...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Com calor, governo de São Paulo emite alerta para economia de água

Com calor, governo de São Paulo emite alerta para economia de água

Altas temperaturas causaram aumento de 60% no consumo

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 26/12/2025 — 17:16
São Paulo
São Paulo (SP), 18/02/2025 - Calor de 35ºC e chuva forte a tarde no centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

O gov­er­no do esta­do de São Paulo emi­tiu aler­ta para que a pop­u­lação econ­o­mize água. A medi­da foi toma­da porque as altas tem­per­at­uras dos últi­mos dias provo­cou o aumen­to de até 60% do con­sumo de água no esta­do, o que tem pres­sion­a­do o sis­tema de dis­tribuição, cau­san­do a inter­rupção do fornec­i­men­to em alguns bair­ros.

O pedi­do é de uso “con­sciente da água”, ban­hos mais rápi­dos e evi­tar des­perdí­cios e o uso para fins não essen­ci­ais, como encher pisci­nas ou lavar calçadas e car­ros. “O uso da água deve ser pri­or­iza­do para ali­men­tação e higiene pes­soal. A colab­o­ração da pop­u­lação é fun­da­men­tal para garan­tir a reg­u­lar­i­dade do abastec­i­men­to”, diz o aler­ta.

Nas redes soci­ais da Sabe­sp há diver­sas recla­mações sobre a escassez de água. O per­fil da Sabe­sp no X, por exem­p­lo, tem noti­fi­cações de usuários afir­man­do que não recebem água em suas residên­cias. Segun­do os relatos, há prob­le­mas em todas as zonas da cap­i­tal paulista e até em out­ras regiões do esta­do, como no Vale do Paraí­ba.

A Sabe­sp se man­i­festou através de nota. A empre­sa diz que vem reg­is­tran­do um expres­si­vo aumen­to no con­sumo de água em dias de tem­per­at­uras ele­vadas, “o que provo­ca oscilações pon­tu­ais no fornec­i­men­to e exige ajustes opera­cionais con­stantes na dis­tribuição para garan­tir o atendi­men­to à pop­u­lação”.

Segun­do a com­pan­hia, as áreas altas são as mais afe­tadas na região met­ro­pol­i­tana, já que a pressão da rede é menor. As regiões mais baixas, infor­ma a Sabe­sp, “seguem sendo abaste­ci­das nor­mal­mente”.

Num dia de tem­per­atu­ra con­sid­er­a­da “nor­mal”, como os da sem­ana pas­sa­da, a Sabe­sp pro­duz cer­ca de 66 mil litros de água por segun­do. Nestes últi­mos dias, diz a empre­sa, teve de pro­duzir cer­ca de 72 mil litros por segun­do.

Além do calor, o esta­do de São Paulo pas­sa tam­bém por uma crise hídri­ca em seus man­an­ciais cau­sa­da pela pou­ca chu­va dos últi­mos meses.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d