...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Colchões, roupa de cama e banho: saiba o que doar para vítimas no RS

Colchões, roupa de cama e banho: saiba o que doar para vítimas no RS

Repro­dução: © Gus­ta­vo Mansur/ Palá­cio Pira­ti­ni

Defesa Civil estadual redefine lista de itens necessários


Publicado em 04/05/2024 — 17:51 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

A Defe­sa Civ­il do Rio Grande do Sul ampliou a lista de itens que podem ser doa­d­os para as víti­mas das chu­vas no esta­do.

O que doar

Neste momen­to, os itens mais necessários são colchões novos ou em bom esta­do, roupa de cama, roupa de ban­ho, cober­tores, água potáv­el, ração ani­mal e ces­tas bási­cas, pref­er­en­cial­mente fechadas para facil­i­tar o trans­porte.

A Defe­sa Civ­il infor­mou que não está receben­do ago­ra doações de calça­dos e roupas, medica­men­tos, móveis e uten­sílios domés­ti­cos, pois os depósi­tos já têm grande vol­ume dess­es mate­ri­ais.

As doações podem ser lev­adas para Cen­tral Logís­ti­ca, local­iza­da na Aveni­da Joaquim Por­to Vil­lano­va, 101, Jardim Car­val­ho, em Por­to Ale­gre. Em out­ros esta­dos, os doadores devem procu­rar locais que estão receben­do mate­ri­ais em suas cidades.

Refeições prontas

Em todos os municí­pios afe­ta­dos, os inter­es­sa­dos podem con­tribuir com refeições prontas, des­de que armazenadas em mar­mi­tas. Elas serão des­ti­nadas à pop­u­lação em situ­ação de vul­ner­a­bil­i­dade, a vol­un­tários e a agentes públi­cos.

Porém, a ori­en­tação é entrar pre­vi­a­mente em con­ta­to com a Defe­sa Civ­il do municí­pio para evi­tar que os ali­men­tos perecíveis estraguem e haja, assim, des­perdí­cio de comi­da.

As empre­sas, orga­ni­za­ções da sociedade civ­il e gru­pos de serviço que dese­jarem enviar doações dev­erão con­tatar pre­vi­a­mente pelo tele­fone (51)3120–4255 para acer­tar a logís­ti­ca de entre­ga do mate­r­i­al.

Doações em dinheiro

Des­de quin­ta-feira (2), a con­ta SOS Rio Grande do Sul, do ban­co Ban­risul, foi resta­b­ele­ci­da pelo gov­er­no do Rio Grande do Sul para rece­ber doações em din­heiro.

A chave Pix é o Cadas­tro Nacional da Pes­soa Jurídi­ca (CNPJ) número 92.958.800/0001–38.

O gov­er­no estad­ual infor­ma que os recur­sos serão inte­gral­mente rever­tidos para o apoio human­itário às víti­mas das enchentes e para a recon­strução da infraestru­tu­ra das cidades.

Dados do Pix

Nome da con­ta: SOS Rio Grande do Sul

Chave Pix: CNPJ: 92.958.800/0001–38

Voluntários da saúde

ban­co de vol­un­tários de profis­sion­ais da saúde, coor­de­na­do pela Sec­re­taria Estad­ual de Saúde, rece­beu a inscrição de 7 mil profis­sion­ais. Entre os inscritos estão médi­cos, enfer­meiros, fisioter­apeu­tas, fonoaudiól­o­gos, entre out­ros.

Ao preencher o for­mulário, os dados dos vol­un­tários são disponi­bi­liza­dos para a gestão dos municí­pios e insti­tu­ições de saúde. Caso haja neces­si­dade de sub­sti­tu­ição ou ampli­ação da força de tra­bal­ho, os profis­sion­ais poderão atu­ar em hos­pi­tais, unidades de pron­to atendi­men­to e demais serviços de saúde, con­forme dis­tribuição fei­ta sec­re­taria de saúde.

Os vol­un­tários pre­cisam ter disponi­bil­i­dade de car­ga horária e inter­esse em atu­ar no auxílio aos municí­pios afe­ta­dos. O pre­sente cadas­tro não garante o chama­men­to do profis­sion­al, como tam­bém não gera vín­cu­lo empre­gatí­cio com o esta­do.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d