...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Economia / Caixa diz que calendário do novo auxílio emergencial está pronto

Caixa diz que calendário do novo auxílio emergencial está pronto

Saque do auxílio emergencial
© Mar­cel­lo Casal JrAgên­cia Brasil (Repro­dução)

Anúncio das datas de pagamento depende da validação de Bolsonaro


Pub­li­ca­do em 18/03/2021 — 17:04 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O cal­endário de paga­men­to da nova roda­da do auxílio emer­gen­cial está pron­to, anun­ciou hoje (18) o pres­i­dente da Caixa Econômi­ca Fed­er­al, Pedro Guimarães. As datas de paga­men­to, no entan­to, depen­dem de val­i­dação do pres­i­dente Jair Bol­sonaro, que entre­gará ao Con­gres­so Nacional as medi­das pro­visórias que autor­izam a retoma­da do bene­fí­cio social.

Em entre­vista cole­ti­va para explicar o lucro de R$ 13,169 bil­hões do ban­co em 2020, Guimarães infor­mou que, des­ta vez, a insti­tu­ição finan­ceira está mais prepara­da tec­no­logi­ca­mente para retomar o paga­men­to nas agên­cias e por meio do aplica­ti­vo Caixa Tem, de modo a evi­tar aglom­er­ações.

“Do pon­to de vista téc­ni­co, esta­mos prepara­dos des­de 2020, fazen­do esse equi­líbrio entre o paga­men­to nas agên­cias e no dig­i­tal, ten­do como obje­ti­vo bási­co aju­dar as pes­soas a rece­ber os recur­sos e evi­tar aglom­er­ação”, declar­ou Guimarães.

Ele expli­cou que o paga­men­to a 45,6 mil­hões de ben­efi­ciários seguirá o mod­e­lo ado­ta­do no segun­do semes­tre do ano pas­sa­do, com cal­endários escalon­a­dos para os tra­bal­hadores infor­mais e com o crono­gra­ma habit­u­al do Bol­sa Família para os par­tic­i­pantes do pro­gra­ma social.

Novas agências

Recen­te­mente, o ban­co anun­ciou a con­tratação de 5.570 empre­ga­dos e ter­ce­i­riza­dos para reforçar o atendi­men­to em todo o país e de 87 téc­ni­cos em Tec­nolo­gia da Infor­mação (TI) para tra­bal­harem no Dis­tri­to Fed­er­al. O ban­co tam­bém pre­tende abrir 76 agên­cias neste ano, das quais 52 nas regiões Norte e Nordeste. Para essas novas unidades, o ban­co con­tratará 506 profis­sion­ais.

Segun­do Guimarães, a aber­tu­ra das unidades deu pri­or­i­dade às áreas menos desen­volvi­das do país. “Além dis­so, 52 [novas agên­cias] estarão nas regiões Norte e Nordeste, que são regiões mais car­entes. E, em espe­cial, Pará e Maran­hão, cada um receben­do 16 novas agên­cias”.

Banco digital

O pres­i­dente da Caixa tam­bém anun­ciou que a insti­tu­ição obteve autor­iza­ção da Sec­re­taria de Coor­de­nação e Gov­er­nança das Empre­sas Estatais (Sest) para mon­tar seu ban­co dig­i­tal (ban­co que atende ape­nas pela inter­net, sem agên­cias físi­cas). Ele infor­mou que o pedi­do à Sest foi feito em dezem­bro e a aber­tu­ra do braço dig­i­tal da insti­tu­ição ago­ra depende de diver­sas fas­es de autor­iza­ção pelo Ban­co Cen­tral.

De acor­do com Guimarães, o ban­co dig­i­tal nascerá com 107,2 mil­hões de clientes e será a maior fonte de paga­men­tos da Caixa, por causa das transações com débito e do Pix, sis­tema instan­tâ­neo de paga­men­tos cri­a­do pelo Ban­co Cen­tral em novem­bro.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d