para a com­ple­men­tação para famílias que não con­seguirem sair da extrema pobreza mes­mo após rece­ber os bene­fí­cios ante­ri­ores. Os val­ores só serão definidos no fim de setem­bro.

Além do bene­fí­cio bási­co, o pro­gra­ma social terá seis bene­fí­cios acessórios, que poderão se somar ao val­or rece­bido. Eles fun­cionarão como bônus para quem se cumprir deter­mi­na­dos req­ui­si­tos adi­cionais.

A intenção, segun­do o gov­er­no, é de ini­ciar os paga­men­tos desse novo pro­gra­ma em novem­bro. Os novos val­ores ain­da não foram anun­ci­a­dos e ger­am que­da de braço entre a ala políti­ca e a ala econômi­ca do gov­er­no. O pres­i­dente Jair Bol­sonaro prom­e­teu um aumen­to de, no mín­i­mo, 50% no val­or médio do Bol­sa Família, que atual­mente é de R$ 189, pode­ria ir para R$ 283,50.

Com força de lei, a medi­da pro­visória vale assim que for pub­li­ca­da no Diário Ofi­cial da União. O tex­to pre­cisa ser aprova­do pela Câmara dos Dep­uta­dos e pelo Sena­do em até 120 dias para não perder a val­i­dade.

Modalidade básica

Segun­do o Min­istério da Cidada­nia, os três bene­fí­cios na modal­i­dade bási­ca são os seguintes:

Bene­fí­cio Primeira Infân­cia con­tem­pla famílias com cri­anças com até 36 meses incom­ple­tos.
Bene­fí­cio Com­posição Famil­iar difer­ente­mente do Bol­sa Família, que limi­ta o bene­fí­cio aos jovens de até 17 anos, será des­ti­na­do a jovens de 18 a 21 anos incom­ple­tos. O obje­ti­vo, segun­do o gov­er­no, é incen­ti­var esse grupo a con­cluir ao menos um nív­el de esco­lar­iza­ção for­mal.
Bene­fí­cio de Super­ação da Extrema Pobreza se após rece­ber os bene­fí­cios ante­ri­ores a ren­da men­sal per capi­ta da família não super­ar a lin­ha da extrema pobreza, ela terá dire­ito a um apoio finan­ceiro sem lim­i­tações rela­cionadas ao número de inte­grantes do núcleo famil­iar.

Benefícios complementares

Os seis bene­fí­cios acessórios, que fun­cionarão como espé­cie de bônus e unifi­carão diver­sas políti­cas soci­ais, são os seguintes.

Auxílio Esporte Esco­lar des­ti­na­do a estu­dantes com idades entre 12 e 17 anos incom­ple­tos, mem­bros de famílias ben­efi­ciárias do Auxílio Brasil e que se destacarem nos Jogos Esco­lares Brasileiros.
Bol­sa de Ini­ci­ação Cien­tí­fi­ca Júnior para estu­dantes com bom desem­pen­ho em com­petições acadêmi­cas e cien­tí­fi­cas e que sejam ben­efi­ciários do Auxílio Brasil. A trans­fer­ên­cia do val­or será fei­ta em 12 parce­las men­sais. Não há número máx­i­mo de ben­efi­ciários por núcleo famil­iar.
Auxílio Cri­ança Cidadã des­ti­na­do ao respon­sáv­el por família com cri­ança de até 48 meses incom­ple­tos que con­si­ga fonte de ren­da, mas não encon­tre vaga em crech­es públi­cas ou pri­vadas da rede con­ve­ni­a­da. O val­or será pago até a cri­ança com­ple­tar 48 meses de vida, e o lim­ite por núcleo famil­iar ain­da será reg­u­la­men­ta­do.
Auxílio Inclusão Pro­du­ti­va Rur­al pago por até 36 meses aos agricul­tores famil­iares inscritos no Cadas­tro Úni­co.
Auxílio Inclusão Pro­du­ti­va Urbana quem estiv­er na fol­ha de paga­men­to do pro­gra­ma Auxílio Brasil e com­pro­var vín­cu­lo de emprego for­mal rece­berá o bene­fí­cio.
Bene­fí­cio Com­pen­satório de Tran­sição para famílias ben­e­fi­ci­adas pelo Bol­sa Família e perderem parte do val­or rece­bido após o enquadra­men­to no Auxílio Brasil. Será con­ce­di­do no perío­do de imple­men­tação do novo pro­gra­ma e man­ti­do até que haja acrésci­mo no val­or rece­bido pela família ou até que não se enquadre mais nos critérios de eleg­i­bil­i­dade.

Medidas emancipatórias

O Auxílio Brasil terá um bônus para quem con­seguir emprego e sair da faixa de enquadra­men­to do pro­gra­ma. Os ben­efi­ciários que tiverem aumen­to da ren­da serão man­ti­dos na fol­ha de paga­men­to por mais dois anos (24 meses), no que está sendo chama­do de medi­das eman­ci­patórias.

De acor­do com o Min­istério da Cidada­nia, a família que deixar de rece­ber o Auxílio Brasil, por von­tade própria ou após os 24 meses, poderá retornar ao pro­gra­ma com pri­or­i­dade, sem enfrentar fila. Neste caso, bas­ta aten­der aos req­ui­si­tos de eleg­i­bil­i­dade.

Programa Alimenta Brasil

A medi­da pro­visória tam­bém cria o Pro­gra­ma Ali­men­ta Brasil, que sub­sti­tui o Pro­gra­ma de Aquisição de Ali­men­tos (PAA). A nova políti­ca, segun­do o Min­istério da Cidada­nia, con­sol­i­da nor­mas já exis­tentes, garan­ti­n­do transparên­cia e vis­i­bil­i­dade às com­pras públi­cas da agri­cul­tura famil­iar.

Neste pro­gra­ma, o gov­er­no com­prará ali­men­tos pro­duzi­dos pela agri­cul­tura famil­iar, o que garan­tirá ren­da mín­i­ma aos pro­du­tores. Para os agricul­tores em situ­ação de pobreza e de extrema pobreza, o gov­er­no fed­er­al pagará, ain­da, o Auxílio Inclusão Pro­du­ti­va Rur­al, um dos bene­fí­cios acessórios do Auxílio Brasil, por até 36 meses.

Os ali­men­tos com­pra­dos pelo gov­er­no fed­er­al serão doa­d­os à rede de assistên­cia social, per­mitin­do que as famílias em situ­ação de vul­ner­a­bil­i­dade ten­ham aces­so à ali­men­tação de qual­i­dade.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

Fake news voltaram a circular após novo vídeo de deputado Well­ton Máx­i­mo – Repórter da …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d