...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Cinco criminosos do Comando Vermelho foram presos esta semana no Rio

Cinco criminosos do Comando Vermelho foram presos esta semana no Rio

Eles são foragidos dos estados de GO, PI, MT, BA e AL

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 10/01/2026 — 11:10
Rio de Janeiro
Natal (RN) - Efetivo da Força Nacional chega ao RN para dar apoio no combate a criminosos. Foto: Fátima Bezerra/Twitter
Repro­dução: © Fáti­ma Bezerra/Twitter

As forças de segu­rança do Rio pren­der­am, nes­ta sem­ana, cin­co lid­er­anças do trá­fi­co de dro­gas do Coman­do Ver­mel­ho, que vier­am para o Rio se escon­der e coman­dar as ações do trá­fi­co de dro­gas em seus esta­dos de origem. Eles são de Goiás, Piauí, Mato Grosso, Bahia e Alagoas. Os crim­i­nosos são acu­sa­dos de crimes como homicí­dios, trá­fi­co de armas e dro­gas, estupro, rou­bos, entre out­ros. As prisões ocor­reram em ações de inteligên­cia entre segun­da-feira (5) e esta sex­ta-feira (9).

A Polí­cia Mil­i­tar pren­deu nes­ta sex­ta, Cás­sio Dumont, o “Cascão”, local­iza­do no Mor­ro dos Praz­eres, em San­ta Tere­sa, região cen­tral do Rio. O crim­i­noso é apon­ta­do como uma das lid­er­anças do crime orga­ni­za­do no esta­do de Goiás. A ação con­tou com a par­tic­i­pação do Batal­hão de Oper­ações Espe­ci­ais (Bope) e da Sub­sec­re­taria de Inteligên­cia da cor­po­ração. De acor­do com infor­mações repas­sadas pelos órgãos de segu­rança de Goiás, Cascão pos­sui pas­sagens por homicí­dio e par­ticipou da fuga da Pen­i­ten­ciária de Trindade, na região met­ro­pol­i­tana de Goiâ­nia.

Em São Gonça­lo, poli­ci­ais civis da 29ª del­e­ga­cia poli­cial (Madureira) pren­der­am, na quin­ta-feira (8), uma das lid­er­anças do trá­fi­co de dro­gas da Bahia, lig­a­do ao grupo “Bonde do Malu­co”. Con­tra ele, foram cumpri­dos três man­da­dos de prisão por homicí­dio.

No dia ante­ri­or (7), a Polí­cia Mil­i­tar (PM) pren­deu o crim­i­noso mais procu­ra­do do Mato Grosso. Rafael Amor­im de Brito esta­va escon­di­do em Itab­o­raí, região met­ro­pol­i­tana do Rio. De acor­do com as inves­ti­gações, “Rafão” tem pas­sagens por estupro, trá­fi­co de dro­gas e roubo, além de qua­tro man­da­dos de prisão em aber­to expe­di­dos pela Justiça mato-grossense. Tam­bém é apon­ta­do como respon­sáv­el pelo assas­si­na­to de poli­ci­ais, entre eles o sar­gen­to da PM, Ode­nil, em dezem­bro de 2024.

Já na segun­da-feira (5), poli­ci­ais mil­itares do 6º BPM (Tiju­ca) pren­der­am um crim­i­noso acu­sa­do de par­tic­i­pação em 19 homicí­dios no esta­do do Piauí. “Gordinho” é acu­sa­do de inte­grar o chama­do “Bonde dos 40”, facção que o nome faz refer­ên­cia ao con­to pop­u­lar de origem árabe Ali Babá e os Quarenta Ladrões.

Tam­bém na segun­da, poli­ci­ais civis da 59ª del­e­ga­cia poli­cial (Duque de Cax­i­as) pren­der­am o líder do trá­fi­co de dro­gas de Cam­po Ale­gre, em Alagoas. Ele foi cap­tura­do em Duque de Cax­i­as, na Baix­a­da Flu­mi­nense, após tra­bal­ho de inteligên­cia e tro­ca de infor­mações com a Polí­cia Civ­il alagoana. Con­tra ele, foram cumpri­dos dois man­da­dos de prisão pre­ven­ti­va pelos crimes de ten­ta­ti­va de homicí­dio qual­i­fi­ca­do.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d