...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Chuvas no Rio desalojam 2 mil pessoas e provocam inundações

Chuvas no Rio desalojam 2 mil pessoas e provocam inundações

Repro­dução: © Divulgação/CBMERJ

Alerta Rio prevê fortes chuvas à noite na cidade


Pub­li­ca­do em 11/01/2022 — 16:30 Por Cristi­na Indio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

As chu­vas no esta­do do Rio de Janeiro ain­da causam difi­cul­dades à pop­u­lação. De acor­do com a Sec­re­taria de Esta­do de Defe­sa Civ­il (Sedec-Rio), os dados com­pi­la­dos até o momen­to mostram que há cer­ca de 2 mil pes­soas desa­lo­jadas e 350 desabri­gadas em todo o esta­do. Todas as regiões reg­is­tram áreas de inun­dações, desliza­men­tos, alaga­men­tos e que­da de árvores.

As enchentes nas regiões norte e noroeste do esta­do foram cau­sadas pelo trans­bor­da­men­to de rios, alguns com origem em Minas Gerais, onde várias cidades tam­bém sofrem com as chu­vas.

A pre­ocu­pação é com o nív­el das águas dos rios Muri­aé, Carango­la, Itabapoana, Pom­ba e Paraí­ba do Sul, que pas­sa por pelo menos dez cidades — Ita­pe­runa, Ital­va, Nativi­dade, Por­ciún­cu­la, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muri­aé, Cam­bu­ci, Aperibé, San­to Antônio de Pád­ua e Car­doso Mor­eira.

Na região ser­rana, con­forme a Sedec-Rio, hou­ve reg­istros de desliza­men­tos, alaga­men­tos, inter­dições de vias, quedas de muros e de árvores em Car­mo, Petrópo­lis, Teresópo­lis, Nova Fribur­go, Cordeiro, São Sebastião de Alto, Can­ta­ga­lo, Macu­co e Tra­jano de Moraes.

Na região sul, um desliza­men­to de ter­ra obstru­iu a pas­sagem de via em Mendes.

Na Região Met­ro­pol­i­tana, tam­bém há reg­istros de desliza­men­tos, desaba­men­tos, quedas de árvores e de quedas de muros em Niterói e em Cachoeiras de Macacu.

De acor­do com a Defe­sa Civ­il, os municí­pios de Rio Claro e de Ita­pe­runa homolog­a­ram proces­so para situ­ação de emergên­cia e out­ras cidades estão com os proces­sos em avali­ação. “Com o recon­hec­i­men­to da situ­ação de emergên­cia pelo esta­do, os municí­pios podem con­tar com a aju­da finan­ceira do gov­er­no fed­er­al”, infor­mou a Defe­sa Civ­il.

Rodovias

Segun­do a Polí­cia Rodoviária Fed­er­al (PRF), a BR 356 tem inter­dições no tre­cho entre os quilômet­ros 36 e 37, altura de Ita­pe­runa, por causa de alaga­men­tos. Out­ro tre­cho fecha­do ao trân­si­to na mes­ma rodovia é no quilômetro 99, em Car­doso Mor­eira. Na BR 101, há inter­dição no quilômetro 190, em Casimiro de Abreu, onde ocor­reu uma aber­tu­ra de crat­era. O trân­si­to está sendo desvi­a­do para o dis­tri­to de Rio Doura­do.

Capital

No municí­pio do Rio de Janeiro, o Sis­tema Aler­ta Rio, órgão de mete­o­rolo­gia da prefeitu­ra, indi­cou que a pre­visão é de céu nubla­do a encober­to com pan­cadas de chu­va mod­er­a­da a par­tir des­ta tarde, mas podem ser fortes à noite. O tem­po segue instáv­el na cidade do Rio de Janeiro.

A mete­o­rol­o­gista do Aler­ta Rio Judith Rodrigues disse que a cir­cu­lação em altos e médios níveis da atmos­fera influ­en­cia as condições de tem­po na cidade. “Nas próx­i­mas horas, a tendên­cia é de aumen­to de neb­u­losi­dade e o cenário mete­o­rológi­co é favoráv­el para pan­cadas de chu­va iso­ladas”, aler­tou.

Ventos

Os ven­tos vari­am de fra­cos com até 18,5 km/h, a mod­er­a­dos, de 18,5 km/h a 51,9 km/h. As tem­per­at­uras ficam estáveis em relação a ontem (10), com máx­i­ma de 29°C.

O Aler­ta Rio recomen­da à pop­u­lação que fique aten­ta aos canais do COR, que além de comu­ni­carem as pre­visões de chu­va do Sis­tema Aler­ta Rio, em tem­po real, 24 horas por dia, ori­en­tam sobre como agir em casos de alaga­men­tos, ven­tos fortes e chu­vas com raios, entre out­ros.

Os comu­ni­ca­dos são pub­li­ca­dos no site do COR, nas redes soci­ais (@operacoesrio no Twit­ter, Insta­gram e Face­book) e no aplica­ti­vo COR.Rio, como tam­bém em avi­sos para a impren­sa. As ima­gens do Radar Mete­o­rológi­co, podem ser acom­pan­hadas no app COR.Rio, onde os usuários podem tam­bém ver a lista de sirenes acionadas e de pon­tos de apoio da Defe­sa Civ­il munic­i­pal.

Mobilização

A Sedec-RJ e o Cor­po de Bombeiros Mil­i­tar do Esta­do do Rio de Janeiro (CBMERJ) con­tin­u­am mobi­liza­dos para pre­venir e min­i­mizar danos cau­sa­dos pelos tem­po­rais em todo o esta­do. Des­de sába­do (8) os Bombeiros realizaram cer­ca de 280 atendi­men­tos rela­ciona­dos às chu­vas. Até o momen­to, não há reg­istro de mor­tos.

Previsão

As pre­visões do Cen­tro Nacional de Mon­i­tora­men­to e Aler­tas de Desas­tres Nat­u­rais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) indicam núcleos de chu­va fra­ca a mod­er­a­da em todas as regiões do esta­do.

Alerta

A Defe­sa Civ­il desta­cou que as men­sagens que podem ser rece­bidas por celu­lar são impor­tantes para a pre­venção de desas­tres. Para se cadas­trar bas­ta enviar um SMS com o número do CEP para 40199. O serviço é gra­tu­ito e atual­mente já con­ta com mais de 1,6 mil­hão de reg­istros.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d