...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Bolsonaro visita hoje Chapecó, Foz do Iguaçu e São Paulo

Bolsonaro visita hoje Chapecó, Foz do Iguaçu e São Paulo

O Presidente Jair Bolsonaro visitou, na manhã desta quarta-feira (7), as instalações do Centro Avançado de Atendimento Covid-19, em Chapecó (SC). 📷: Alan Santos/PR
Repro­dução: © Alan Santos/PR

Presidente visita Centro Avançado de Atendimento Covid-19


Pub­li­ca­do em 07/04/2021 — 13:12 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro vis­i­tou hoje (7) o municí­pio de Chapecó, na região oeste de San­ta Cata­ri­na, para con­hecer o Cen­tro Avança­do de Atendi­men­to Covid-19. A unidade foi desati­va­da após a alta e a trans­fer­ên­cia de pacientes para out­ros setores.

Bol­sonaro voltou a defend­er o trata­men­to off-label de infec­ta­dos com covid-19. O medica­men­to chama­do off-label é aque­le pre­scrito pelo médi­co que diverge das indi­cações da bula. Des­de o iní­cio da pan­demia, no ano pas­sa­do, o pres­i­dente defende o uso dessas med­icações como, por exem­p­lo, a hidrox­i­cloro­quina, que não tem eficá­cia cien­tí­fi­ca com­pro­va­da con­tra a doença, mas pode ser pre­scri­ta por médi­cos com a con­cordân­cia do paciente.

“É um dire­ito e dev­er do médi­co, ele tem que bus­car uma alter­na­ti­va”, disse Bol­sonaro. “Hoje têm apare­ci­do medica­men­tos ain­da não com­pro­va­dos que estão sendo tes­ta­dos, e o médi­co tem essa liber­dade, tem que ter”, com­ple­tou.

Ontem (6), a Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) emi­tiu comu­ni­ca­do aler­tan­do sobre o uso indis­crim­i­na­do de medica­men­tos e sobre os efeitos adver­sos resul­ta­dos de práti­cas como a “fal­ta de pre­scrição de acor­do com as dire­trizes clíni­cas baseadas em evidên­cias cien­tí­fi­cas”.

Segun­do o sis­tema de noti­fi­cações de far­ma­covig­ilân­cia da Anvisa, o número de reg­istros de reações adver­sas pelo uso da cloro­quina saltou de 30 em 2019 para 242 em 2020, um aumen­to de mais de 800%. O medica­men­to tam­bém pas­sou a encabeçar a lista dos remé­dios com maior número de reações adver­sas.

Após a para­da em Chapecó, Bol­sonaro segue viagem para Foz do Iguaçu (PR), onde par­tic­i­pa de dois even­tos nes­ta tarde. Às 14h, ele estará na solenidade de entre­ga da ampli­ação da pista de pouso e deco­lagem do aero­por­to inter­na­cional da cidade e da inau­gu­ração do novo pátio de manobras e da dupli­cação da via de aces­so ao aero­por­to. Na sequên­cia, par­tic­i­pa da posse do novo dire­tor-ger­al brasileiro da Itaipu Bina­cional, gen­er­al João Fran­cis­co Fer­reira.

No fim da tarde, o pres­i­dente da Repúbli­ca deixa Foz do Iguaçu com des­ti­no a São Paulo, onde jan­tará com empresários. O retorno a Brasília está pre­vis­to para 23h.

Centro de atendimento

De acor­do com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, a estru­tu­ra do Cen­tro Avança­do de Atendi­men­to Covid-19 foi mon­ta­da em momen­to críti­co de fal­ta de leitos com aju­da de empresários da cidade, que doaram R$ 2,5 mil­hões. A unidade pas­sou a aten­der no dia 24 de fevereiro como um local de pas­sagem enquan­to os pacientes aguar­davam vagas em hos­pi­tais.

Ago­ra, com a desati­vação, parte dos equipa­men­tos será empresta­da a out­ros municí­pios e parte será preser­va­da no cen­tro de even­tos para o caso de uma nova onda de con­tá­gio.

Nos últi­mos meses, Chapecó ado­tou diver­sas medi­das restri­ti­vas para con­ter o agrava­men­to da pan­demia de covid-19, como toque de recol­her, fechamen­to do comér­cio e mais ações de fis­cal­iza­ção. Segun­do o prefeito, a testagem ráp­i­da e o trata­men­to ime­di­a­to tam­bém foram impor­tantes no com­bate à doença.

De acor­do com o bole­tim divul­ga­do ontem (6), o municí­pio tem 34.116 casos con­fir­ma­dos e 541 óbitos por covid-19. Entre os 606 casos ativos, de pes­soas que estão com doença, 187 víti­mas estão inter­nadas, sendo 121 em unidades de ter­apia inten­si­va. Com cer­ca de 220 mil habi­tantes, Chapecó já vaci­nou 21.023 pes­soas com a primeira dose e 8.537 pes­soas com a segun­da dose de vaci­nas con­tra a covid-19.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d