...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Ceagesp, uma cidade que alimenta o Brasil

Ceagesp, uma cidade que alimenta o Brasil

Trabalhadores da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), uma das principais empresas estatais brasileiras de abastecimento
© Marce­lo Camargo/Agência Brasil (Repro­dução)

Centro de distribuição brasileiro é tema do Caminhos da Reportagem


Pub­li­ca­do em 21/02/2021 — 12:52 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Nada é pequeno quan­do o assun­to é a Com­pan­hia de Entre­pos­tos e Armazéns Gerais de São Paulo, con­heci­da como Ceage­sp. O Cam­in­hos da Reportagem deste domin­go (21) vai mostrar o maior entre­pos­to da Améri­ca Lati­na há 51 anos, con­fir­ma a vocação de botar comi­da na mesa de São Paulo e de out­ros 1500 municí­pios brasileiros. Por isso, tudo por lá é superla­ti­vo: são mais de 3 mil­hões de toneladas de ali­men­tos, flo­res e pesca­dos com­er­cial­iza­dos ao ano; quase R$ 9 bil­hões em vol­ume finan­ceiro e uma área de 637 mil met­ros quadra­dos, por onde cir­cu­lam, diari­a­mente, 50 mil pes­soas. Isso sem falar nos out­ros 13 pos­tos pelo inte­ri­or paulista e dos 18 para armazenagem.

Rosana Keu­ly tin­ha 22 anos quan­do se tornou uma das cen­te­nas de vende­do­ras de café na Ceage­sp. Mais uma mul­her no meio de um mun­do pri­or­i­tari­a­mente mas­culi­no. Ela con­ta como apren­deu a se sen­tir menos inco­moda­da com as can­tadas e onde con­seguiu chegar como cafezeira. Já Rubens Fidên­cio, morador de Quadra, a 160 km da cap­i­tal, faz parte da quin­ta ger­ação de uma família ded­i­ca­da à agri­cul­tura. Ele  desta­ca o priv­ilé­gio de estar a pouco mais de 1 hora do entre­pos­to, onde sua pro­dução pode ser com­er­cial­iza­da o ano inteiro. Can­tor nas horas vagas, quan­do usa o nome artís­ti­co Alysson Lima, o paraibano João Paulo Neto é car­regador na Ceage­sp e fala da roti­na diária de equi­li­brar um car­rin­ho lota­do que não pode tombar e pro­dução de uma  car­reira musi­cal.

Você vai con­hecer tam­bém a Asso­ci­ação Nos­sa Tur­ma, uma insti­tu­ição que nasceu de uma denún­cia de pros­ti­tu­ição infan­til há 23 anos, e que edu­ca mais de 100 cri­anças numa creche e jovens que saem prepara­dos para entrar em uni­ver­si­dades. E o Ban­co de Ali­men­tos que recebe pro­du­tos que não estão no padrão para ven­das mas chegam muito bem obri­ga­da a mais de 200 insti­tu­ições e crech­es da cidade. 

Cam­in­hos da Reportagem vai ao ar neste domin­go, às 20h,  na TV Brasil.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d