...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Comitês fazem moção de reconhecimento à EBC por cobertura no Rio

Comitês fazem moção de reconhecimento à EBC por cobertura no Rio

Comep e Cpadi elogiam “compromisso com jornalismo público”

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 30/10/2025 — 19:49
Brasília
Rio de Janeiro (RJ), 29/10/2025 - Dezenas de corpos são trazidos por moradores para a Praça São Lucas, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro. Operação Contenção. Foto: Tomaz Silva /Agência Brasil
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

O Comitê Edi­to­r­i­al e de Pro­gra­mação (Comep) e o Comitê de Par­tic­i­pação Social, Diver­si­dade e Inclusão (Cpa­di), instân­cias de par­tic­i­pação social da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), decidi­ram faz­er uma moção de recon­hec­i­men­to à cober­tu­ra dos veícu­los da empre­sa sobre a oper­ação poli­cial, que deixou pelo menos 121 mor­tos no Rio de Janeiro nes­ta sem­ana.

Com a moção, os comitês “vêm a públi­co expres­sar recon­hec­i­men­to e apreço ao tra­bal­ho jor­nalís­ti­co real­iza­do pelos veícu­los públi­cos da EBC na cober­tu­ra da oper­ação poli­cial”.

A man­i­fes­tação dos comitês afir­ma:

“As pro­duções demon­straram ele­va­do com­pro­mis­so com os princí­pios do jor­nal­is­mo públi­co e com os val­ores da comu­ni­cação volta­da ao inter­esse cidadão, adotan­do padrões de cober­tu­ra sen­sív­el, respeitosa e human­iza­da diante da dor de famílias per­iféri­c­as que tiver­am par­entes mor­tos nas incursões poli­ci­ais real­izadas nos com­plex­os da Maré e da Pen­ha, na cap­i­tal flu­mi­nense”.

Moção de reconhecimento

O Comitê Edi­to­r­i­al e de Pro­gra­mação (Comep) e o Comitê de Par­tic­i­pação Social, Diver­si­dade e Inclusão (Cpa­di), cole­gia­dos de par­tic­i­pação social da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), reunidos no dia 29 out­ubro de 2025, vêm a públi­co expres­sar recon­hec­i­men­to e apreço ao tra­bal­ho jor­nalís­ti­co real­iza­do pelos veícu­los públi­cos da EBC na cober­tu­ra da oper­ação poli­cial con­duzi­da no Rio de Janeiro em 28 de out­ubro de 2025, que resul­tou, até o momen­to, em cer­ca de 120 mortes — con­fig­u­ran­do-se como a ação poli­cial mais letal da história do esta­do.

Os comitês desta­cam, em espe­cial, a edição do Repórter Brasil Tarde, exibi­da em 29 de out­ubro pela TV Brasil, bem como as reporta­gens e reg­istros fotográ­fi­cos pro­duzi­dos pela Agên­cia Brasil e o tra­bal­ho das equipes de Radio­jor­nal­is­mo da EBC.

As pro­duções demon­straram ele­va­do com­pro­mis­so com os princí­pios do jor­nal­is­mo públi­co e com os val­ores da comu­ni­cação volta­da ao inter­esse cidadão, adotan­do padrões de cober­tu­ra sen­sív­el, respeitosa e human­iza­da diante da dor de famílias per­iféri­c­as que tiver­am par­entes mor­tos nas incursões poli­ci­ais real­izadas nos com­plex­os da Maré e da Pen­ha, na cap­i­tal flu­mi­nense.

Equilíbrio

Os cole­gia­dos ressaltam que a cober­tu­ra se pautou pela escu­ta plur­al e equi­li­bra­da de fontes, incluin­do moradores e lid­er­anças comu­nitárias das regiões afe­tadas e rep­re­sen­tantes de orga­ni­za­ções da sociedade civ­il, além de espe­cial­is­tas em segu­rança públi­ca e dire­itos humanos. Essa abor­dagem reafir­ma o papel essen­cial dos veícu­los públi­cos de comu­ni­cação na garan­tia do dire­ito à infor­mação qual­i­fi­ca­da, con­tex­tu­al­iza­da e com­pro­meti­da com os dire­itos humanos e a democ­ra­cia.

Dessa for­ma, o Comep e o Cpa­di reg­is­tram esta moção de recon­hec­i­men­to e con­grat­u­lação às equipes jor­nalís­ti­cas da TV Brasil, da Agên­cia Brasil, do Radio­jor­nal­is­mo e das Redes Soci­ais da EBC, pelo profis­sion­al­is­mo, respon­s­abil­i­dade e sen­si­bil­i­dade demon­stra­dos em uma cober­tu­ra de grande relevân­cia públi­ca e social.

Por fim, solici­tam que a direção da EBC garan­ta equipa­men­tos de pro­teção indi­vid­ual (EPIs) e condições ade­quadas de tra­bal­ho aos profis­sion­ais envolvi­dos, respei­tan­do pro­to­co­los de segu­rança jor­nalís­ti­ca em con­tex­tos de risco e de atu­ação em áreas con­flagradas.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d