...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Bolsonaro reafirma que vetará fundo eleitoral de 2022

Bolsonaro reafirma que vetará fundo eleitoral de 2022

(Marabá - PA,18/06/2021) Palavras do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR
Repro­dução: © Isac Nóbrega/PR

Valor foi aprovado pelo Congresso na semana passada


Pub­li­ca­do em 20/07/2021 — 20:37 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro reafir­mou na noite des­ta terça-feira (20) que vetará o fun­do eleitoral de R$ 5,7 bil­hões aprova­do pelo Con­gres­so Nacional na sem­ana pas­sa­da, no Pro­je­to de Lei de Dire­trizes Orça­men­tária (LDO) de 2022.

“Defend­emos, aci­ma de tudo, a har­mo­nia entre os Poderes, bem como a sua autono­mia. É partin­do deste princí­pio que jog­amos, des­de o iní­cio, den­tro das qua­tro lin­has da Con­sti­tu­ição Fed­er­al. Dito isso, em respeito ao povo brasileiro, vetarei o aumen­to do fundão eleitoral”, escreveu o pres­i­dente em postagem na sua con­ta de Twit­ter.

Ontem (19), em entre­vista exclu­si­va para a Rádio Nacional, veícu­lo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), o pres­i­dente já havia sinal­iza­do a intenção de vetar o val­or aprova­do pelos par­la­mentares. “A tendên­cia nos­sa é não san­cionar isso daí em respeito aos tra­bal­hadores, ao con­tribuinte brasileiro”, disse o pres­i­dente. Ele defend­eu que o recur­so pode­ria ser mel­hor apli­ca­do na con­strução de pontes e con­strução de mal­ha rodoviária, por exem­p­lo.

O fun­do de finan­cia­men­to de cam­pan­ha foi cri­a­do após a proibição do finan­cia­men­to pri­va­do, em 2015, pelo Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), sob o argu­men­to de que as grandes doações empre­sari­ais dese­qui­li­bram a dis­pu­ta eleitoral. Nas eleições de 2018, o val­or reser­va­do para as can­di­dat­uras foi R$ 2 bil­hões. O veto pres­i­den­cial, se con­fir­ma­do, pre­cis­ará ser anal­isa­do pelos con­gres­sis­tas, que podem der­rubá-lo.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d