...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Carreata substitui procissão na homenagem a padroeiro do Rio

Carreata substitui procissão na homenagem a padroeiro do Rio

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Dia de São Sebastião é comemorado nesta quinta-feira


Pub­li­ca­do em 20/01/2022 — 06:02 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

No dia ded­i­ca­do ao padroeiro do Rio, São Sebastião, comem­o­ra­do hoje (20), não haverá pro­cis­são mais uma vez, dev­i­do à pan­demia de covid-19. De acor­do com pro­gra­mação da arquid­io­cese da cidade, haverá car­rea­ta, que sairá entre as 14h30 e as 15h da Paróquia Nos­sa Sen­ho­ra da Con­ceição, em San­ta Cruz, zona oeste. A imagem do padroeiro será lev­a­da à Cat­e­dral de São Sebastião, no cen­tro da cidade, onde haverá mis­sa solene cel­e­bra­da pelo cardeal arce­bis­po dom Orani Tem­pes­ta.

Às 10h, o cardeal rezará mis­sa no San­tuário Basíli­ca de São Sebastião, con­heci­do como Igre­ja dos Capuch­in­hos, na Tiju­ca, zona norte, onde haverá cel­e­brações de hora em hora em hom­e­nagem ao san­to, a par­tir das 5h até as 19h. Todas as mis­sas serão trans­mi­ti­das pelo canais da igre­ja no Youtube e no Face­book, a par­tir das 6h.

A ori­en­tação é que os fiéis cheguem com ante­cedên­cia, porque será feito con­t­role por ordem de chega­da e as pes­soas só poderão assi­s­tir à mis­sa sen­tadas. Não serão per­mi­ti­das pes­soas em pé. A atu­al capaci­dade na igre­ja é 600 lugares, mas, mes­mo assim, ela será evi­ta­da em função da pan­demia. Serão autor­izadas, no máx­i­mo, entre 350 e 450 pes­soas nos ban­cos. A imagem do san­to per­manecerá durante todo o dia no pátio da igre­ja.

Imagem peregrina

Como parte da pro­gra­mação da fes­ta de São Sebastião, a exem­p­lo do que ocorre todos os anos, des­de 2010, o cardeal dom Orani Tem­pes­ta lev­ou, no últi­mo dia 10, a imagem pere­g­ri­na do san­to ao Cen­tro Admin­is­tra­ti­vo (Cass) da prefeitu­ra car­i­o­ca, que leva seu nome. A imagem foi rece­bi­da pelo prefeito Eduar­do Paes, que a car­regou até o local em que foi real­iza­da cel­e­bração para mar­car a visi­ta.

“É uma bênção o Rio de Janeiro ter um padroeiro como São Sebastião, san­to forte, resiliente, luta­dor, per­se­ver­ante. O mun­do vive momen­to de mui­ta difi­cul­dade, mas nos­sa cidade está abençoa­da por esse padroeiro espe­cial”, saudou Paes.

A trezena em hom­e­nagem ao padroeiro começou no dia 7 deste mês, no San­tuário Basíli­ca de São Sebastião e, durante 13 dias, a imagem pere­g­ri­na per­cor­reu vários pon­tos da cidade. A par­tir de 2019, jun­to com São Jorge, São Sebastião é tam­bém padroeiro do esta­do do Rio.

São Sebastião

São Sebastião foi um sol­da­do cristão, nasci­do em Nar­bonne, na França, no sécu­lo 3, de pais ori­un­dos de Milão, na Itália. Alis­tou-se no Exérci­to romano em 283 e, por vol­ta de 286, sua con­du­ta bran­da com os pri­sioneiros cristãos lev­ou o imper­ador Dio­cle­ciano a jul­gá-lo sumari­a­mente como traidor e ordenar sua exe­cução por meio de fle­chas, que se tornaram sím­bo­lo con­stante em sua imagem.

Foi dado como mor­to e ati­ra­do em um rio, porém não havia mor­ri­do. Encon­tra­do e socor­ri­do, apre­sen­tou-se nova­mente diante de Dio­cle­ciano, que orde­nou então que ele fos­se espan­ca­do até a morte, em 20 de janeiro de 288. Seu cor­po foi res­gata­do no esgo­to públi­co de Roma, limpo e sepul­ta­do nas cat­acum­bas.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d