...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Bolsonaro autoriza uso das Forças Armadas em Rondônia

Bolsonaro autoriza uso das Forças Armadas em Rondônia

Presidente Jair Bolsonaro, discursa  durante lançamento do novo sistema nacional de recadastramento de pescadores profissionais.
Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Militares atuarão na repressão a crimes ambientais


Pub­li­ca­do em 02/07/2021 — 20:26 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro edi­tou um decre­to nes­ta sex­ta-feira (2) para ampli­ar a atu­ação das Forças Armadas na repressão a deli­tos ambi­en­tais no esta­do de Rondô­nia. No iní­cio da sem­ana, o pres­i­dente havia assi­na­do o decre­to de Garan­tia da Lei e da Ordem (GLO) ambi­en­tal váli­do para toda a Amazô­nia. A medi­da, no entan­to, se restringia a oper­ações em áreas de pro­priedade ou posse da União, como ter­ras indí­ge­nas, áreas fed­erais de preser­vação, imóveis da União, entre out­ros, e esta­va tam­bém lim­i­ta­da às regiões com maior incidên­cia de queimadas e des­mata­men­to. 

Para atu­ar em out­ras áreas, o gov­er­nos estad­u­ais pre­cis­ari­am faz­er um requer­i­men­to de solic­i­tação ao pres­i­dente da Repúbli­ca. A ação em out­ras áreas somente poderá ser real­iza­da se hou­ver pedi­do do respec­ti­vo gov­er­nador do esta­do ao pres­i­dente da Repúbli­ca. Foi o que acon­te­ceu em relação ao gov­er­no de Rondô­nia, que for­mu­lou um requer­i­men­to despacha­do favo­rav­el­mente. O decre­to foi pub­li­ca­do em edição extra do Diário Ofi­cial da União.

Des­de 2019, foram autor­izadas duas oper­ações das Forças Armadas na Amazô­nia, chamadas Verde Brasil 1 e 2. A mais recente se encer­rou em abril.  A ren­o­vação da atu­ação dos mil­itares na região havia sido anun­ci­a­da pelo vice-pres­i­dente Hamil­ton Mourão no iní­cio do mês. De acor­do com Mourão, que pre­side o Con­sel­ho Nacional da Amazô­nia, o cus­to da nova oper­ação será de R$ 50 mil­hões, no perío­do que vai de 28 jun­ho a 31 de agos­to.

Edição: Fábio Mas­sal­li

 LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d