...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Avança Saúde Diabetes faz diagnóstico e encaminha pacientes em SP

Avança Saúde Diabetes faz diagnóstico e encaminha pacientes em SP

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr/Agência Brasil

Ação envolverá 470 unidades básicas de Saúde


Pub­li­ca­do em 28/05/2022 — 08:01 Por Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

A prefeitu­ra de São Paulo real­iza hoje (28), das 8h às 17h, ação de pro­moção à saúde de pes­soas com dia­betes mel­li­tus, para o mon­i­tora­men­to de cidadãos assis­ti­dos pelo Pro­gra­ma de Automon­i­tora­men­to Glicêmi­co (PAMG) e a bus­ca ati­va por pes­soas com a doença. Durante o Avança Saúde Dia­betes, pacientes diag­nos­ti­ca­dos serão encam­in­hados para atendi­men­to médi­co, de enfer­magem, far­ma­cêu­ti­co e nutri­cional. A ação envolverá as 470 unidades bási­cas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo.

O dia­betes mel­li­tus é Doença Crôni­ca Não Trans­mis­sív­el (DCNT) que ocorre quan­do o cor­po não é capaz de pro­duzir insuli­na (dia­betes tipo 1) ou não con­segue empre­gar de for­ma ade­qua­da a pro­duzi­da (tipo 2) no pân­creas. A insuli­na é o hor­mônio respon­sáv­el por con­tro­lar a quan­ti­dade de gli­cose no sangue. Além dos dia­betes tipo 1 e tipo 2, existe tam­bém o dia­betes gesta­cional, que, emb­o­ra não seja crôni­co, pode traz­er com­pli­cações à saúde da mãe e do bebê.

A doença é crôni­ca e avança silen­ciosa­mente, poden­do causar enormes pre­juí­zos à saúde quan­do não é trata­da cor­re­ta­mente, com riscos aumen­ta­dos em caso de infecção por covid-19, danos aos olhos, rins, vasos san­guí­neos, coração e ner­vos, entre out­ros.

Segun­do dados da Vig­ilân­cia de Fatores de Risco e Pro­teção para Doenças Crôni­cas por inquéri­to Tele­fôni­co (Vig­i­tel), do Min­istério da Saúde, no Brasil o per­centu­al de dia­béti­cos chegou a 9,14% em 2021. Esse índice, col­hi­do a par­tir de mais de 27 mil entre­vis­tas em todo o país, rep­re­sen­ta aumen­to de 11,47% sobre 2020.

Pelo menos 90% da incidên­cia da doença na pop­u­lação é do tipo 2, que tem causas muitas vezes evitáveis, como ausên­cia de hábitos saudáveis de ali­men­tação, além de seden­taris­mo e sobrepe­so. A Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS) esti­ma que até 50% das pes­soas não sabem que têm a doença.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d