...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Com 40°C, Rio tem 450 atendimentos de saúde por dia por causa do calor

Com 40°C, Rio tem 450 atendimentos de saúde por dia por causa do calor

Tontura, fraqueza e desmaios estão entre principais sintomas

Bruno de Fre­itas Moura — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 26/12/2025 — 17:10
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 26/12/2025 – Pessoas se protegem do sol no centro da cidade em dia de calor no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Sin­tomas e quadros de saúde lig­a­dos ao calor provo­caram quase 450 atendi­men­tos por dia nas unidades públi­cas de saúde do Rio de Janeiro nos últi­mos três dias, segun­do a Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde. Nos dias 23, 24 e 25 a rede de urgên­cia reg­istrou 1.347 atendi­men­tos.

Os casos mais comuns de atendi­men­tos pos­sivel­mente rela­ciona­dos ao calor são ton­tu­ra, fraque­za e des­maios, além de queimaduras solares.

Des­de a tarde da véspera de Natal (24), a cidade está no Está­gio 3 de calor, em uma escala que vai até 5. No nív­el 3, há reg­istro de índices de calor alto (36°C a 40°C), com pre­visão de per­manên­cia ou aumen­to por, ao menos, três dias segui­dos.

» Blo­queio atmos­féri­co causa aler­ta de calor em oito esta­dos

De acor­do com o Aler­ta Rio, sis­tema de mete­o­rolo­gia da prefeitu­ra do Rio de Janeiro, a tem­per­atu­ra máx­i­ma na sex­ta-feira será de 40°C. Se con­fir­ma­da a pre­visão, será o ter­ceiro dia com tem­per­atu­ra de ao menos 40°C, em um inter­va­lo de qua­tro dias na cap­i­tal flu­mi­nense.

No âmbito estad­ual, o gov­er­no flu­mi­nense aler­tou todos os 92 municí­pios para os peri­gos do calor exces­si­vo.

De 20 a 25 de dezem­bro, as unidades de pron­to atendi­men­to (UPA) do esta­do aten­der­am 942 pes­soas com sin­tomas lig­a­dos ao calor.

A pre­visão é de mais dias quentes, poden­do chegar aos 41°C no domin­go. Ape­nas a par­tir de terça-feira pode haver chu­va fra­ca a mod­er­a­da iso­la­da.

Trabalho no calor

Ness­es dias de calor inten­so, uma das prin­ci­pais ori­en­tações das autori­dades à pop­u­lação é beber bas­tante água. Diante dessa neces­si­dade, tra­bal­hadores como José Otávio do Ama­r­al Fur­ta­do bus­cam o sus­ten­to com a ven­da e entre­ga de gar­rafin­has de água min­er­al e sacos de gelo para com­er­ciantes na região da Cen­tral do Brasil, uma das mais movi­men­tadas do Cen­tro do Rio de Janeiro.

“É muito cansati­vo tra­bal­har em um sol dess­es, de 40° Cel­sius ©, enfrentar o sol do dia todo”, disse à Agên­cia Brasil, nes­ta sex­ta-feira (26).

“Não dá, o Rio de Janeiro está um mas­sacre com esse calor”, com­ple­ta ele, ao lado do tri­ci­clo com os sacos de gelo der­re­tendo.

Sob um céu sem nuvens e nen­hu­ma chance de chu­va, a aposen­ta­da Luiza Hele­na da Cruz, de 69 anos, enfrenta a cam­in­ha­da com a som­brin­ha aber­ta, estraté­gia para se pro­te­ger dos raios solares.

 

Rio de Janeiro (RJ), 26/12/2025 – Pessoas cuidam da hidratação em dia de calor no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: Pes­soas cuidam da hidratação em dia de calor no Rio de Janeiro. Foto: Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

“Eu pas­so bas­tante pro­te­tor solar, tomo bas­tante líqui­do e evi­to andar muito no sol. Fico mais em casa, só saio para ir à igre­ja ou com­prar algu­ma coisa e volto logo para casa”, expli­ca ela sobre seus cuida­dos.

Em out­ra parte da cidade, na zona sul, famosas pelas pra­ias, o cenário da últi­ma sex­ta-feira do ano é de calçadão, areia e mar lota­dos. Dezenas de mil­hares de pes­soas aproveitam para se refres­car nesse perío­do espremi­do entre Natal e ano-novo.

 

Rio de Janeiro (RJ), 26/12/2025 – Cariocas e turistas vão à praia em dia de forte calor no Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: Car­i­o­cas e tur­is­tas vão à pra­ia em dia de forte calor no Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A movi­men­tação inten­sa é sinôn­i­mo de ren­da para a vende­do­ra Emi­ly Vieira Freire, que há qua­tro meses tra­bal­ha em uma bar­raquin­ha de açaí na orla da pra­ia do Arpoador.

“Vende bas­tante”, con­ta ela, que não esconde os lados neg­a­tivos do calor. “Dá mui­ta sede, o sol está demais, está muito calor”.

Recomendações

A prefeitu­ra do Rio lista uma série de recomen­dações para diminuir o risco de prob­le­mas de saúde em dias muito quentes:

  • Aumente a ingestão de água ou de sucos de fru­tas nat­u­rais, sem adição de açú­car, mes­mo sem ter sede
  • Con­suma ali­men­tos leves como fru­tas e sal­adas
  • Uti­lize roupas leves e fres­cas
  • Evite bebidas alcoóli­cas e com ele­va­do teor de açú­car
  • Evite a exposição dire­ta ao sol, em espe­cial, das 10h às 16h
  • Em caso de mal-estar, ton­tu­ra ou demais sin­tomas provo­ca­dos em decor­rên­cia do estresse tér­mi­co, pro­cure uma unidade de saúde

 

Rio de Janeiro (RJ), 26/12/2025 – Trabalhadores no centro da cidade em dia de calor no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: Tra­bal­hadores no cen­tro da cidade em dia de calor no Rio de Janeiro. Foto: Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil
LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d