...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / Caminhada trans em São Paulo pede políticas e cobra ação contra mortes

Caminhada trans em São Paulo pede políticas e cobra ação contra mortes

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Evento marca o Dia Nacional da Visibilidade Trans


Pub­li­ca­do em 29/01/2023 — 16:32 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

No Dia Nacional da Vis­i­bil­i­dade Trans, cel­e­bra­do neste domin­go (29), uma cam­in­ha­da na Aveni­da Paulista, con­cen­tra­da em frente ao Museu de Arte de São Paulo, reivin­di­ca políti­cas públi­cas especí­fi­cas para essa pop­u­lação e lem­bra as mortes de pes­soas tran­sex­u­ais e trav­es­tis no Brasil. O país lid­era o rank­ing mundi­al pela 14ª vez, segun­do estu­do da Asso­ci­ação Nacional de Trav­es­tis e Tran­sex­u­ais. Foram 131 assas­si­natos em 2022. A cam­in­ha­da seguirá pela Rua Augus­ta para a Câmara Munic­i­pal, no cen­tro.

A organizadora da VI Caminhada Trans de São Paulo, Jaqueline Chanel, participa do ato que celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista.
Repro­dução: A orga­ni­zado­ra da VI Cam­in­ha­da Trans de São Paulo, Jaque­line Chanel, quer dire­itos e políti­cas públi­cas para a comu­nidade. — Rove­na Rosa/Agência Brasil

A pas­to­ra Jacque­line Chanel é orga­ni­zado­ra do ato em São Paulo. “Este é um protesto pela vida, porque nos­sas vidas impor­tam, tam­bém para essa sociedade. Quer­e­mos mais dire­itos e políti­cas públi­cas para aten­der a nos­sa comu­nidade, de mul­heres tran­sex­u­ais e home­ns trans”, afir­ma. Ela pon­tua que as ações do Poder Públi­co devem ser trans­ver­sais, na edu­cação, na saúde, no emprego, na segu­rança públi­ca, ten­do em vista que essa pop­u­lação é impacta­da de diver­sas for­mas des­de a infân­cia.

A pesquisado­ra e fem­i­nista Hai­ley Kaas, 30 anos, con­ta que a ado­lescên­cia, antes que se percebesse como uma mul­her trans, foi um perío­do muito difí­cil. “Sofri bul­ly­ing, como muitas pes­soas trans, mas feliz­mente pude faz­er fac­ul­dade, coisa que mui­ta gente trans não tem. Sou exceção na regra”, rela­tou. Entre tan­tas pau­tas a avançar, ela con­sid­era que há, atual­mente, uma vis­i­bil­i­dade maior para as questões trans, inclu­sive em relação às deman­das necessárias para essa comu­nidade.

A pesquisador e femista, Hailey Kaas, participa da VI Caminhada Trans de São Paulo, que celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti, na avenida Paulista.
Repro­dução: A pesquisador e fem­i­nista, Hai­ley Kaas, con­ta que sofreu bul­ly­ing. — Rove­na Rosa/Agência Brasil

“Pas­sa por várias esferas da sociedade, não é só ‘eu me sin­to de uma for­ma difer­ente’, mas, pra isso, eu ten­ho que ter saúde, hor­mo­nioter­apia, o SUS [Sis­tema Úni­co de Saúde] tem que cobrir cirur­gia, e essa foi uma luta dos últi­mos anos”, enu­mera. Hai­ley acres­cen­ta a con­quista do uso do nome social em órgãos públi­cos e doc­u­men­tos. “Isso facil­i­tou que a gente con­seguisse emprego, a gente não é con­strangi­do nos espaços que tem que dar o nome e o RG, em que pese ain­da a gente ter que ir em cada órgão faz­er a alter­ação.”

Pedro Silvério participa da VI Caminhada Trans de São Paulo, que celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti, na avenida Paulista.
Repro­dução: Pedro Sil­vério par­tic­i­pa da VI Cam­in­ha­da Trans de São Paulo, que cel­e­bra o Dia Nacional da Vis­i­bil­i­dade Trans e Trav­es­ti, na aveni­da Paulista. — Rove­na Rosa/Agência Brasil

Pedro Sil­vério, 28 anos, é vol­un­tário do Insti­tu­to Brasileiro de Trans­mas­culin­idades e aju­da out­ras pes­soas trans. “Eu encon­trei um ami­go na rua, que me disse que era home­ns trans e, no mes­mo momen­to, eu perce­bi que era aqui­lo. Fui atrás, pesqui­sei. Estar num ato como hoje é mági­co, chegar aqui e se sen­tir em casa. Os nos­sos cor­pos são invis­i­bi­liza­dos”, con­ta. Para ele, a saúde men­tal é um aspec­to fun­da­men­tal na abor­dagem de saúde para essa pop­u­lação. “A gente sofre mui­ta vio­lên­cia. Muito impor­tante esse reforço, tan­to no SUS, como nas insti­tu­ições pri­vadas.”

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d